Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Esportes no Canadá e os times de Toronto

Quando se fala em esportes no Canadá, logo o Hockey vem à cabeça. E não é a toa: os jogadores de hóquei mais conhecidos do mundo são canadenses e o Hockey é hoje o esporte que mais atrai os espectadores e um dos esportes de recreação mais praticados por aqui.

Os canadenses têm o esporte como uma atividade bastante presente em sua vida desde muito cedo, pois isso lhes confere saúde e uma integração social muito maior.

Mas não é só o Hockey que faz os canadenses vibrarem. Outros esportes, como basquete, futebol, futebol americano e baseball também constumam lotar estádios. Conheça os times de Toronto.

Hockey: uma paixão evidente

Ainda que você não seja canadense, ou não tenha noção alguma do que se trata o Hockey, é impossível não se apaixonar ou se deixar influenciar por este esporte em Toronto. Existem mais de 450.000 jovens inscritos em ligas oficiais de Hockey, isso sem contar com as ligas não oficiais, ou seja com o Hockey praticado nas ruas, em lagos e rinques de patinação. Muitos sonham em entrar para a Liga Nacional de Hóquei (LNH), uma liga profissional de 23 times norte-americanos, sendo oito canadenses, das cidades de Calgary, Edmonton, Montreal, Otawa, Quebec, Toronto, Vancouver e Winnipeg.

Apesar de mais da metade dos times serem americanos, a maioria dos jogadores são canadenses. A temporada de hóquei da LNH vai de outubro a junho e é concluída por uma partida decisiva entre os melhores pela Copa Stanley, um troféu que simboliza a supremacia do hóquei na América do Norte.

O time oficial de Toronto e também um dos times mais fortes da liga é o Toronto Maple Leafs.

 Toronto Maple Leafs

Apesar do Toronto Maple Leafs ser o maior time, Toronto ainda conta com o Toronto Marlies, que é o time oficial de uma outra liga bem inferior (praticamente uma segunda divisão do Hockey), a AHL (American Hockey League).

Soccer: ou futebol, para os íntimos

O futebol tem contado com um crescimento considerável de praticantes em Toronto. Tanto é que, hoje, Toronto conta com um time oficial na Major League Soccer (MLS), o Toronto FC. A temporada começa em março e termina em outubro.

Toronto FC

Baseball: chato para uns, pura adrenalina para outros

Tão popular quanto o Toronto Mapple Leafs, o Blue Jays representa a paixão de Toronto pelo baseball. Jogos importantes costumam parar a cidade e é normal ver mulheres e crianças vestidas com camisas do time perambulando pela cidade. Para alguns, como no meu caso, o baseball pode ser um pouco chatinho no começo. Por isso, a dica é se inteirar das regras do esporte antes de ir à algum jogo oficial. Procure assistir a jogos na televisão ou ainda pesquisar na internet. Assim, a compra do seu ingresso terá valido mais a pena.

Blue Jays

A temporada começa em março e termina em outubro, e a Major League Baseball (MLB) conta com times do Canadá e dos USA. Os jogos acontecem no Rogers Centre onde, em dias de sol e calor, o teto se abre. Além do jogo, você consegue ter uma bela vista da CN Tower.

Basketball: um espetáculo à parte

De longe o time canadense mais conhecido no mundo, o Toronto Raptors é o time oficial de basketball de Toronto.

Ainda que você não seja muito fã deste esporte, vale a pena dar uma conferida, pois a festa ao redor do estádio é um espetáculo. Cheeleaders e pessoas xingando o adversário, tudo como manda o figurino.

Os esportes no Canadá

A temporada de jogos da NBA começa em outubro/novembro e termina em abril, para então começarem os playoffs. A temporada conta com 82 jogos.

Football: o futebol americano

Toronto não poderia ficar de fora do esporte mais popular na América do Norte. Sendo assim, criou-se o Toronto Argonauts. Mas, como não há uma integração dos times americanos e canadenses, como acontece no Basketball e no Baseball, os jogos dos Argonauts pertencem à CFL (Canadian Football League).

Toronto Argonauts

A temporada começa em junho e vão até o final novembro. Vale ressaltar que, por ser um esporte com muitas regras, é importante dar uma olhada em alguns jogos na TV ou se informar sobre elas com algum amigo canadense. Uma partida pode ser bem chata para leigos no assunto.

Apresentados os times, basta comprar a camiseta e torcer para o seu time preferido!

Para entender mais sobre como é o jogo e conhecer algumas expressões em inglês, confira a aula de inglês de Leonardo Tenan, Uma paixão nacional. Para conhecer um pouco da história do hockey, leia o post de Julieta Jacob, Hóquei: paixão nacional.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Marcel tem 28 anos, é paulista nascido em São Bernardo do Campo, advogado, fundador do Diário de Intercâmbio - Trollando Toronto no Youtube e Facebook. Ele se considera uma pessoa "easy going", como dizem aqui no Canadá, curte viajar, fazer novas amizades e aproveitar a vida! It's always a good time!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo