Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Em que bairro devo comprar um imóvel?

Esta pergunta deve passar pela cabeça da maioria dos imigrantes na hora em que decidem comprar sua primeira casa ou condo no Canadá. Escolher a localização ideal de sua nova moradia é uma tarefa bem difícil, especialmente quando não se tem muito conhecimento da cidade em que se mora.

Comprar um imóvel geralmente é a maior e mais importante aquisição que um imigrante faz depois de ter se estabelecido em um novo país. Ter nosso próprio lar, “nosso cantinho”, decorado à nossa maneira e bel prazer é um sonho para qualquer pessoa, não é? E também é um alívio saber que a partir daquele momento estaremos aumentando nosso patrimônio, ao invés de pagar o imóvel do landlord através do aluguel.

Assim como a casa ou condo que você irá comprar, o bairro ou cidade onde ela estará será uma decisão bem pessoal, geralmente baseada no tamanho e idade dos membros da sua família, seu rendimento mensal e preferências individuais. Algumas pessoas preferem morar em bairros perto ou no centro de grandes cidades; outros preferem morar em bairros mais tranqüilos, em ruas arborizadas; e têm ainda os que preferem morar em cidades menores no subúrbio.

Naturalmente, qualquer pessoa deseja encontrar o “lar perfeito, mas enquanto está procurado por ele, deve-se considerar a regra número 1, em se tratando de imóveis: “Location, location, location.” Portanto, além de decidir em que cidade e tipo de bairro quer morar, é importante considerar a vizinhança da casa ou condo escolhido. Isto é, será que a vizinhança está de acordo com seu estilo de vida? Por exemplo, seus futuros vizinhos são amigáveis ou mais retraídos? Têm crianças pequenas ou são adultos sem filhos? Por acaso são idosos aposentados? De que nacionalidade são a maioria? Eles têm cachorros e ou gatos (especialmente em condomínios)?

Lembre-se que o os seus futuros vizinhos têm hábitos e estilos de vida próprios, os quais podem conflitar com os da sua família. Além disso, deve-se pesquisar a que distância estão as amenidades importantes para sua família, como escolas, parques, supermercados, lojas, transporte público, etc.

Por último, mas não menos importante, você tem que pensar sobre o retorno de seu investimento na compra desta propriedade. Com uma cuidadosa pesquisa de mercado pode-se avaliar se nos últimos anos o valor dos imóveis naquela vizinhança tem valorizado ou está em declínio. Não esqueça de que você poderá ter ajuda de seu realtor (corretor), nesta pesquisa. Se os preços naquela vizinhança estão em declínio enquanto em outras estão sofrendo aumento, significa que talvez aquele não seja um bom local para se comprar um imóvel, não é?

Para finalizar, deixo aqui duas importantes dicas que sempre dou aos meus clientes brasileiros:

Lembre-se, você poderá reformar ou modificar sua casa ou condo mais tarde, mas você nunca poderá mudar sua vizinhança ou as áreas adjacentes a ela.

A vizinhança que você escolher pode afetar profundamente a forma como você usará seu tempo. De nada adiantará morar numa casa ou condo “dos sonhos” se você se estressar todos os dias com um longo commuting para ir e voltar do trabalho ou para fazer atividades que você ou um familiar quer ou necessita (ir a uma escola ou universidade, por exemplo).

Você não pagará comissão alguma para um corretor ajudá-lo na procura, escolha e compra de sua casa ou condo. Portanto, utilize os serviços desse profissional, que é capacitado para facilitar este processo, que pode ser estressante e complicado para um leigo no assunto.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

11 Comentários

11 Comments

          Deixe uma resposta

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Mais em: Moradia

          Topo