Siga-nos

OiCanadá

Paladar

A cidade dos mil e um paladares

Como o Canadá é o país da diversidade cultural, o que não falta são restaurantes exóticos e saborosos.

Em uma coisa você vai concordar comigo… O que mais dá vontade de fazer num friozinho gostoso? Deitar num aconchegante sofá, acompanhado de um bom filme na TV e uma boa comidinha no colo. Não é isso que acontece contigo?

Pois comigo é quase assim. Bom, só tiro a parte sobre o sofá. Como estou longe do meu país, ficar sozinha às vezes me traz uma sensação de saudade dolorosa. Então, resolvi seguir o conselho de amigos e sempre planejar bem o dia pra não deixar uma brecha muito grande de ociosidade. Mas com este roteiro dinâmico de passeios, a trilha sempre passa por um bom e gostoso restaurante. O que não falta aqui é comida para todos os paladares. Eu aproveito a desculpa de que tenho de conhecer a culinária típica dos meus atuais amigos e saio sempre em busca de novidade no assunto paladar.

Foi assim que descobri o Chopin, restaurante de culinária polonesa, que fica na Roncesvalles Avenue. O lugar traz um ambiente mais rústico, comida espetacular e boa bebida. Uma amiga minha me apresentou o pierogi, uma espécie de pastelzinho quadrado ou em forma de lua crescente feito com farinha não fermentada, recheado com uma variedade de ingredientes como chucrute, queijo, purê de batatas, couve, cebola, carne e ovos cozidos. Naquele restaurante, comi pierogi acompanhado de um chope com groselha. Só provando pra saber o quanto é bom.

No roteiro das massas, aproveitei bastante os sabores da Itália no restaurante Diplomático, localizado na Bathurst Street. Lá, a lasanha foi o destaque, mas como essa a gente já conhece bem, então aproveitei para curtir o prazer de relembrar os almoços de domingo no Brasil.

E como não poderia faltar, eu também curti a comida asiática, através dos sabores das cozinhas japonesa e coreana. A japonesa é bem difundida no Brasil e dispensa apresentação. Tudo é muito gostoso e o restaurante aprovado por mim é o Tokyo Kitchen, na Charles Street, entre a Yonge e Bloor. Agora, para a comida coreana, sugiro visitar os restaurantes da Christie Street, onde fica o bairro desse país asiático em Toronto. Segundo os nativos, os estabelecimentos são idênticos aos da Coréia, com direito aos pratos kimchi, que é uma conserva feita de acelga (pura água na boca pra quem gosta de comida um pouco mais apimentada), e o bulgogi, uma carninha na chapa que eu experimentei e adorei.

Quando a saudade do feijão com picanha e batata frita aperta, eu passo mesmo nos restaurantes brasileiros, que também são muito bons. Os meus preferidos são o Rio 40º, na St. Clair West perto da Dufferin, e a churrascaria Copacabana, localizada na Eglinton East, próximo à Yonge St.

Aqui, o prazer da comida se acentua, mas alguns hábitos saudáveis também se apresentam. No meu caso, hoje sou bem menos sedentária, porque não tenho carro e ando muito durante o dia. Apesar de comer estas delícias, sempre busco compensar com algumas frutinhas (sou daquelas que pedem refrigerante diet com uma lasanha no prato).

Mas a dica é essa. Venha de coração e estômago abertos, que você descobrirá novos paladares.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Curiosa por natureza e apaixonada por arte desde os primeiros passos, Élida sempre quis descobrir tudo que tinha por trás dos grandes resultados. Como sua personalidade não é ficar num único ponto, o jornalismo foi como uma porta que se abre para o novo todos os dias. “Nunca nenhum dia é igual ao outro; sem contar que passo conversar sempre com gente nova e interessante”, diz Élida. Pós-Graduada em Comunicação Corporativa. Nove anos de experiência no mercado de Comunicação, atuando como editora em revistas e apresentadora em programa televisivo no estado de São Paulo (Brasil). Chegou ao Canadá em 2009 e agora escreve para OiCanadá contando toda a experiência que o Canadá tem lhe dado.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo