
Carros
Você já pensou em ter um carro elétrico?
Se você mora em Ontário ou pretende vir morar aqui, já pode começar a pensar. O governo de Ontário está oferecendo um programa de incentivo para você trocar seu carro por um elétrico. Dependendo do modelo do carro, o governo pode pagar até $13.000 dólares do valor. Um carro como o Nissan Leaf custa uns $33,000 e o governo está oferecendo $13.000. O carro acaba saindo $20.000, você nunca mais paga por gasolina e ainda ajuda a salvar o planeta. Parece bom? Calma, fica melhor.
O governo ainda está pagando $1.000 para você instalar um ponto de recarga na sua garagem. Sim, fica melhor, vamos lá…
O principal problema dos carros elétricos atuais é a distância que você consegue percorrer. Um carro carregado ao máximo consegue percorrer entre 80 e 150 quilômetros e daí precisa ser recarregado. O governo de Ontário anunciou na semana passada que está investindo 20 milhões para implantar 500 pontos de recarga em 250 estabelecimentos espalhados pela província. Tudo deve estar funcionando até o fim de março de 2017. A ideia é que carros elétricos consigam atravessar a província e transitar dentro das cidades.
Há dois tipos de recarga: rápida e devagar. A recarga devagar leva de 4 a 6 horas para recarregar um veículo. Essas serão instaladas em prédios comerciais. A ideia é a pessoa chegar no trabalho pela manhã e plugar o carro durante o dia. Já a recarga rápida leva coisa de 30 minutos, estes serão instalados em Tim Hortons, Mc Donald’s e Ikeas. A ideia é você plugar o carro e ir tomar um café ou comer umas almôndegas na Ikea.
O governo também está estudando uma lei que torna obrigatório que novos prédios e casas tenham pontos de recarga.
A meta é que em 2020 5% dos carros novos vendidos na província sejam elétricos. O governo diz que atualmente há 7.000 carros elétricos circulando na província. Hoje são vendidos por ano coisa de 284.000 carros. Se a meta for atingida, são 14.000 novos carros elétricos nas ruas em um ano.
Esse investimento em carros elétricos faz parte de um programa maior de combate ao aquecimento global. A meta desse programa é reduzir a poluição em 80% dos níveis de 1990 até 2050. Também faz parte do pacote um aumento no preço da gasolina em 4.3 centavos por litro em 2017.
Para maiores informações sobre o programa de incentivo e os pontos de recarga clique aqui.
