Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Do you have a SIN?

Não, não estou perguntando se você cometeu algum pecado. Muito menos sou um clérigo disposto a ouvir sua confissão. O S.I.N. ou Social Insurance Number (Número do Seguro Social) é um dos documentos mais importantes para quem vive no Canadá. Este documento, que pode ser comparado ao CPF brasileiro, é um registro de nove dígitos que permite ao governo canadense acompanhar o cidadão de várias maneiras: acesso a crédito, histórico profissional, rendimento anual, entre outros.

Criado em 1967 como uma ferramenta para acompanhar o rendimento e assim aplicar a taxação correta aos cidadãos canadenses, ao longo dos anos este documento teve sua utilidade estendida e hoje é essencial não somente para se ter acesso a vários programas governamentais mas também poder ser contratado por uma empresa canadense, fazer investimentos e pagar impostos.

Para solicitar o S.I.N. não é necessário pagar nenhuma taxa, basta ir a uma agência do governo federal Service Canada, tendo em mãos documentos originais que comprovem sua identidade e status no país. No meu caso, como sou residente temporário, foi necessário apresentar meu passaporte com visto e a permissão de trabalho. Para estudantes em programas de estudo e trabalho (como College) é necessário também apresentar a declaração da escola/universidade confirmando que você pode trabalhar. *Nota: a partir de 2015 as regras mudam e esta declaração deixará de ser necessária. Para residentes permanentes, na maioria dos casos basta apresentar o cartão PR ou registro de desembarque.

É extremamente fácil tirar o seu S.I.N., um par de horas é mais do suficiente para ir à agência e sair de lá com o número impresso em papel. Mas é preciso ter cuidado, pois diferente do Brasil onde usamos o CPF por muitos motivos (especialmente para fazer compras e para registros em condomínios, lojas e clubes) o S.I.N. é um documento que deve ser bem guardado e fornecido apenas quando estritamente necessário.

O próprio governo canadense sugere mantê-lo guardado (e bem guardado) e evitar fornecê-lo em situações banais, como ao solicitar um cartão de crédito ou ao fazer compras. Em resumo dizem “não mostre nem pro seu gerente do banco”. O motivo dessa preocupação são as fraudes, que aparentemente não são incomuns. De posse do seu número, uma pessoa mal intencionada pode comprar um automóvel, solicitar um empréstimo bancário ou mesmo dar entrada em uma hipoteca sem o seu conhecimento. Parece meio extremo, eu sei. Para mim soou bizarro, da mesma maneira que para muitos de vocês lendo esta matéria. Mas a verdade é que existe uma certa “neura” ao redor de fraudes com o S.I.N. Sendo assim, penso eu: “para que arriscar, né?”

Para conferir todas as informações sobre como e onde obter seu Social Insurance Number, basta entrar no site do Service Canada e tirar todas as suas dúvidas.

Outro detalhe, recentemente o cartão plástico (como o meu na foto) deixou de ser emitido e apenas a versão impressa em papel será disponibilizada.

Grande abraço e ótima semana à todos!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Papelada

    Topo