Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Faça delícias e gaste pouco

Nada melhor do que receber amigos em casa, não é mesmo? Por isso, com ou sem crise, prometo uma festa com muitas comidinhas, do começo ao fim, por menos de C$20.

Faça deliciosas bruschettas - http://www.flickr.com/photos/osakajon/

Faça deliciosas bruschettas - http://www.flickr.com/photos/osakajon/

Para receber os amigos em casa e gastar pouco, basta ficar atento às promoções dos supermercados e aos produtos da estação, e ter muita criatividade. Veja algumas dicas.

Entradinhas em geral

Vou dividir esse tópico em várias partes, começando com os tira-gostos, que todo mundo adora, né? Dependendo da ocasião não precisa nem fazer comida, basta ficar mesmo nas entradinhas.

Pegue C$20, corra até o supermecado e chame os amigos!

Compre uma ou duas latas de grão-de-bico (chickpeas), que aqui perto de casa estava por C$0.67 (não é uma maravilha?). Abra a(s) lata(s), escorra os grãos e dê uma lavada para tirar um pouco da viscosidade. Em seguida, coloque no liquidificador acrescentando alho a gosto, um pouquinho de cebola, um fio de azeite e ainda umas gotinhas de limão, sal e pronto!

Ponha em sua melhor tigela, regando com mais azeite e limão, e ainda colocando uns ramos de salsinha (parsley). Sirva com pão árabe (pitta). Não custou nem C$3. Essa receita tambem funciona com uma latinha de feijão branco.

Agora, com o troco, compre uns tomates e um raminho de manjericão (basil). Pique os tomates e coloque azeite, alho picadinho, um pouquinho de sal, manjericão picado e umas gotinhas de limão. Misture bem e sirva com uma baguete ou pão francês, que você cortou em formato de torradinhas. Você terá a melhor bruschetta que você já comeu.

Está afim de fazer uma festa mexicana? Simples! Pegue a mesma receita acima e inclua um pimentão verde picadinho, um pimentão vermelho, uma cebola, uma latinha de milho verde e bastante salsa ou coentro (cilantro). Sirva com batatas-fritas compradas prontas ou mesmo Doritos. Se a grana acabou, sirva com as torradinhas da receita acima. O povo vai adorar!

Molhos

Ainda têm as famosas pastinhas que eu adoro, mas nada da tradicional sopa de cebola com creme de leite, que ninguém aguenta, não é? Compre uma latinha de atum, que vi por C$0.99 na semana passada. Misture sour cream (creme de leite azedo) com um pouco de maionese, cebolinha verde picada, salsinha, sal e pimenta-do-reino. O mesmo serve para o salaminho que você comprou. Compre bem pouco e bata tudo no liquidificador. Rende que é uma beleza! Sirva com o que tiver em promoção, como torradinhas, pão árabe, biscoitinhos, ou crackers. O povo vai amar.

Se sobrar uma graninha, compre um vidro de azeitonas, pickles, cebolinhas em conserva, e distribua à mesa. O ideal é nunca deixar faltar pão, porque deixa todo mundo feliz. Compre ainda umas batatinhas daquelas bem pequenas e cozinhe com casca e tudo. Quando estiverem prontas, sirva com azeite, limão, pimenta calabresa e bastante salsinha. Pronto! Todos vão se deliciar.

Se estiver com vontade de enfrentar o fogão, faça uns bolinhos de arroz com as sobras de ontem, usando um ovo para dar liga, salsinha e cebola picadas (esta última bem pequeninho), sal e pimenta-do-reino a gosto. Faça as bolinhas e frite-as em óleo quente. Te garanto que todos vão gostar de comer com uma cervejinha.

O mesmo conceito pode ser aplicado ao bacalhau, que por íncrivel que pareça não é tão caro aqui no Canadá. Compre um pedaço pequeno, cozinhe e desfie junte a batatas cozidas, salsinha e cebola picadas, sal e pimenta a gosto. Faça os bolinhos e frite no óleo quente. Já me deu saudade! Coma bem quente com um pouquinho de azeite.

Na minha próxima coluna, vou falar sobre pratos principais, também gastando pouco dinheiro. Vocês não me amam?

Até lá!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

7 Comentários

7 Comments

  1. WALDETH PESENTE FARDIN

    15/set/2009 at 23:59

    DESCULPE ESQUECI DE DAR OS PARABENS PELAS DICAS…FIQUEI EMPOLGADA RSRSRS..
    BJS
    WAL

  2. WALDETH PESENTE FARDIN

    15/set/2009 at 23:57

    SO UMA DICA:
    PRA TIRAR O ARDUME DO ALHO E SO TIRAR O MIOLHINHO DELE QUE FICA UM SABOR MTO MELHOR.
    PRA TIRAR O SAL DO BACALHAU COLOQUE AGUA E PAO DE SAL DORMIDO(VELHO).

    NAO SEI SE AI TEM BERINGELA…TBEM E UM BILISQUETE BOM. CORTA ELA EM TIRINHAS OU PEDACINHOS COLANDO NO VINAGRE COM AGUA PRA NAO ESCURECER.
    CORTAR TODAS AS CORES DE PIMENTAO EM TIRINHAS, BASTANTE CEBOLA BRANCA(CORTA NO MEIO) E DEPOIS EM TIRINHAS.AZEITONAS TBEM COTADAS.
    EXCORRA A BERINGELA, COLOQUE NUM PIREX, MISTURANDO OS PIMENTOES, A CEBOLA, AZEITONAS, PASSAS SEM CAROCO PRETA E BRANCA SE TIVER. SAL E TEMPEROS(ALECRIM,CALDO DE FRANGO EM PO OU QUALQUER OUTRO TEMPERO A GOSTO) E BASTANTE AZEITE. CUBRA COM PAPEL ALUMINIO E LEVE AO FORNO POR 20 MINUTOS. DEPOIS TIRE E MEXA E PROVE O SAL. RETORNE AO FORNO E DEIXE MAIS 20 MINUTOS.
    SIRVA COM PAO ARABE, TORRADA, BISCOITO ETC.
    ESPERO QUE GOSTEM.
    DEPOIS MANDO PRA VCS UM ARROZ(CRU) FEITO NO FORNO E OUTRAS.
    BJS
    WAL

  3. Gustavo

    25/ago/2009 at 13:35

    Rafa, adorei a receita de bruschetta e ja anotei! Sua receita de pasta de grao de bico e otima e, a unica diferenca da minha, e que eu acrescento tahine. Afinal, num pais sem nenhuma tradicao culinaria, e preciso recorrer aqueles que as possuem para saborear uma boa comida.

    Abracos

  4. martha

    21/ago/2009 at 00:08

    no “Perolas” no Kensington Market (Rua Augusta lado east)

  5. alessandro

    20/ago/2009 at 21:59

    irei fazer essas receitas, além de serem de baixo preço, devem ser uma delicia !!!!!!

  6. Erica Caruso

    20/ago/2009 at 01:03

    Na Dundas & Dufferin tem um lugar que chama Brazil Direct. Eles importam vários produtos brasileiros e “de vez em nunca” rola creme de leite.

  7. Fernando

    19/ago/2009 at 03:03

    Nao me canso de ler esta coluna! Parabens ao Rafael Alcantara e ao site por ter tantas materias de qualidade como essa.
    Onde consigo encontrar creme de leite brasileiro em Toronto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo