Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Nas padarias de Toronto o pão é apenas um detalhe

Se você acha que padaria é coisa de português, está na hora de rever os seus conceitos. A diversidade cultural da maior metrópole do Canadá é refletida nas charmosas bakeries, onde muitas vezes o cliente pode encontrar em um só lugar o brasileiro brigadeiro, o italiano cannoli, o grego baklava e o chinês bolo lunar.

Aquele freguês que vai até a padaria para comprar apenas pão, frios e leite está com os dias contados. Nas padarias de Toronto, a conveniência virou a alma do negócio. Diversas delas oferecem um verdadeiro banquete repleto de guloseimas. É difícil resistir a grande variedade de doces, salgados, massas e carnes encontradas nesses estabelecimentos.

Muitas padarias da cidade servem café da manhã, almoço, jantar e lanche a qualquer hora do dia ou da noite. A Jack’s Bakery & Pastry, por exemplo, fica aberta durante 24 horas.“É o melhor lugar para experimentar a gastronomia internacional”, diz a esteticista grega Marilee Kellis, ao degustar um pastelzinho de Belém (tradicional doce português). “O preço também é muito bom. Gasto menos comendo em padaria do que em casa”.

A explosão imobiliária em Toronto nos últimos anos e o aumento do número de imigrantes foram alguns dos fatores que contribuíram para expansão da oferta de produtos nas padarias. Tem para todos os gostos, inclusive para quem é vegetariano ou vegano. A Tori’s Bake Shop, situada no The Beaches, é um dos lugares que oferecem um cardápio variado que muda semanalmente e traz itens preparados sem produtos de origem animal. Na lista de delícias encontradas no local estão croissants, biscoitos, muffins e sanduíches.

O OiCanadá visitou diversas padarias espalhadas pela cidade e traz uma lista das melhores delas.

  • Carousel Bakery (93 Front Street E)- Essa padaria, situada no St. Lawrence Market, oferece delícias como o butter tart (doce bastante popular no Canadá), excelentes bagels e o sanduíche vegetariano de focaccia com queijo provolone, abobrinha e pimentão. Mas é impossível deixar de destacar o sanduíche de peameal bacon (um tipo de bacon canadense) que deu fama a esse local.
  • Bread & Roses Bakery Cafe (2232 Bloor St W)- Quando a gente entra nessa loja, o cheiro nos chama a atenção. É um aroma doce, de coisa boa, gostosa. Experimentamos os biscoitos feitos de gengibre. Uma delícia! Mas eles também servem deliciosos pratos, sopas, sanduíches e outros quitutes deliciosos. Não é à toa que o lugar estava lotado, e segundo a atendente, a maioria eram clientes assíduos.
  • Nova Era Bakery (1172 Dundas St. W)- Difícil se deparar com um brasileiro que more em Toronto e não tenha pelo menos ouvido falar dessa confeitaria. Doces portugueses, como o famoso pastel de Belém, são os destaques. Boa parte dos funcionários são imigrantes portugueses, assim como os clientes. É perfeito para um lanche no final da tarde ou para comprar uma torta de aniversário de última hora (são boas e baratas).
  • Knead Bakery (283 Scarborough Rd)- Essa padaria tem um dos melhores croissants de chocolate que eu já comi na vida, com bastante recheio. Os pães também são deliciosos e preparados em uma cozinha aberta. Quando estivemos no local, havia uma grande fila, o que fez todo o sentido depois que experimentamos algumas das guloseimas encontradas aqui. Destaque também para os biscoitos.
  • Jack’s Bakery & Pastry (352 Oakwood Avenue)- Se a fome apertar de madrugada, uma boa sugestão é ir até essa padaria. O local é aberto 24 horas e oferece boa seleção de doces e salgados. As tortinhas merecem destaque, incluindo o pastelzinho de Belém.
  • Tori’s Bakeshop (2188 Queen Street East)- Difícil imaginar que tudo aqui é feito sem a presença de derivados de animais. Nada de ovos, leite e muito menos carne. Para minha surpresa, também não leva açúcar refinado. Depois que experimentei o pão de canela desse lugar, passei a acreditar em milagres.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo