Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Em que bairro devo comprar um imóvel?

Esta pergunta deve passar pela cabeça da maioria dos imigrantes na hora em que decidem comprar sua primeira casa ou condo no Canadá. Escolher a localização ideal de sua nova moradia é uma tarefa bem difícil, especialmente quando não se tem muito conhecimento da cidade em que se mora.

Comprar um imóvel geralmente é a maior e mais importante aquisição que um imigrante faz depois de ter se estabelecido em um novo país. Ter nosso próprio lar, “nosso cantinho”, decorado à nossa maneira e bel prazer é um sonho para qualquer pessoa, não é? E também é um alívio saber que a partir daquele momento estaremos aumentando nosso patrimônio, ao invés de pagar o imóvel do landlord através do aluguel.

Assim como a casa ou condo que você irá comprar, o bairro ou cidade onde ela estará será uma decisão bem pessoal, geralmente baseada no tamanho e idade dos membros da sua família, seu rendimento mensal e preferências individuais. Algumas pessoas preferem morar em bairros perto ou no centro de grandes cidades; outros preferem morar em bairros mais tranqüilos, em ruas arborizadas; e têm ainda os que preferem morar em cidades menores no subúrbio.

Naturalmente, qualquer pessoa deseja encontrar o “lar perfeito, mas enquanto está procurado por ele, deve-se considerar a regra número 1, em se tratando de imóveis: “Location, location, location.” Portanto, além de decidir em que cidade e tipo de bairro quer morar, é importante considerar a vizinhança da casa ou condo escolhido. Isto é, será que a vizinhança está de acordo com seu estilo de vida? Por exemplo, seus futuros vizinhos são amigáveis ou mais retraídos? Têm crianças pequenas ou são adultos sem filhos? Por acaso são idosos aposentados? De que nacionalidade são a maioria? Eles têm cachorros e ou gatos (especialmente em condomínios)?

Lembre-se que o os seus futuros vizinhos têm hábitos e estilos de vida próprios, os quais podem conflitar com os da sua família. Além disso, deve-se pesquisar a que distância estão as amenidades importantes para sua família, como escolas, parques, supermercados, lojas, transporte público, etc.

Por último, mas não menos importante, você tem que pensar sobre o retorno de seu investimento na compra desta propriedade. Com uma cuidadosa pesquisa de mercado pode-se avaliar se nos últimos anos o valor dos imóveis naquela vizinhança tem valorizado ou está em declínio. Não esqueça de que você poderá ter ajuda de seu realtor (corretor), nesta pesquisa. Se os preços naquela vizinhança estão em declínio enquanto em outras estão sofrendo aumento, significa que talvez aquele não seja um bom local para se comprar um imóvel, não é?

Para finalizar, deixo aqui duas importantes dicas que sempre dou aos meus clientes brasileiros:

Lembre-se, você poderá reformar ou modificar sua casa ou condo mais tarde, mas você nunca poderá mudar sua vizinhança ou as áreas adjacentes a ela.

A vizinhança que você escolher pode afetar profundamente a forma como você usará seu tempo. De nada adiantará morar numa casa ou condo “dos sonhos” se você se estressar todos os dias com um longo commuting para ir e voltar do trabalho ou para fazer atividades que você ou um familiar quer ou necessita (ir a uma escola ou universidade, por exemplo).

Você não pagará comissão alguma para um corretor ajudá-lo na procura, escolha e compra de sua casa ou condo. Portanto, utilize os serviços desse profissional, que é capacitado para facilitar este processo, que pode ser estressante e complicado para um leigo no assunto.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

11 Comentários

11 Comments

  1. Rosa da Silva

    03/Maio/2010 at 11:23

    Olá Marta
    Olha, em Toronto os preços dos imóveis podem ser bem mais caros do que esse mas o que muitos imigrantes fazem é comprar fora da cidade porque os preços são mais baixos. Depois de uns 8 meses morando de aluguel em Toronto vcs já terão tido tempo para analizar onde ficaria melhor situado para vcs morarem levando em conta o trabalho e escolas. Fica bem dificil dizer quanto custaria essa casa sem saber onde mas posso te dizer que uma townhouse de 3 dormitórios em Mississauga fica em torno de $350,000 e em Whitby (para o lado East de Toronto), em torno de $240,000. Um abraço, Rosa

  2. Marta Freire

    01/Maio/2010 at 07:00

    Bom dia,

    Gostei muito do site, estamos em processo de imigração, minha família e eu, este site é muito bom, nos dá dicas incríveis. Vi o valor dos imóveis em sua resposta ao email anterior. Minha pergunta é: há imóveis mais baratos? Estamos aguardando nossa segunda etapa de nosso processo ser aprovado, estamos planejando separar uma quantia em dinheiro que dê para nossa sobrevivência por aproximadamente 8 meses, tempo este que acreditamos que encontraremos trabalho, estamos pensando também em comprar uma casinha, de um valor mais baixo possível para evitarmos o gasto do aluguel, até nos estabilizarmos. Esta casa como seria? Em que bairro ficaria localizada? Quando estive em Toronto observei uns bairros mais afastados, onde pareciam bons de morar, sei que quanto mais centrais, as casas são mais caras.

    Obrigada!
    Marta

  3. Ricardo Vallejos

    30/mar/2010 at 14:55

    Olá Rosa

    Mandei um e-mail para você mas voltou. Podes confirmar teu e-mail por favor. Um abraço.

  4. Ricardo Vallejos

    19/mar/2010 at 09:41

    E quanto custa um imóvel em Toronto com 3 quartos (casa ou ap)?

    • Rosa da Silva

      22/mar/2010 at 21:29

      Olá Ricardo
      Olha, depende de onde mas pode-se dizer que um apto de 3 dormitorios bem localizado pode custar a partir de $500k . Se desejares mais informações, me envie um email ([email protected]) que te envio alguns listings ok? Um abraço, Rosa

  5. Renan Ferreira

    06/mar/2010 at 11:10

    Nossa muito boa essa reportagem, descubri recentemente esse site e estou amando, pretendo fazer intercambio em Toronto, quem sabe morar por lá!
    Valeu pelo site…

  6. Edson

    25/fev/2010 at 14:39

    Olá Fernanda tudo bem?
    Também acho que essas dicas podem ser aplicadas na compra de imóveis idependente da região. Mas como acompanho o blog a algum tempo já, sei que tem outros artigo com ótima qualidade.
    O artigo ficou bom, só acho qu epoderia ser mais explorado o assunto.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    • Fernanda Thiesen

      25/fev/2010 at 23:43

      Oi, Edson. Obrigada pela participação. O que vc acha que faltou neste artigo? Se vc tiver sugestões, estamos sempre abertos. Quando tiver um tempo, envie-me uma lista de seus posts favoritos. :D

  7. Fábio

    29/jan/2010 at 20:35

    Olá! Descobri o blog recentemente e gostei bastante. Várias dicas interessantes e pertinentes. No entanto as dicas fornecidas neste post, acredito eu, podem ser aplicadas em qualquer lugar. Na verdade acho que se formos comprar um ímovel no Rio de Janeiro, São Paulo ou em Toronto, essas regras básicas também devem ser aplicas, e não acho que devem ser consideradas especificamente em Toronto. De qualquer forma, continuarei lendo o blog. Abs!

    • Fernanda Thiesen

      29/jan/2010 at 23:47

      Oi Fábio. Obrigada por postar seu comentário. Esse post foi criado com base nas dúvidas que muitas pessoas que imigraram pra Toronto têm. A maioria dos imigrantes não possui família por aqui e não conhece a cidade por completo e seus bairros, e por isso é complicado decidir onde morar ou comprar um imóvel. O mesmo não ocorre quando vc quer comprar um imóvel na cidade onde cresceu. Mas, certamente, esse post vale para imigrantes em todo o mundo! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo