Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Saudades do temperinho brasileiro

Um grande desafio enfrentado pelos brasileiros que moram fora é encontrar aquele temperinho que parece só existir no Brasil.

Percebi, após muitas aventuras culinárias, que algumas cozinhas étnicas aqui no Canadá se aproximam bastante de nossas tradições, mas nada se compara realmente ao sabor daquela comidinha caseira que embala nossos sonhos.

A culinária portuguesa é sem dúvida a mais próxima da nossa, com suas carnes grelhadas e o famoso frango assado ao molho piri-piri. Mas, ainda assim, fica faltando o nosso arroz e feijão de cada dia. E acreditem, também já tive a oportunidade de encontrar pratos bastante parecidos com os nossos nas culinárias chinesa, vietnamita e até na tailandesa.

Se você mora em Toronto, pode contar com uma grande variedade de produtos que atendem bem à nossa demanda. Não gosto nem de pensar como seria minha vida sem poder comprar o meu suco de maracujá.

Parafernália brasileira

Sempre que vou em casa de amigos brasileiros, aproveito para prestar a atenção em como eles equiparam suas cozinhas. Alguns, graças a inúmeras viagens ao Brasil e de amigos que vêm visitar, possuem toda a parafernália de uma autêntica cozinha brasileira: panela de pressão, escorredor de arroz, uma panelinha pequena para brigadeiro e, pasmem, já vi até filtro de água de barro em uma casa brasileira aqui, mas não me perguntem como trouxeram.

Apesar das lojas aqui no Canadá oferecerem um mundo de aparelhos de cozinha e alguns até com preços bem convidativos, eu ainda fico na dúvida e sou fiel à tradição. Sinceramente, não consigo me adaptar àquele aparelinho que promete cozinhar o seu arroz em 10 minutos. Bem, confesso que tenho um, mas fico na dúvida quanto ao resultado. O arroz fica muito sem gosto. E, convenhamos, arroz de brasileiro precisa ter aquele tempero. Toma alho e cebola…

Panela elétrica? Já tentei e sinceramente não gostei do resultado. Acho que a comida fica carecendo de um pouco de alma e vida. Não sei se você concorda comigo, mas quando cozinhamos com amor e colocamos dedicação em nossos pratos, o gosto fica diferente.

O fogão elétrico

Outro tipo de problema que enfrentamos, e do qual muita gente não se dá conta, é o fogão elétrico. Pode acreditar, meu amigo, o tipo de fogão faz toda a diferença. Quer uma prova? Tente fazer um brigadeiro em um fogão elétrico e a mesma receita em um fogão a gás e me fale se não sentiu alguma diferença na textura.

oven_ok

O que muita gente não sabe é que o segredo do fogão elétrico é simplesmente retirar a panela do fogo quando a comida estiver pronta. No Brasil, estamos acostumados a simplesmente desligar o gás e pronto. No caso do fogão elétrico, mesmo quando deligamos o fogo, a comida continua cozinhando por causa do calor incidente. Resultado? Passa do ponto sempre! Esse fenômeno é responsável por 9 entre 10 fracassos na cozinha.

Churrasco com hambúrguer?

bbq_ok1

Um dos meus primeiros choques culturais e culinários aqui no Canadá ocorreu quando fui convidado para um churrasco à moda canadense. Simplesmente não consegui entender como se pode fazer um churrasco com hambúrguer e cachorro-quente. Onde está a picanha? A maminha? A linguicinha e as asinhas de frango? Farofa, então, nem pensar. Mas esse é um tema para as minhas futuras colunas.

Dois mundos em um

Quando me convidaram para escrever nesse espaço, confesso que fiquei lisongeado, mas com uma dúvida imensa. Como um estudante de culinária e futuro chef pode aliar dois mundos com culinárias tão distintas? De repente, estava resolvido o meu problema. Como um bom brasileiro, usarei de toda a criatividade, jogo de cintura e o nosso “jeitinho”. Trarei nesse espaço dicas de como levar um dia-a-dia mais brasileiro nesse país que nos acolhe tão bem.

Não se acanhe em enviar comentários e deixar sugestões. Esse espaço é nosso.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

34 Comentários

34 Comments

  1. Marcia

    17/fev/2011 at 14:03

    Parabens por esta coluna e por este site tao acolhedor!!
    Sera que alguem poderia me dar enderecos em Toronto aonde posso comprar alguns produtos alementicios brasileiros. Adoro feijao e nao encontro aqui em Guelph/ Ontario onde moro.Agradeco muito.
    Beijao e ate a proxima.

  2. eloa tavares

    15/jun/2010 at 17:10

    oi!!
    Adorei teus comentarios, e acho que voce ten razao en tudo, eu estou aqui a dois meses e tamben sinto falta do churasco brasileiro.
    Eu moro no Chile mas la eu faco meu churrasco brasileiro, parece que vou ter que comezar fazer aqui no canada tamben noa vou aguantar 6 meses sen feijoa.eu tamben sou chef internacional mas nao deixo de lado a comida brasileira
    haha

  3. Fabio

    23/abr/2009 at 03:51

    tem um restaurante brasileiro bem gostoso em Toronto.. chama Brazilian Star.. da pra matar a vontade do arroz feijão bife e batata frita e uma saladinha.. bebendo guaraná ( é schin mas engana bem)
    segue o enderço
    1242 Dundas Street West

  4. danuza

    21/abr/2009 at 20:26

    Ei Rafael. Parabéns pelo artigo, principalmente sobre a parte referente aos “segredos” da Parafernália Brasileira.
    Esperomo próximo artigo.
    hugs from Vitória

  5. angela

    12/abr/2009 at 16:51

    Rafa adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii parabéns meu anjo e dê notícias please!!!!!

  6. Marcela

    11/abr/2009 at 09:46

    Rafa, adorei sua coluna!! Achei divertida como vc!! Agora que vc é praticamente um Chef, terá que fazer um jantarzinho pra gente quando estiver por aqui,viu? Ah! E nada de língua, suflê de chuchu e maria-mole, viu? rsrs Beijos e Sucesso

  7. Helio Eudoro

    08/abr/2009 at 09:22

    Parabéns pela coluna bi!!
    Esta semana estive no Kilo Buffet ( 1454 Dundas West)… arroz, feijao, couve e até arroz doce…
    Confesso que no coneço tive dificuldade com o fogao elétrico e com a panela de arroz…agora tudo bem.

  8. Joe

    05/abr/2009 at 09:17

    Hmmm… essa tua coluna me deixou com água na boca. Feijão, farofa, carne e batata frita. Yummy!!! :P Fiquei com gosto de quero mais.. Quando é que as receitas vão estar disponíveis?

  9. andrea

    05/abr/2009 at 05:32

    Rafa, parabéns, além de chef é um colunista de mão de cheia, adorei as matérias!!!
    Super beijo e boa sorte,

  10. Everton

    04/abr/2009 at 16:36

    Adorei o espaço, Rafael!

    Uma coisa para pensar: já reparou que o único prato absolutamente brasileiro é a farofa? Nunca vi nada igual em nenhum outro lugar do mundo. Você conhece algo similar?

  11. Gustavo & Rose

    04/abr/2009 at 14:02

    Meus parabéns pela coluna e temos certeza que este espaço terá muito a acrescentar para os brasileiros que estão fora do país, mas nao querem esquecer do nosso jeitinho de viver. Abraços de sua familia.

  12. Marilia

    04/abr/2009 at 12:57

    Rafa,
    Que delicia de comida…minha cozinha que o diga!!!
    Saudades de vc aqui…Sucessos

  13. Betinho Vix ES

    04/abr/2009 at 07:51

    A matéria ficou muito boa Rafael!!!
    Parabéns.
    Abraço, Betinho.

  14. Geraldo

    03/abr/2009 at 16:45

    Parabéns, vc como sempre em evidência!
    Bjão!

  15. Edna

    03/abr/2009 at 11:46

    Como tia, mesmo que emprestada, fiquei orgulhosa com sua matéria. Espero ter a honra de recebê-lo em casa quando vier por aqui. Quem sabe você e seu tio não criam algo inédito em nossa cozinha (rsrs).
    Já me caddastrei e estarei sempre visitando sua página.
    Bjs.

  16. Claudinha

    03/abr/2009 at 08:56

    Oieee
    Uma alegria qdo recebi o convite para conhecer seu blog. Ainda ñ nos conhecemos mas Flavinha é só elogios…hehehe

    Penso que seria bemmmm complicado eu ficar sem nosso delicioso churrasco de picanha…hahahaha
    Uma amiga que mora na Espanha conseguiu com um açougueiro separar a picanha…mas ela falou que o sabor passa longe…hehehe

    Parabéns…o blog está uma delícia !!
    Já estou indo me cadastrar.
    Bjs

  17. roberto

    03/abr/2009 at 05:51

    Da próxima vez não levo cigarros!!!!
    Sei que voc~e é ótimo cozinheiro, e levo o que você quiser para COZINHAR!!!
    PARABENS PELA COLUNA!
    To esperando quando vai começar na TV!
    Abração,
    Roberto do Rio de janeiro

  18. Tatiana

    02/abr/2009 at 17:52

    Rafa, saudades mesmo nós sentimos é de você aqui em nossa terrinha maravilhosa.

    Beijos, Tati e Mateus.

  19. Bel

    02/abr/2009 at 17:03

    Rafa querido
    Parabéns pela coluna. Está M A R A V I L H O S A e S A B O R O S A!!!!
    Sucesso…. hoje e sempre!
    Beijos !!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Paulo Mello

    02/abr/2009 at 15:30

    Que legal Rafa,

    Estas informações até dão um certo medo na gente que está indo praí… Fico pensando o quanto eu vou sentir falta de aipim, de farofa… ai, ai…

    Já adicionei nos meus favoritos.
    hugs

    Abraços.

  21. Teresa

    02/abr/2009 at 15:27

    Rafael,
    Amei a coluna. Muito bem explicada. Voce vai ser “Chef” tambem de reportagem.
    Parabens! bjs

  22. Marcos

    02/abr/2009 at 13:54

    Parabéns pela matéria. Tudo a ver !!! Você é tudo de excelente. Vou voltar sempre aqui pra conferir. Abraço

  23. Gustavo

    02/abr/2009 at 13:28

    Querido,

    Adorei seu artigo mas devo confessar que me deu uma tristeza de nao poder sentir este tempero brasileiro mais nas minhas refeicoes e uma vontade enorme de devorar o prato da primeira foto!

    Prabens!

  24. Sandra Brown

    02/abr/2009 at 12:49

    Rafa,
    Parabens pelo novo site. Acredito que a populacao brasileira aqui no exterior vai adorar sua coluna. As fotos estao otimas e a materia tambem. Voce ja esta no meu bookmark! Beijos e PARABENS AGAIN!!!

  25. Bianca Bold

    02/abr/2009 at 12:33

    Rafael Fofo!! Adorei a coluna. Já adicionei aos favoritos e vou sempre dar uma espiadinha pra ver as novidades! Parabéns!! Beijão.

  26. Graciela

    02/abr/2009 at 11:09

    RAFAEL,

    Amigo parabéns.
    Adorei sua reportagem, com certeza vc tem toda razão!! Nada como uma comidinha brasileira e feita com amor; nada como um churrasquinho de picanha!kkkkkkkkk.

    Ja me cadastrei. Aguardo as novas…….
    Um grande beijo.

    Graciela

  27. PIETRO

    02/abr/2009 at 10:16

    Rafa,

    Saudades do temperinho brasileiro tenho eu depois que você nos deixou… brincadeiras a parte, fiquei muito contente com a coluna, parabéns . . . acredito realmente que ela será de grande valia para os brasileiros que vivem fora, mas como continuo por aqui . . .vou ” detonar ” um feijoada neste final de semana em sua homenagem. . .PARABÉNS !!!

  28. Reinaldo Barranco

    02/abr/2009 at 09:54

    Maravihoso amigo Rafael…me senti parte de seu texto, já que vc me acolheu tão bem em sua casa quando fui visitar-lhe e, sou um daqueles que lhe levou farofa de presente. Que bom saber que um presente tão simples é recebido com tanto gosto e carinho. Sucesso a vc nesta coluna e na sua estéia como colunista de culinária. Tenho certeza que vc vai arrasar. E dar boas dicas para nossos amigos brasileiros em Toronto e por todo o território canadense em como trazer mais próximo o sabor de nossa terra tupiniquim…Sucesso amigo. Saudades e água na boca pelo que vem por aí….

    Seu amigo Reinaldo do Rio de Janeiro

  29. Dennys

    02/abr/2009 at 05:45

    Realmente morar no exterior e querer ter na mesa uma comida típica brasileira é possivel mas nunca com o mesmo sabor!

    Adorei as dicas! Acho que você é um escritor e tanto e entende bastante de comida!! Espero que as pessoas leiam sua coluna com frequencia e aprendam com suas sugestões!

    Saudações da Polônia,

    Dennys

  30. Carioca

    02/abr/2009 at 04:08

    Muito legal seu post Rafa! Deve ser difícil mesmo reproduzir o gostinho brasileiro em outras terras.

    Grande abraço.

  31. Ray

    01/abr/2009 at 20:27

    artigo muito agradável!

  32. Eduardo Ribeiro

    01/abr/2009 at 20:23

    Parabens pela coluna Rafael sem duvida tem a sua cara e parabens pelo site tambem! Voltarei sempre para conferir as novidades aqui! So voce mesmo! Mas continue assim esbanjando essa sua alegria… Bjs!

  33. Matheus

    01/abr/2009 at 20:21

    Rafa eh bem verdade q eu ja deixie mta coia passar do ponto por causa do fogaozin eletrico.
    Eu n cozinha realmente n sou la o mais dedicado…falta tempo e paciencia.

    Adorei sua coluna, ta de parabens…acompanharei sempre as dicas de saude e beleza hahaha

    Abracao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo