Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Como solicitar o SIN Card no Canadá

A permissão de trabalho emitida pela embaixada canadense no Brasil é um documento fundamental que você deve ter para trabalhar legalmente no país, mas ele não é o único. Uma das primeiras providências que você deve tomar ao chegar no Canadá é solicitar o seu SIN Card (Número de Seguro Social), documento essencial para quem pretende trabalhar aqui. Confira abaixo os passos que você deve seguir para retirar esse documento.

A aplicação para o SIN Card é relativamente fácil. Você só precisa ir ao Service Canada Office (escritório de serviço canadense) mais próximo com seu passaporte e permissão de trabalho em mãos. Lá, você só precisará preencher um formulário com alguns dados pessoais básicos, como nome completo, data de nascimento e endereço, e passar por uma rápida entrevista com um dos analistas, que irá questionar o seu tempo de estadia no Canadá e os motivos que o levaram ao país.

Após passar pela entrevista, se tudo estiver correto, você receberá das mãos da mesma pessoa que o entrevistou uma folha com o seu número de seguro social e a confirmação de que o cartão físico será enviado pelo correio em até dez dias úteis. Com esse número em mãos, você já poderá ser contratado por uma empresa canadense e começar a trabalhar legalmente no país.

O SIN é um documento importantíssimo, por isso cuide bem dele. Não ande com o cartão na carteira nem passe o número para qualquer pessoa. Assim como o CPF no Brasil, o SIN pode ser usado para abrir contas em bancos e solicitar cartões de crédito no Canadá, dentre outros esquemas que podem lhe gerar uma grande dor de cabeça no futuro. Também tenha muito cuidado durante entrevistas de emprego. Nunca coloque essa informação no seu currículo e só informe o número do seguro após todo o processo de contratação ter sido concluído.

Se você perdeu ou teve seu SIN Card roubado, informe à polícia imediatamente e revise minuciosamente suas contas bancárias, de cartões de crédito e demais transações financeiras. Caso você suspeite que seu SIN Card esteja sendo utilizado indevidamente, acesse a sessão de fraude de SIN Card no site do Service Canada ou ligue grátis para o número 1-800-465-7166.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Gaúcho, nascido na cidade de Triunfo, Felipe é estudante de jornalismo da Unisinos e veio a Toronto em busca de novos desafios. Com experiência em mídia impressa e online, ele tem um estilo descontraído de escrever e levar a vida.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Papelada

    Topo