Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Tapioca chega às feirinhas de Toronto

Os fãs da tapioca –famosa iguaria tipicamente brasileira de origem indígena– já podem provar sua mais nova versão canadense. Adaptada ao paladar gringo e utilizando ingredientes produzidos por fazendeiros locais, a novidade tem atraído tanto brasileiros quanto curiosos de toda parte do mundo.

Apesar da tapioca ser muito famosa no nordeste brasileiro, tem muita gente de outras regiões que nunca experimentou. A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca –também conhecida como polvilho, aquele utilizado para preparar massa de pão de queijo– e, ao ser colocada na frigideira quente, coagula, formando um tipo de panqueca. Daí, é só caprichar no recheio. O mais tradicional é o de coco com queijo coalho.

Rosa Shoel e Rafael Mendes, criadores do Tapioca Gourmet, apostam na criatividade e montam menus que variam conforme os ingredientes disponíveis no Canadá em cada época do ano. Tem a versão alemã, com linguiça, queijo e chucrute, a de cogumelos com saladinha verde e molho de mostarda, a de tomate seco com caviar vegano, e ainda a tapioca de sobremesa, feita com café e recheio de doce de leite com chocolate, amêndoas e coco.

Tapioca Vegetariana

Tapioca Vegetariana

Melhorando ainda mais a novidade, a tapioca não contém glúten e não precisa de óleo para preparar. Quem quiser evitar laticínios e ovos basta ficar ligado nas opções de recheio, pois a massa da tapioca em si não leva esses ingredientes. Ela é realmente feita somente de um único ingrediente: a farinha de mandioca.

Tapioca Gourmet

Para provar a “tapioca canadense” do Tapioca Gourmet basta ir a uma das feirinhas listadas abaixo:

  • Davisville Farmers Market (Davisville e Mount Pleasant), às terças-feiras, das 3pm às 7pm
  • Dufferin Grove Farmer’s Market (875 Dufferin St), às quintas-feiras, das 3pm às 7pm

Quem quiser acompanhar as novidades pode curtir a página de Facebook do Tapioca Gourmet.

As feirinhas acontecem faça sol ou chuva. Leve seus amigos para passear e apresente a eles essa deliciosa iguaria do seu país.

Bom apetite!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

3 Comentários

3 Comments

  1. Chataryne Valoise

    08/jun/2014 at 01:48

    Nao conheco este lugar onde estao as feiras pra poder vender Tapiocas e outros produtos que sei fazer do Nordeste onde moro.
    como posso fazer parte dessa feira?
    Grata pela atencao.

  2. Meirynha Marques

    19/maio/2014 at 14:10

    Gostei muito de saber que já tem tapioca ai pelo canada, porém ela é mais conhecida no norte do Brasil, e comida tradicional dos índios da Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo