Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Banco preferido dos canadenses não possui agências

Levante a mão aí quem gosta de ir em bancos? Nem você, nem os canadenses, nem os aborígenes e nem ninguém acorda feliz e contente pensando: “que bom que chegou este dia, onde enfim vou poder ir ao banco e ficar travado na porta giratória –no caso do Brasil–, pegar filas, comprar alguns produtos bancários, pedir pra subir minha tarifa e aproveitar esses juros tão justos”! Mas, os canadenses escolheram um banco pra chamar de seu e ele não existe, pelo menos fisicamente.

Bancos canadenses já tem todo um estilão diferente dos nossos: ninguém vai às agências pra bater papo com o gerente sem marcar um horário; aquele lance de realizar depósitos com as fotos dos cheques já é prática antiga; aqui você pode fazer transferência de valores por e-mail; só funcionários especializados vendem produtos bancários etc. E tudo te leva a não precisar ir aos bancos.

Lembro de um tio, um bancário aposentado, que contava, com lágrimas nos olhos, de quando inventaram os caixas eletrônicos: “Era o futuro. Uma revolução. Mudou tudo depois daquilo”. Mudou e continua mudando. Muitas coisas já não são exclusivamente realizadas nas agências bancárias, e muito pode ser feito no seu celular, por exemplo. E foi por essas e outras que o melhor banco para os canadenses deixou pra trás os cinco maiores bancos do Canadá –aqueles que você vê em toda esquina.

Uma pesquisa realizada pela J. D. Power sobre satisfação bancária, com mais de 13.000 usuários do serviço, mediu o seguinte: produtos bancários, auto-serviços, personalização de produtos, instalações, comunicação, consultoria financeira e resolução dos problemas. Quem foi avaliado? Os cinco maiores bancos do Canadá e um grupo de outros bancos menores. Contudo, foi um representante deste segundo time que levou a taça “queridinho do povo”: o Tangerine. Apesar de ter sido adquirido pelo Scotiabank em 2012, o Tangerine mantém suas operações e proposta de experiência completamente separadas.

Nem os lucros astronômicos garantiram o primeiro lugar para os grandões, aliás talvez esse tenha sido o motivo da insatisfação popular. 25% dos clientes dos 5 maiores bancos percebem de cara o aumento de suas tarifas, enquanto somente 16% dos usuários dos outros bancos notam a mordida. Mas, o que chama a atenção para o Tangerine é seu jeitão todo on-line, poucas taxas –$0 de taxa mensal mais rendimento a partir de 0.25% ao ano em conta corrente– e a sua comunicação com os clientes. Fora que “usuários de plataformas on-line geralmente já são muito mais satisfeitos do que aqueles que não fazem uso desta opção”, diz a pesquisa. Bingo.

Dos cinco primeiros colocados, quatro eram bancos com esta pegada mais virtual:

  • 1º – Tangerine
  • 2º – President’s Choice
  • 3º – National Bank of Canada
  • 4º – ATB Financial

Seguidos pelos considerados 5 maiores bancos:

  • 5º – Royal Bank of Canada
  • 6º – TD Canada Trust
  • 7º – Bank of Montreal
  • 8º – CIBC
  • 9ª – Scotiabank

Detalhe: o slogan do Tangerine já diz: “um banco pra frente”. Com certeza, neste futuro “prafrentex”, ir ao banco pra sacar um cheque se resumirá apenas a encontrar seu celular na bolsa. Tão fácil quanto descascar um mexerica.

Para abrir uma conta no Tangerine, você vai precisar de:

  • Social Insurance Number (SIN): Você pode tirar um se for residente permanente ou tiver work permit. Saiba mais.
  • Endereço completo, telefone e email
  • Orange Key para ganhar bônus (leia abaixo)

O Tangerine geralmente oferece bônus para novos clientes. Quem abrir uma conta com a Orange Key 19593706S1 e fizer um depósito de $100 nela, ganha um bônus de $50. Dependendo da época, o bônus pode ser reduzido para $25. A partir daí, para todo amigo que você indicar, abrir uma conta com a sua Orange Key e fizer o depósito, você ganha o mesmo bônus que ele! O site do Tangerine é tangerine.ca.

4 Comentários

4 Comments

  1. Marcello

    03/set/2016 at 12:13 AM

    Olá… fiz a conta, verifiquei no canada post e transferi 100cad para ela… como recebo os 50cad?

    • Fernanda C Thiesen

      Fernanda Thiesen

      06/set/2016 at 11:10 PM

      Oi Marcello. Que ótimo! Já deve ter sido depositado na sua conta. Recebeu?

  2. Silvia

    02/ago/2016 at 8:27 AM

    Oi, será que alguém que ainda mora no Brasil pode abrir e manter uma conta neste banco? Eu pretendo ir morar no Canadá ano que vem ou no outro. Irei passar 1 mês em Toronto em março de 2017. Como não tem taxa não gastaria nada pra manter a conta certo? Tem alguma restrição de movimentação?

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Dinheiro

Posts Populares

Topo
error: Conteúdo Protegido

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!