Siga-nos

OiCanadá

Paladar

O pão de queijo nosso de cada dia

O pão de queijo é famoso por ter várias receitas e até mesmo existem pessoas que guardam a sua a sete chaves. Portanto, não vamos entrar no mérito de escolher a melhor receita, mas a mais prática e adaptável para o Canadá.

Muitas pessoas me perguntam quase diariamente sobre como fazer pão de queijo, ou mesmo, como encontrar os ingredientes necessários aqui no Canadá. Recentemente, uma ex-professora minha me escreveu dizendo ter se apaixonado pela iguaria mineira e goiana. O detalhe é que ela é iraniana e disse que sua vida mudou após ter provado o produto!

Particularmente, eu acho que Toronto é um fracasso em matéria de queijo. Existe pouca variedade, além de custar uma fortuna.  E vamos concordar, amigos, que queijo fatiado enrolado em plástico usado por muitas pessoas e em restaurantes por aqui não merece ser chamado de queijo, não é? Aquilo é um atentado aos amantes de um bom produto. Eu, quando quero comer um bom queijo, vou à província de Quebec. A influência francesa ajudou muito a produção de queijo local.

A receita que vou passar a seguir é a mais rápida e barata que encontrei. Esta é a maneira que muitas pessoas que eu conheço fazem pão de queijo. Sinceramente, eu não perco tempo fazendo bolinhas etc. Uso mesmo uma forma para muffins em que você pode ajustar o tamanho que quiser e está sempre em promoção no Canadian Tire ou no Walmart. Justamente quando quero comer pão de queijo, é quando eu não tenho tempo de fazer, portanto, rapidez é o meu lema. Bem, deixemos de enrolação e vamos à receita:

Receita fácil de pão de queijo

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1/3 copo de óleo
  • 2/3 copo de leite
  • 1 e 1/2 copo (170 gramas) de tapioca flour – Farinha de tapioca (polvilho azedo).
  • 1/2 copo (por volta 65 gramas) de queijo ralado de sua preferência. No entanto, eu sempre obtenho melhores resultados quando compro um queijo mexicano chamado queso fresco, mas se não tiver, simplesmente coloque aqueles em pacote que já vêm “desfiados”.
  • 1/2 chá de sal (ou a gosto).

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 400°F e unte a forma de muffin de sua preferência. Ponha todos os ingredientes no liquidificador, e aperte a tecla pulse, mas sempre ligando e desligando rapidamente até que tudo esteja misturado. Talvez você precise usar uma espátula para raspar os lados para ter certeza de que tudo esteja misturado certinho. Depois de tudo batido, você ainda pode guardar essa massa em uma vasilha e deixá-la até por uma semana na geladeira, não é ótimo? Você chega em casa e quer um pão de queijo quentinho, então basta colocar a massa nas forminhas e pronto!
  2. Coloque no forno entre 15 e 17 minutos. Não deixe que os pães de queijo fiquem muito dourados dentro do forno, pois eles sempre dão uma cozinhada a mais depois que são retirados do forno. Espere esfriar um pouquinho e PRONTO!
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

18 Comentários

18 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Paladar

      Topo