Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Toronto é considerada a cidade mais diversificada do mundo

Quem vive aqui sabe que Toronto deveria portar o título de cidade mais diversificada do mundo mas, na verdade, isso raramente acontece de forma oficial. A maioria das classificações sobre diversidade urbana global combina pequenas listas de cidades consideradas as mais multiculturais, mas acabam não declarando uma vencedora com base em deficiências nas estatísticas.

Embora não tenha se baseado em um grande estudo, a rádio BBC contrariou essa tendência e declarou Toronto a cidade mais diversificada do mundo algumas semanas após o recém-eleito prefeito de Londres Sadiq Khan ter pronunciado que sua cidade era portadora de tal título.

O maior problema da classificação sobre diversidade é que eles tendem a confiar demais em uma única unidade de medição, ou seja, a percentagem de população nascida em um país estrangeiro. Tal critério, no entanto, não leva em conta a gama total de etnias encontradas em uma determinada cidade e, necessariamente, ignora a presença de imigrantes de segunda geração.

Por esta razão, uma cidade como Dubai é ranqueada quase no topo em algumas classificações de diversidade com uma taxa extremamente elevada de 83% da sua população nascida em outro país. Porém, esse número não conta toda a história. Enquanto a percentagem de residentes nascidos no exterior é muito elevada, o número total de países a partir dos quais eles se originam é bastante baixa.

A população de Toronto é composta de 51% de residentes nascidos fora do Canadá, mas também é lar de 230 nacionalidades diferentes, o que a torna muito mais diversificada do que Dubai. De acordo com a análise estatística realizada pelo programa de rádio, a segunda cidade mais diversificada do mundo é Bruxelas, seguida de uma acirrada competição entre Londres, Auckland e Los Angeles.

Essa classificação não é muito definitiva mas, pelo menos, confirma o que a maioria torontonianos já dão como garantido. Quando se trata de cidades verdadeiramente globais, Toronto leva o prêmio.

Fonte: BlogTo

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo