Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Guia de primeiros passos pra quem acaba de chegar em Toronto

Você chega no aeroporto, dá uma respirada e pronto: Toronto, aí vou eu. No seu primeiro dia tudo é lindo e novo, se tem neve ainda você fica até meio abobado. Mas, chega aquele momento em que você está sozinho, mochilinha nas costas, inglês bombando e pensa “pra que lado eu vou?”. Então, pra que você não se sinta uma azeitona na boca do banguelo em seus primeiros dias aqui, trouxemos um guia com 21 dicas úteis para sua estreia em Toronto.

1 – Pronunciar Toronto como se você vivesse há séculos aqui. Diga “Tronno” (tur-on-oh), meio rápido, com a maior naturalidade possível, como se tudo fosse uma sílaba só e pronto.

2 – Vai andar de transporte público? Baixe imediatamente o aplicativo RocketMan Transit App. Ele vai te dar todos os horários (quase) britânicos dos ônibus dos arredores e mapas e te economizar um bom tempo.

3 – Faça sua carteirinha do Toronto Public Library, pois além de pegar alguns livros pra treinar seu inglês, você também pode baixar e-books, álbuns digitais, filmes e ainda pode concorrer a ingressos de boas atrações da cidade.

4 – No dia do seu aniversário por aqui você tem muita coisa de graça garantida – confira nossa lista de presentes pra você.

5 – Você chegou, trouxe as malas mas não trouxe as cuias. Então, para comprar aquela tranqueira mais inimaginável que só você precisa, passe no Tap Phong ou mesmo num Dollarama (ou Dolar Store, como alguns dizem por aqui).

6 – Aqui todos sabem onde fica o norte, o sul, o leste e o oeste como se fosse a coisa mais normal da face da terra, onde quer que você esteja. Então, saiba que à esquerda da CN Tower fica o leste, à direita o oeste; olhando pro mapa do TTC, pra cima é o norte e pra baixo é o sul. Fácil, né? Não.

7 – Caso você esteja num streetcar e o assento vermelho estiver com as suas bordas meio escuras, cuidado! Perigo! Danger! Ele pode estar molhado, ou pior: mijado.

8 – Quer um(a) guia turístico tipo um gênio da lâmpada só pra você? Caso queira saber mais da cidade ou mesmo do seu bairro, agende um Toronto Greeter para saciar suas curiosidades geográficas. São pessoas que amam a cidade e terão o prazer em compartilhar tudo o que sabem com você.

9 – Aqui nem tudo que é lixo é lixo. Tem muito lixo bom por aí. Uma TV, uma cadeira estilosa, um armário bonitão e muito mais. Geralmente esses lixos prediletos aparecem no final do mês pelas calçadas dos bairros.

10 – Siga os sites: DanceBreak, Nights Out, C-Stage e HipTix e ganhe vários descontos bacanas para peças de teatro, óperas, ballets.

11 – Spadina Road não é a mesma coisa que Spadina Avenue. Road é road, avenue é avenue.

12 – Há várias aulas de yoga gratuitas espalhadas pela cidade, geralmente próximas das bibliotecas públicas ou das Lululemons – encontre sua turma no site Share The Love Yoga.

13 – Você pode pegar ônibus de graça para alguns lugares interessantes, tais como: Vaughan Mills, para Toronto Outlets, IKEAs e Brick Woods.

14 – Evite fazer troca de linha de metrô na Spadina, prefira a St. George. Na Spadina você precisa caminhar muito para fazer a troca.

15 – Sempre que estiver passeando pela Yonge com Dundas, fique esperto: pode ter alguma coisa de graça pelos arredores, tanto apresentações e eventos quanto distribuição de produtos para divulgação e amostras grátis.

16 – As lixeiras públicas espalhadas pelas calçadas tem pedais embaixo para facilitar sua abertura, use-as e evite meter as mãos naquelas tampas meladas.

17 – Os números das casas de Toronto mereceriam um guia a parte, você entenderá por quê. Por enquanto, saiba que números pares geralmente estão ao norte ou oeste e os ímpares ao sul e leste. Fácil, né? Não.

18 – Certos eventos como o TIFF, NXNE, Nuit Blanch, Pride e Fashion Week garantem uma saideira mais pro fim da noite. Bares da região podem vender bebidas alcoólicas até as 4a.m., quando o normal é até as 2a.m. Sim, aqui tem hora pra vender birita.

19 – Em algumas ruas é preciso pagar para estacionar. Porém, entre as 9p.m. do sábado até a 1p.m. do domingo nas ruas principais está liberado.

20 – Você entra no streetcar completamente lotado, todo mundo meio esmagado, mas tem um lugarzinho vazio que ninguém sentou. Você senta ou não? Obviamente que não. Tem o seu motivo, não sei qual. Mas, não sente.

21 – Não ande no frio, ande no túnel. Saiba que embaixo de muitas ruas que você andaria no frio em Downtown tem um túnel bonitão que pode te levar pro mesmo lugar, só que sem frio! Confira o mapa.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo