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Ceasar: Um autêntico canadense

Ao entrar num bar ou restaurante e ser apresentado com a carta de drinks, você com certeza vai encontrar um tal de Ceasar por ali. Até pouco tempo atrás eu não havia prestado muita atenção ao fato, mas desde que vi não pude sossegar até colocar um fim a minha dúvida. Quem é esse tal de Ceasar? Será que é o mesmo cara da salada? E porque será que ele lembra tanto a Mary (Bloody Mary)?

Após pesquisar um pouco e conversar com alguns colegas bartenders, entendi que o Ceasar não é apenas um novo nome para o clássico drink Bloody Mary, como seria natural pensar, mas na verdade uma autêntica criação canadense.

Diz a história que, em 1969, um dono de restaurante da cidade de Calgary, província de Aberta, inventou esse drink com a intenção de atrair uma nova clientela. A receita, que usa Vodka, molho Worcestershire, pimenta Tabasco e limão (podendo conter outros vários ingredientes dependendo do bartender) tem como ingrediente principal o Clamato, um suco de tomate com temperos e caldo de moluscos (como Vôngole ou Amêijoas).

Se este honorável senhor tinha em mente o drink Bloody Mary quando criou o Ceasar eu não sei, mas que eles são parecidos eles são. Meus colegas mais especialistas que me perdoem simplificar assim, mas a diferença básica está no uso do suco de tomate (na Mary) e o uso de Clamato (no Ceasar). Uma mudança aparentemente pequena, com grande impacto no sabor.

Independentemente dessa discussão, a verdade é que ambos são deliciosos. Perfeito para abrir o apetite ou preparar o estomago antes de uma grande refeição. Diz também a lenda que são uma incrível cura para ressaca, porém ainda não tive uma chance de colocar esta afirmação à prova. Quem sabe um de nossos amigos leitores pode fazer o teste e contar a experiência nos comentários abaixo?

Se este autêntico canadense te interessou, sugiro dar uma passadinha no bar/pub/restaurante mais próximo da sua localização atual e “tirar a prova”. Mas vou entender se você não for muito com a cara dele, pois apesar de ser um crowd pleaser (agradar a multidões), o suco de tomate não é algo que apetece a muitos brasileiros. Eu mesmo demorei até mudar de opinião (digo que vale a pena!).

Um grande abraço e até a próxima!

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Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

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