Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Radiação de Fukushima é detectada na costa oeste do Canadá

[NaturalNews] Cientistas, autoridades canadenses e moradores locais estão alarmados com a descoberta de metais radioativos no Vale Fraser, situado na Colúmbia Britânica. A radiação provém do Japão, da usina nuclear de Fukushima, e há preocupação em relação ao impacto de longo prazo dessa radiação ao longo da costa oeste da província.

Segundo o jornal The Vancouver Sun, “uma amostra do solo retirado de Kilby Provincial Park, perto de Agassiz, detectou, pela primeira vez, Césio-134, o que é mais uma evidência de que a radioatividade da usina de Fukushima está atingindo a costa oeste norte-americana, tanto por ar como por mar, disseram especialistas locais”.

“Isso foi uma surpresa”, Juan Jose Alava, professor adjunto na escola de gestão ambiental e de recursos na Universidade de Simon Fraser (SFU), disse ao jornal. “Isso significa que ainda há emissões… e poluição do ar transpacífica. É uma preocupação para todos nós. Esta é uma questão internacional.”

Reatores da usina de Fukushima foram seriamente danificados por um grande tsunami em 11 de março de 2011. O tsunami foi causado por um terremoto de magnitude 9,0. Relatórios apontaram que entre 16.000 e 19.000 pessoas foram mortas.

A contaminação está baixa – por enquanto

O Césio-134 tem uma meia-vida de cerca de dois anos. Isso significa que o nível de radioatividade é reduzido pela metade durante esse período de tempo. Mas, ainda assim, a sua presença na costa oeste do Canadá é preocupante.

Saiba mais (em inglês).

foto: HuffPost

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo