Siga-nos

OiCanadá

Paladar

20 pratos típicos para comer em Toronto

Você já comeu algum prato típico da Jamaica? E do Paquistão? Coreano? De Portugal, com certeza! Estar em Toronto é ter à mesa uma variedade enorme de sabores, pratos e temperos do mundo inteiro. Digo coisas suculentas. Sendo assim, fizemos uma lista de 20 pratos que você deveria experimentar uma vez estando aqui.

A lista abaixo não é recomendada pra quem começou aquela dieta segunda-feira passada.

Os portugueses nos são bem familiares em sua cozinha. Alex Rei dos Leitões já dispensa apresentações só pelo nome do seu restaurante. Passando por lá, seu pedido é o churrasco chicken – um frangão assado e desossado de primeira.

Shawarma, pra quem não sabe, é tipo um pão sírio. Eles fazem um cone com esse pão e enchem de frango (ou carne), vegetais e molhos típicos árabes. De lamber os dedos. Fica a dica pro Shawarma do Alibaba’s.

Imagine uma espécie de esfirra, porém com uma massa de farinha de milho, recheada com uma pasta de carne muito bem temperada e levemente picante (ou não). A massa geralmente é bem crocante e o sabor viciante. Aquele típico salgadinho de bar, no caso, da Jamaica.

Não poderia faltar um hambúrguer. Prato típico do mundo. Este, especificamente, de proporções a la CN Tower, apesar do nome remeter ao Vaticano. Você encontra esse pecado gastronômico no Burger’s Priest.

Chegamos à China com seus noodles (um tipo de macarrão oriental). Mas, este esbanja 60cm de massa com um bocado de carne de porco, raíz de bambu, pasta de feijão e uma pitada de pimenta pra fechar. Dá pra encarar.

Ir no St. Lawrence Market já é um cardápio amplo para o todos os paladares. Lá dentro passe na Carousel Bakery e peça um peameal bacon sandwich. É um lanchão com o que há de melhor dos bacons (e como dizem os comerciais: de porcos selecionados), com um leve tempero de mostarda.

Doubles é bara. Bara é um prato típico de Trinidade & Tobago. Traduzindo: bara é um pão achatado e frito, servido com uma pasta de grão de bico e curry, pepino, coentro etc. Explosão de sabores.

Esse tem aquela pegada bem americana. O mastodôntico café da manhã dos heróis. Ovos, bacon, torradas, panquecas, linguiças, batatas fritas e uns engovs (tudo no plural). Dispensa almoço.

Ora pois, mais uma iguaria portuguesa. Também é conhecido como pastelzinho de Belém. Agora, se é de Belém, de Portugal, de Toronto, do Brasil não vem muito ao caso, o que importa aqui é o seu sabor celestial. Sobremesa portuguesa com certeza.

Já comeu alguma comida típica da Guiana? Então, prove o roti. Consiste numa massa bem fina e crocante, com recheio de frango, batata, ervilhas, aboboras, espinafre e por aí vai, além de curry e pimenta.

Vamos à tradução: squid quer dizer lula. Embora vermelho, este apimentado prato coreano não faz referência aquele político conhecido nosso. São lulas empanadas, envoltas numa montanha de pimentas jalapenõs, acompanhadas de tortijas crocantes, e água. Muita água.

As empanadas nos fazem lembrar muito as nossas abrasileiradas esfirras. Típicas do Chile, elas fazem sucesso por aqui. Marcadas por seus temperos sul-americanos, são encontradas com recheios de carne, frango ou vegetais.

Chegamos ao norte da China. Dumplings são bolinhos cozidos no vapor, servidos fritos ou fervidos. Seus recheios geralmente são feitos de peixes, com a pitada de tempero oriental.

Por que não por um lanche vietnamita no seu currículo? Sim, no Vietnam também tem lanches, e dos bons. Bahn Mi é uma baguete, com recheios variados de carnes, vegetais e, óbvio, as especiarias da cozinha vietnamita.

Mais um petisco chinês. Dim Sum trata-se de um pequeno pastelzinho cozido no vapor, com recheio e temperos variados. Nota: dim sum significa “tocar o coração”, e toca mesmo.

Parece pastel, mas não é. Originário da Índia, esse pequeno salgado é servido em porções, cujo conteúdo geralmente são vegetais. É um tanto picante e vem sempre acompanhado de molhos de hortelã, manga ou gengibre.

Arriba, cabrón. Nachos já são mais conhecidos dos brasileiros. Por aqui, trazem muita guacamole e uma longa escala de pimentas, que vai do muito quente ao deserto do Saara no quesito calor interno. Mas, tem também as versões infantis.

Imagine, nada mais nada menos, 19 itens comestíveis num único prato: eis o Singapore Slaw. A base é de repolho cru bem fininho, cenoura e mais 17 coisas que formam uma torre de sabores que combinados podem te surpreender. Na dúvida, consulte um singapurense.

Mais um noodle. Aliás, em Toronto você verá muitos noodles. Este está ali na categoria gourmet, e islâmico. A massa é tudo farinha do mesmo saco. Mas, este especificamente traz aquela colher árabe.

Lá na plaquinha vai estar escrito: cheesecake. Porém, a versão Uncle Tetsu de cheesecake está um pouco longe do que você imagina ser um cheesecake. Contudo, as filas quilométricas da lojinha do japonês garantem que é o melhor cheesecake da face da Terra.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo