Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Invista nos pisos de sua casa

Qualquer melhoramento que fazemos em nossa casa, além de nos proporcionar mais prazer e conforto, também aumenta o seu valor de mercado e por isso é muito importante estarmos constantemente investindo em manutenção e melhorias.

Hoje quero falar sobre renovar e trocar os pisos de uma casa, o que pode dar um retorno de investimento de 50 a 75%. Sei que não é muito, mas esta reforma terá um forte impacto no valor de venda da sua casa e no tempo em que ficará à venda (deverá vender muito mais rápido), pois uma casa com pisos bonitos, limpos e bem conservados causa uma ótima primeira impressão aos olhos de qualquer comprador.

Dependendo da qualidade e instalação dos materiais e manutenção, o seu novo piso deverá durar cerca de 10 a 25 anos, e por isso dou aqui algumas dicas a serem consideradas.

Analise primeiro

As suas decisões para mudar os pisos devem ser baseadas em três fatores:

  • estilo
  • funcionalidade
  • custo

Arranje algumas amostras ou chame profissionais que levem amostras até sua casa. e que façam orçamento grátis. Veja como essas amostras ficam no chão em contraste com as mobílias, cortinas e o estilo de sua casa. Procure manter o mesmo tipo de piso num mesmo andar, com exceção da cozinha, banheiros e lavanderias, que geralmente são de cerâmica ou pedra natural. Por favor, nada de carpete ou piso laminado em banheiros ou cozinha! Outro fator que desagrada de cara, é ter em cada peça um piso de madeira ou laminado de cor diferente.

Pesquise depois

Familiarize-se com todas as opções de pisos disponíveis no mercado e suas variações. Os mais populares são: carpete (há uma variedade muito grande), laminados, piso de madeira (tabuão), cerâmica e pedra natural. Invista num bom subpiso que ocasionará um melhor isolamento, e no caso de carpete, mais maciez ao pisar.

Personalize – mas com cuidado

Coloque os pisos que lhe são atrativos, mas não se esqueça de que um dia irá pensar em revender a casa e por isso não abuse muito da criatividade. Dê o seu toque pessoal, mas ao mesmo tempo faça-o de modo que não tenhas problemas para agradar futuros compradores.

Renove

Se o seu orçamento não lhe permitir substituir o piso, existem algumas maneiras mais baratas como, no caso de carpete, lavá-lo e escová-lo, o que pode ser feito alugando uma máquina de lavar carpetes (até em supermercados pode-se alugar estas máquinas). No caso de madeira natural, mande lixá-la e aplicar verniz ou outro tipo de acabamento, pois isso pode ajudar a reparar arranhaduras e marcas de móveis, tornando-o mais fácil de limpar e ao mesmo tempo acentuando a cor natural da madeira. Em pisos de cimento, pinte e coloque texturas (há muitas opções em lojas como Home Depot).

Dê uma boa manutenção

Mantenha os pisos limpos. Em pisos de madeira natural, laminado, cerâmica ou pedra natural, use produtos especiais para cada tipo de piso (existem vários no mercado) porque eles deixam uma camada protetora e repelente. Limpe os carpetes e tapetes com frequência, e não se esqueça, limpe de imediato qualquer líquido ou comida que caia no carpete ou tapete para que não penetre nas fibras e se torne uma mancha irremovível. Um bom produto caseiro para limpar carpetes e tirar manchas é uma mistura de água com vinagre branco, que não deixa resíduos de espuma.

Previna-se

No inverno, coloque perto das portas de entrada da casa bandejas forradas de carpete, para botas e calçados molhados e cheios de sal. Tenha sempre à mão toalhas para secar ou limpar o chão. Para evitar desgastes ou arranhões no seu piso novo, coloque dois tapetes na porta principal da casa, um por dentro e outro por fora.

Concluindo, reformar, trocar ou limpar os pisos de sua casa sempre será um bom investimento que fará aumentar o valor de revenda de sua casa, e ao mesmo tempo lhe dará mais prazer de viver nela.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo