Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Imigração anuncia mudança no visto de visitante temporário

Com o objetivo de facilitar a entrada de turistas, profissionais e estudantes que pretendem fazer um curso de idiomas de curta duração no Canadá, o Citizenship and Immigration Canada (CIC) anunciou, no último dia 3, mudanças no visto de visitante temporário.

A partir do dia 6 fevereiro de 2014, candidatos ao visto de residente temporário serão automaticamente considerados para receberem o visto de múltiplas entradas, o que lhes permitiria entrar e sair do Canadá por até 10 anos, com permanências de até 6 meses, sem precisar reaplicar para o visto a cada viagem.

Como o passaporte brasileiro possui validade de até 5 anos, o visto canadense de múltiplas entradas também deverá ter validade de até 5 anos.

A boa notícia ainda melhora. A taxa para pedido do visto de visitante temporário foi reduzida de CAD$150 para CAD$100, tanto para processamento do visto de entrada única quanto para o visto de múltiplas entradas.

Ao unificar o preço para os pedidos desses dois tipos de visto, o processo de solicitação vai se tornar mais simples para os candidatos e, ao mesmo tempo, promoverá negócios e turismo, aumentando o número de visitantes autorizados a fazerem várias visitas ao Canadá sem a necessidade de solicitar múltiplos vistos.

Em resumo, a partir do dia 6 de fevereiro, candidatos ao visto de residente temporário não precisam mais especificar se desejam receber o visto de entrada única ou o visto de múltiplas entradas, nem pagar mais por essa última opção. Todos os candidatos ao visto de visitante que qualificarem para o visto de múltiplas entradas o receberão automaticamente, e os que não qualificarem receberão o visto de turista de entrada única.

Mas, como nem tudo é perfeito, o CIC também anunciou aumento de outras taxas do programa de residente temporário. Essas mudanças pretendem evitar o aumento de impostos e refletir o real custo de processamento de solicitações de visto.

Os novos preços, que também estarão valendo a partir de 6 de fevereiro, são:

  • CAD$ 100 para residente temporário com entrada única ou múltiplas entradas;
  • CAD$ 150 para permissão de estudo e renovações;
  • CAD$ 155 para permissão de trabalho e renovações;
  • CAD$ 100 para extensões de permanência de visitantes temporários;
  • CAD$ 500 de taxa máxima para uma família solicitar vistos de residentes temporários; e
  • CAD$ 465 de taxa máxima para permissão de trabalho de grupos de artistas e suas equipes.

Leia também: Quanto se gasta para tirar o visto canadense no Brasil?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

29 Comentários

29 Comments

  1. Francisco de Assis Moraes da silva

    21/jan/2016 at 08:19

    Bom dia!! Gostari de saber caso eu vá pro Canadá como turista pra tentar arrumar trabalho até em um restaurante posso ficar trabalhando normalmente até quanto tempo?

  2. Marcelo

    30/jan/2015 at 03:19

    Olá! Isso não ocorre de fato. Solicitei um visto em Dez\2014 para participar de um treinamento de um mês em uma empresa em Toronto e me deram o visto business com 3 meses de validade! Como farei escala nos EUA, solicitei o visto business/tourism alegando que faria somente a tal escala e ficaria menos de um dia nos EUA e eles me deram 10 anos. Vai entender!

  3. Paula

    27/ago/2014 at 11:59

    Olá Fernanda,

    Estarei em Toronto no próximo mês, realizando um preparatório para o IELTS durante dois meses e pretendo ficar mais um mês a turismo. Meu visto é de multipla entrada, com validade até 2019, creio que na imigração receberei permissão para permanecer até seis meses no Canadá.
    Minha dúvida é a seguinte: durante esse tempo, pretendo visitar uma amiga em Dublin, aproveitando que a passagem com origem nas terras do norte é bem mais em conta. Haveria algum problema com a imigração, ao retornar, sendo o visto de multipla entrada?
    Como ocorre esse processo, a data em que devo sair do Canada permanece a mesma ou é alterada, uma vez que entrei e saí do país? Creio que permaneça a mesma e não me gere problemas, mas não custa consultar quem tem mais experiência.

    Obrigada!!

  4. Michele

    04/jun/2014 at 17:24

    Oi Fernanda,

    Estou aplicando meu visto online e me deparei com a seguinte mensagem:

    Designated Learning Institution

    A school in Canada that a student must be accepted at before they can qualify for a study permit (as of June 1, 2014).

    Gostaria de saber o que mudou e se está mais dificil conseguir o visto. Fiquei apreensiva com a mudança. Como vou ficar apenas um mês, anteriormente o visto necessário era de visitante e agira eles estão pedindo de estudante…..

  5. Thomaz

    28/mar/2014 at 10:12

    Vou para Toronto no meio do ano para fazer um intercâmbio de um mês.
    O visto canadense de residente temporário me permite visitar os EUA (que é bem pertinho de Toronto) e retornar? Ou eu tenho que tirar o visto americano para isso?

  6. [email protected]

    16/mar/2014 at 22:38

    Olá Boa noite
    Pretendo ir para Halifax em entre maio e Junho e estou sabendo destas mudanças e vou aplicar o visto em por até antes de 31 de Maio, porem tenho duas dúvidas, caso alguém saiba me responder :)
    1 – Aplicando o Visto de permissão de estudos + trabalho ate antes de 31 de Maio tenho que, necessariamente ingressar na escola até essa data ou posso aplicar ate 31 de Maio e iniciar na escola em junho,por exemplo?
    2- Posso renovar? Se sim, posso continuar trabalhando e estender por mais, por exemplo 4 meses se assim desejar ou devo mudar de categoria de visto, ou não é possível? Não tenho ainda certeza se vou ficar mais no país por mais de 6 meses,mas caso decida ficar por mais de 6 meses já é melhor fazer os exames no Brasil ou é fácil fazer no Canadá?a

    Muito obrigada!!!
    fernanda

  7. Tatiana Trrujillo

    15/mar/2014 at 17:49

    Olá. Vou estudar em Vancouver a partir de abril. Meu visto (uma entrada) foi concedido até julho de 2014.

    Com essa nova norma de múltiplas entradas, o meu visto também pode ser considerado de múltiplas, ou é somente para vistos concedidos a partir de fevereiro de 2014?

  8. Leonardo

    18/fev/2014 at 21:38

    Bom dia!
    Pretendo me mudar para ontario até o final do ano.
    Porém sei que seria praticamente impossivel conseguir uma residência temporaria sem nunca ter conhecido o pais nem estar cursando algo.
    Não encontrei alguem que pudesse me ajudar a saber qual a forma mais facil de conseguir me mudar.
    Eu estava pensando no visto de visitante, ainda mais agora que esta mais facil de conseguir o de ate 5 anos. Tenho amigos canadenses que fariam uma carta convite sem problema algum.
    Mas neste visto posso ficar apenas 6 meses no pais, posso por exemplo visitar o eua por uma semana e voltar ao canada entrando por mais 6 meses?
    Com este visto de visitante caso seja necessário nao é permitido trabalhar legalmente, é?
    E eu estando no canada posso pedir visto de residencia temporaria ou ate definitiva?
    Desculpem o tanto de perguntas…
    Obrigado

    • Ana

      07/mar/2014 at 23:11

      Leonardo, boa noite!
      Com esse visto você pode ficar somente 6 meses no Canadá podendo estudar durante esse período porém sem poder trabalhar. Visto de turista e residente temporário são a mesma coisa. Para mudar para o de residente permanente você teria que entrar no Processo Federal de imigração e ter, no mínimo, 1 ano de experiência de trabalho remunerado no país.

      Espero ter ajudado. =)

      • cadu

        26/nov/2014 at 23:50

        Oi Ana qdo vc diz que tem que ter 1 ano de experiência no país e o canada ou Brasil

  9. jonatas

    12/fev/2014 at 07:34

    Bom dia,

    Eu estou estudando em Toronto e meu visto é valido ate junho. Porem pretendo continuar estudando. Eu gostaria de saber se posso aplicar daqui para o visto de multiplas entradas com validade de 10 anos? E quanto tempo tenho que passar no Brasil pra poder retornar ao Canada?

  10. Marcia Zakaria

    09/fev/2014 at 19:06

    Gostaria de localizar no CIC a informação que voce passou, mas não consegui…. Adorei as mudanças!

  11. Maria rodrigues

    06/fev/2014 at 14:31

    Olá, tenho um filho que mora com a família em Quebec e já são residentes permanentes. Essa nova modalidade do visto, funciona para pais de filhos residentes permanentes no Canadá?

    • Fernanda Thiesen

      Fernanda Thiesen

      10/fev/2014 at 14:25

      Olá Maria. Essa modalidade funciona para quem quer ficar no Canadá por até 6 meses. Como mãe de um residente temporário, caso vc tenha interesse em passar mais tempo no país, poderá considerar o Super Visto de pais e avós, que te permitiria ficar até 24 meses no Canadá a cada entrada, com direito a múltiplas entradas por até 10 anos. http://oitoronto.com.br/?s=%22super+visa%22

  12. Kezia

    05/fev/2014 at 19:02

    Olá eu gostaria de saber se quem entra com o visto de visitante 3 anos entradas multiplas poderá passar para o visto de trabalho, ou se tem alguma outra forma para conseguir trabalhar (no meu caso sou psicologa recém formada) e residir lá legalmente. Obrigada!

  13. Jaqueline

    05/fev/2014 at 16:09

    Olá Fernanda! tudo bem?

    Estou com dúvida com relação ao meu visto.
    Me programo para ir a Toronto no final de Abril, estudar inglês,mas ficarei por 3 meses. Sendo assim, meu visto é de turista ou de estudante??? Preciso dessa permissão de estudos??

    Obrigada!!
    Jaqueline

    • UpVistos

      10/fev/2014 at 14:13

      OLÁ JAQUELINE, BOA TARDE! VOCÊ SE ENCAIXA NO VISTO DE RESIDENTE TEMPORÁRIO QUE É PARA TURISMO, NEGÓCIOS OU ESTUDOS ATÉ 06 MESES (DESDE QUE NÃO INCLUA TRABALHO).

      • Jaqueline

        11/fev/2014 at 08:14

        Muito obrigada!!

        • Jaqueline

          11/fev/2014 at 09:09

          Mesmo indo para estudar e tendo o visto de turismo (pois ficarei 12 semanas) preciso da carta da escola (estou aguardando)? ou já posso ir adiantando sem essa carta??
          Obrigada!!

  14. Grazielle

    05/fev/2014 at 15:27

    Oi Fernanda.. Adorei o post, que ótima notícia..
    Infelizmente, quando eu fui ao Canadá (2011) ainda vigorava o procedimento antigo, e meu visto só durou 6 meses.. Você saberia me informar se, em caso de renovação, será mais fácil emitir o visto? Terei que apresentar toda aquela documentação novamente?
    Obrigada.

    • UpVistos

      10/fev/2014 at 14:12

      SIM. NÃO EXISTE RENOVAÇÃO DE VISTO CANADENSE. DEVERÁ SER PROVIDENCIADA TODA DOCUMENTAÇÃO NOVAMENTE, MAS O FATO DE VOCÊ JÁ TER TIDO UM VISTO É UM PONTO POSITIVO PARA CONSEGUIR OUTRO. A VALIDADE DO VISTO FICA A CRITÉRIO DO OFICIAL CONSULAR, ELE PODE DAR 06 MESES, 01 ANO OU ATÉ A VALIDADE DO PASSAPORTE.

  15. Mariana

    05/fev/2014 at 12:54

    Olá Fernanda, tudo bem?

    Muito interessante esse seu post, é bom saber que o CIC está adaptando a entrada ao país de forma mais flexível, porem estou com algumas dúvidas.

    Esse visto de 10 anos, ou no caso 5 devido o passaporte brasileiro ter essa validade, esse visto vale para estudantes de SW-1?

    Quais tipos de vistos que esta liberação vai aderir?
    Se eu estiver em Toronto e for prorrogar meu visto depois de 06/02 essa regra já esta valendo? Caso aprovado terei permissão de entrar em sair por 5 anos?

    Muito Obrigada pela ajuda!!

    Mariana

    • Fernanda Thiesen

      Fernanda Thiesen

      05/fev/2014 at 13:32

      Oi Mariana. Bem, que eu tenha entendido, essa mudança é somente para o visto de turista, pois antes mesmo dessa mudança, a permissao de estudo já incluia múltiplas entradas. Abs. Fernanda.

      • Mariana

        06/fev/2014 at 10:40

        Fernanda,

        Então o que realmente mudou foi a permissao de multiplas entradas? O visto permanece com duração de 6 meses?

        Acho que esta um pouco confuso ainda a informação. =/

        Abs!!

        • Fernanda Thiesen

          Fernanda Thiesen

          10/fev/2014 at 14:04

          Oi Mariana. Sim, o que mudou é que agora todos os candidatos a visto de turista serão avaliados automaticamente para receberem o visto com direito a múltiplas entradas. Esse visto pode ter validade de 6 meses, 1 ano ou até 5 anos. A decisão é do oficial consular. Quando vc entrar no país, receberá um carimbo no passaporte informando quanto tempo vc pode permanecer no país. A permanencia máxima a cada entrada no país é de 6 meses. Mas isso é para o visto de turista. A permanencia de que entra com permissao de estudos é baseada no tempo de duracao do curso em que o candidato se matriculou. Abs.

    • UpVistos

      10/fev/2014 at 14:14

      Olá Mariana, Boa tarde!! Essa validade não se aplica ao visto SW-1. Somente os vistos de residentes temporários. A validade do visto SW-1 normalmente é conforme o seu programa.

      A mudança para vistos de residentes temporários refere-se aos vistos de TURISMO, NEGÓCIOS E ESTUDOS INFERIOR A 6 MESES.

      A mudança é apenas para residente temporário (TURISMO, NEGÓCIOS E ESTUDOS INFERIOR A 6 MESES). Permissão de estudos e trabalho tem uma validade menor sendo um visto de múltiplas entradas, mas com permanencia acima de 6 meses. Ressaltamos que você poderá permanecer no país de acordo com o período autorizado pela imigração. Você poderá entrar e sair do Canadá durante a validade do seu visto.

  16. maria c tabosa

    05/fev/2014 at 10:02

    Oi Toronto é leitura interessante. O site está com excelente formatação. Diariamente, vejo as informações mais relevantes. Minha filha mora em Toronto, estive aí durante um mês, ano passado e os comentários do blog têm sido de grande utilidade. Parabéns para Fernanda Thiesen e demais componentes da equipe. Abraço afetuoso. Maria Peixoto Tabosa. PS: que tal mais anúncios de trabalho, tipo cafeterias, livrarias, centros culturais, ensino de inglês para imigrantes usw? (para o pessoal de Humanas).

    • Fernanda Thiesen

      Fernanda Thiesen

      10/fev/2014 at 14:20

      Obrigada pelo elogio e sugestoes! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Papelada

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo