Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Conheça o Multiple Listing Service – MLS

Todo imigrante brasileiro que inicia sua busca por um imóvel, seja para alugar, vender ou comprar no Canadá, se depara com um sistema um pouco diferente do que está acostumado a ver no Brasil, o MLS (Multiple Listing Service), um sistema ou banco de dados online.

Explicando melhor, para vender ou comprar um imóvel no Canadá, ao invés de ir a uma imobiliária, deve-se primeiramente procurar um corretor de imóveis (realtor) de confiança. Ele colocará sua casa à venda no MLS (Multiple Listing Service) ou, caso você necessite comprar um imóvel, ele poderá localizar facilmente aquele que lhe convier através deste mesmo sistema.

A maioria dos imóveis à venda não são exclusivos de uma imobiliária (brokerage), pois através do MLS, qualquer imobiliária ou corretor pode negociar os imóveis lá listados. Os corretores (realtors), tanto o que listou o imóvel no sistema quanto o que trouxe o cliente, irão, na maioria das vezes, dividir a comissão do negócio fechado.

Considero este sistema muito mais vantajoso para o proprietário, que dispõe de centenas de corretores promovendo seu imóvel e também muito melhor para o comprador, que pode ver num lugar só a grande maioria dos imóveis disponíveis no mercado. O site público é chamado atualmente realtor.ca (antes era mls.ca) mas os realtors possuem acesso a mais dados do que o público em geral.

Outra diferença é que, no Brasil, no caso de compra de imóvel, a gente procura pelos anúncios de venda e ao localizar algum de que gostamos, ligamos para a imobiliária e qualquer corretor que atender ao telefone irá nos atender para irmos visitar ou negociar a compra, não é? Quer dizer que trataremos a compra diretamente com quem está trabalhando para um proprietário, tentando agradá-lo ao conseguir o maior valor de venda possível. Ruim, não é? Isso é o que acontece na grande maioria das vezes.

No Canadá é um pouco diferente, felizmente. Ao escolher um corretor de sua confiança, este lhe conduzirá durante todo o processo de compra, tentando conseguir o melhor para você, que é seu cliente. Você irá negociar com o proprietário, através de seu corretor, um melhor preço de venda, além de obter muitas outras vantagens.

Agora, um grande erro que a maioria dos imigrantes brasileiros comete é quando eles mesmos, depois de procurarem e encontrarem algum imóvel que lhes interessa no MLS ou verem uma placa de venda, ligam para o corretor que está no anúncio. Este erro poderá lhe custar uma soma considerável. Por quê? O realtor que aparece no anúncio é o que listou a casa, e que tem como cliente o proprietário, portanto é ele a pessoa que tentará vender o imóvel pelo maior preço possível. Além de ter que atender bem seu cliente, a comissão dele será relativa ao valor acordado.

Então, o que fazer quando você se deparar com um imóvel que gostaria de ver? Escolha e ligue para qualquer corretor de confiança, não importando para qual imobiliária ele trabalha, para que este lhe trate como seu cliente. Mas note, nunca ligue para o corretor que está vendendo o imóvel, pois este dificilmente lhe conseguirá o melhor negócio. Ele tem obrigação legal de conseguir o melhor negócio para o cliente dele, que é o proprietário.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo