Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Como alugar uma casa ou quarto em Toronto estando no Brasil

Quando minha esposa e eu decidimos nos mudar para o Canadá, uma das difíceis escolhas que tivemos que fazer foi sobre a estadia. Onde se mora faz toda a diferença para quem vive em uma grande cidade como Toronto. Portanto, encontrar uma residência bem localizada seria um ponto chave para nossa mudança; mas, a dica é válida para quem está viajando a turismo ou a trabalho.

Na ocasião, nossas opções não eram satisfatórias. Primeiramente, ficar em hotel estava completamente fora de cogitação. Como para todo estudante internacional, nossa verba estava apertada e a ideia de pagar CAD$100 por diária era simplesmente absurda.

A segunda opção, normalmente a preferida pelos estudantes, a homestay  (onde você fica hospedado em casa de família), em nosso caso não era tão ideal assim, pois temos um gatinho de estimação e a grande maioria delas não é pet-friendly. Outro detalhe que também dificultou bastante foi o fato de sermos casados e não queríamos nos separar. Achar, portanto, uma homestay que aceitasse casais e fosse pet-friendly seria uma tarefa praticamente impossível.

Alugar uma casa estando no Brasil é algo que foi desencorajado por todos com quem falamos e sinceramente também não aconselho. Se estando no país e visitando o imóvel já é uma aposta, imagine de longe, sem ver o que se está alugando e principalmente sem falar com os proprietários. Existem vários riscos em se fazer isso que, por si próprios, dariam um outro texto. Não recomendo!

Após muita pesquisa, encontramos um site chamado Roomorama, um site no estilo do Mercadolivre ou do E-bay, que é inteiramente dedicado a aluguéis de curta e média temporadas.

Veja sites similares ao Roomorama no final desse post.

Ao acessar o site você indica qual o destino, quando chega, quando vai embora e quantos hóspedes. A partir daí o site te direciona para os anúncios, ou seja, as propriedades que estão disponíveis para alugar de acordo com as suas especificações. Você também pode adicionar outros filtros como Pets Allowed (permitido animais de estimação), possuir amenidades essenciais como: Internet, TV, Estacionamento, etc.

Uma vez escolhido o lugar, você deve verificar os detalhes do anúncio. Normalmente envolvem fotos do imóvel, um mapa com a localização aproximada e o detalhamento de tudo que é oferecido. Muitas propriedades são completas, com utensílios de cozinha, lavanderia, roupa de cama e de banho. Também é preciso verificar se fica próxima de supermercados, farmácias, lojas de conveniência e do transporte público.

Não se esqueça de ler os comentários e avaliações de pessoas que já se hospedaram por lá. Veja se dizem que as fotos correspondem à realidade, se o proprietário ou zelador é correto e prestativo, se o que está sendo anunciado realmente é cumprido. Esses detalhes são a confirmação de você que está fazendo uma boa escolha.

Finalmente, tire suas dúvidas diretamente com o proprietário, na seção Contact Host. Esta é uma boa oportunidade para ver se a pessoa é atenciosa (no meu caso foi quando decidi qual casa alugaria, pois a proprietária respondia nossas perguntas em questão de minutos).

O mais interessante do site é que ele oferece garantias. Uma vez que você faz a reserva e o pagamento (com cartão de crédito ou via PayPal), você recebe um e-mail com a confirmação e um código numérico. Este código você deve passar para o proprietário apenas após fazer o check-in e verificar se tudo corresponde. Sem este código ele não consegue receber o dinheiro.

Se, por acaso, você não estiver satisfeito com o lugar, basta recusar o check-in e reclamar no site, que todo seu dinheiro será devolvido.

Ao final da sua estadia, não deixe de avaliar o anúncio e ajudar a comunidade a identificar os bons anfitriões (hosts).

E não se esqueça de aproveitar a viagem. Você pode ter economizado uns bons dólares aqui e vai poder gastá-los no outlet mais tarde!

Vale prestar atenção!

  • Alguns locais possuem um mínimo de dias para você se hospedar. No geral, se você vai ficar até uns 5 dias, vale mais a pena ficar em um hotel.
  • O site cobra uma taxa sobre o serviço, que varia de acordo com o valor total da sua estadia. Eu aluguei uma casa por um mês e paguei cerca de CAD$200 de taxa.
  • A maioria dos locais exige um depósito de segurança no ato da entrada, que será devolvido para você no dia da saída. Este depósito normalmente é uma garantia contra possíveis danos causados pelo hóspede (como quebrar um abajur), e deve ser pago em dinheiro.
  • O anfitrião é a pessoa mais importante durante sua estadia. Ele, ou ela, é responsável por te ajudar caso algo aconteça na casa. No meu caso, o aquecedor quebrou durante o inverno, fazendo -40ºC lá fora. Se a minha host não tivesse dado um jeito de consertar no dia seguinte, não teríamos sobrevivido (risos). Invista um tempo e faça muitas perguntas para garantir que, se houver necessidade, ele(a) estará pronto para te ajudar.

Alternativas ao Roomorama

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

9 Comentários

9 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo