Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Província da Nova Scotia facilita imigração para profissionais de áreas em demanda

Localizada no leste do Canadá, a província da Nova Scotia é constituída por uma península, pela ilha de Cape Breton e mais 3.000 ilhas menores. O município regional de Halifax, capital da província, é conhecido como um polo da cultura e das artes, e também por oferecer um alto padrão de vida a seus residentes. A província, toda banhada pelo Oceano Atlântico, é famosa pela beleza do seu litoral e também por sua gastronomia à base de frutos do mar. Quem não gostaria de morar lá?

No dia 20 de fevereiro de 2014, a Ministra da Imigração da Nova Scotia, Lena Diab, anunciou que um novo programa de imigração chamado Regional Labour Market Program entraria em vigor no dia 6 de março desse mesmo ano, como parte do programa Nova Scotia Nominee Program (NSNP), que possibilita à Nova Scotia recrutar e selecionar imigrantes que pretendem se estabelecer na província. Esses candidatos devem possuir a educação, habilidade e experiência necessárias para contribuir imediatamente com a economia e o mercado de trabalho locais.

Município Regional de Halifax

Município Regional de Halifax

A grande vantagem do Regional Labour Market Program, já em vigor, é permitir que o candidato se torne um residente permanente no Canadá mesmo sem ter recebido uma oferta de emprego. Parece que essa é oportunidade que muitos estavam esperando! Mas, para quem é esse programa?

Requisitos

O principal requisito do programa é que o candidato possua experiência profissional de pelo menos 2 anos em período integral, nos últimos 5 anos, em uma das áreas em demanda na Nova Scotia, tais como, mas não limitado a, Saúde, Tecnologia e as de Trabalhadores Técnicos. Para saber se a sua ocupação faz parte da lista, clique em In Demand List of Occupations.

O candidato também deverá comprovar que possui grau de escolaridade Superior Completo — tendo feito um curso com duração mínima de um ano–, e demonstrar que possui intenções de se estabelecer econômica e permanentemente na Nova Scotia. Será preciso preencher um formulário chamado Employment and Settlement Plan –que pode ser encontrado no Appendix 3 do arquivo NSNP Regional Labour Market Demand Stream Application–, com informações sobre as contribuições econômicas, profissionais e sociais que você pretende fazer para a comunidade.

Além disso, para se qualificar para o programa, é preciso ter idade entre 21 e 55 anos, e comprovar um nível mínimo (CLB 5) de proficiência em inglês (ou francês). Essa comprovação pode ser feita através de:

  • Exames de proficiência como IELTS, CELPIP e TEF (francês). Para saber que notas você precisaria tirar, visite a página Language Testing.
  • Diplomas de cursos cujo ensino tenha sido feito em inglês (ou francês). Ex: Se você cursou uma faculdade em um desses dois idiomas, o diploma da faculdade serviria como comprovante de proficiência.
  • Empregos e referências que indiquem o inglês (ou francês) como principal idioma de comunicação. Ex: Se você trabalhou para uma multinacional que exigia comunicação diária em um desses dois idiomas, poderá enviar uma carta da empresa e contatos de referências que comprovem sua experiência.

A Imigração também vai querer saber se você possui dinheiro suficiente para se manter no Canadá pelos primeiros meses, enquanto procura um emprego. O valor mínimo que o candidato deve possuir em conta é CAD$11,115 para uma pessoa, ou CAD$13,837 para duas. Quem possui dependentes vai precisar comprovar dinheiro suficiente para mantê-los também, mesmo que eles não venham para o Canadá. A renda exigida pelo governo não pode ser emprestada de parente ou amigo e precisa estar disponível para uso. Clique para ver a lista de renda a ser comprovada por pessoa.

Além das exigências já citadas, o candidato também precisa ter disponibilidade para viajar à Nova Scotia caso uma entrevista seja solicitada.

Os formulários de inscrição para o Regional Labour Market Program estão no site Nova Scotia Immigration. Mas lembre-se: esse programa de imigração é apenas a primeira parte do processo. Após ser aprovado pela província de Nova Scotia e receber um Provincial Nomination Certificate, o candidato ainda precisará ser aprovado pelo governo federal, que vai verificar seus antecedentes criminais e histórico médico. Mesmo com a aprovação da província em mãos, somente o Citizenship and Immigration Canada poderá tomar a decisão final e aprovar o seu visto de residente permanente.

Boa sorte!

ATUALIZAÇÃO (01/04/2014) O escritório de Imigração da Nova Scotia já recebeu um número bem alto de pedidos de imigração pelo programa Regional Labour Market Demand. Somente 150 requerentes serão escolhidos ainda em 2014.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Papelada

    Topo