Siga-nos

OiCanadá

Paladar

O pão de queijo nosso de cada dia

O pão de queijo é famoso por ter várias receitas e até mesmo existem pessoas que guardam a sua a sete chaves. Portanto, não vamos entrar no mérito de escolher a melhor receita, mas a mais prática e adaptável para o Canadá.

Muitas pessoas me perguntam quase diariamente sobre como fazer pão de queijo, ou mesmo, como encontrar os ingredientes necessários aqui no Canadá. Recentemente, uma ex-professora minha me escreveu dizendo ter se apaixonado pela iguaria mineira e goiana. O detalhe é que ela é iraniana e disse que sua vida mudou após ter provado o produto!

Particularmente, eu acho que Toronto é um fracasso em matéria de queijo. Existe pouca variedade, além de custar uma fortuna.  E vamos concordar, amigos, que queijo fatiado enrolado em plástico usado por muitas pessoas e em restaurantes por aqui não merece ser chamado de queijo, não é? Aquilo é um atentado aos amantes de um bom produto. Eu, quando quero comer um bom queijo, vou à província de Quebec. A influência francesa ajudou muito a produção de queijo local.

A receita que vou passar a seguir é a mais rápida e barata que encontrei. Esta é a maneira que muitas pessoas que eu conheço fazem pão de queijo. Sinceramente, eu não perco tempo fazendo bolinhas etc. Uso mesmo uma forma para muffins em que você pode ajustar o tamanho que quiser e está sempre em promoção no Canadian Tire ou no Walmart. Justamente quando quero comer pão de queijo, é quando eu não tenho tempo de fazer, portanto, rapidez é o meu lema. Bem, deixemos de enrolação e vamos à receita:

Receita fácil de pão de queijo

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1/3 copo de óleo
  • 2/3 copo de leite
  • 1 e 1/2 copo (170 gramas) de tapioca flour – Farinha de tapioca (polvilho azedo).
  • 1/2 copo (por volta 65 gramas) de queijo ralado de sua preferência. No entanto, eu sempre obtenho melhores resultados quando compro um queijo mexicano chamado queso fresco, mas se não tiver, simplesmente coloque aqueles em pacote que já vêm “desfiados”.
  • 1/2 chá de sal (ou a gosto).

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 400°F e unte a forma de muffin de sua preferência. Ponha todos os ingredientes no liquidificador, e aperte a tecla pulse, mas sempre ligando e desligando rapidamente até que tudo esteja misturado. Talvez você precise usar uma espátula para raspar os lados para ter certeza de que tudo esteja misturado certinho. Depois de tudo batido, você ainda pode guardar essa massa em uma vasilha e deixá-la até por uma semana na geladeira, não é ótimo? Você chega em casa e quer um pão de queijo quentinho, então basta colocar a massa nas forminhas e pronto!
  2. Coloque no forno entre 15 e 17 minutos. Não deixe que os pães de queijo fiquem muito dourados dentro do forno, pois eles sempre dão uma cozinhada a mais depois que são retirados do forno. Espere esfriar um pouquinho e PRONTO!
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

18 Comentários

18 Comments

  1. Neuma Magalhães

    20/jan/2012 at 13:21

    Andrea, já copiei e vou fazer quando minha neta chegar dia 27.01, pois ela parece que é neta de mineiro, adora um pão de queijo e o queijo mesmo.
    Adorei a receita é muito fácil.
    Um grande abraço a toda família e que Nossa Senhora do Bom Parto esteja com vc , na hora certa.
    Fica com Deus..
    Neuma.

  2. Carlos Pulici

    27/ago/2011 at 23:53

    Pessoal, não sei se vocês sabem, mas as lojas que vendem produtos brasileiros em Toronto agora vendem o pao de queijo congelado da Forno de Minas. Esqueçam o trabalho todo de procurar o queijo certo e preparar a massa.
    Já vem quase pronto, é só tirar do congelador, por no forno e tá pronto. E o melhor de tudo, é uma delícia.

  3. Scheila

    18/Maio/2011 at 22:21

    Fantasticooo!!!!!
    Amei a receita.
    Muito obrigada pelas dicas!

  4. Mailin

    02/Maio/2011 at 23:18

    Acabei de fazer e amei!!!!!!!!!!!!! Ficou perfeito e muuuuuito melhor do que massa Yoki. Fiz com queijo parmesao e um pouco de queijo cheddar. Suuper obrigada!

  5. LUCIANO CIPRIANO DOS SANTOS

    20/nov/2010 at 12:16

    Onde posso encontrar polvilho azedo,eu estou morando em Montreal.
    Obrigado!!!

  6. Juliana

    14/set/2010 at 12:05

    OLà moro na França e gostaria tanto,tanto de comer um pao de queijo feito em casa,mas o problema é encontrar q tapioca,verdade nao tenho ideia,encontrei aqui alguma coisa com o nome tapioca mas verdade nao parece nada a tapioca que conheço do Brsil;como eu faço ajudem me por favor!obrigada

  7. Claudia

    19/abr/2010 at 08:21

    Ô se ajudou!!! Já fiz pão de queijo aqui no Canadá umas 3 vezes, sempre testando os queijos. A dica do queijo meia cura vale 1 milhão! Obrigada!

  8. Claudia

    15/abr/2010 at 00:20

    Obrigada, Francis! Agora só falta saber do queijo, vc tem alguma idéia?

    • Rafael

      16/abr/2010 at 10:13

      Olá Claudia. Não sei onde você mora mas se for em Toronto existem várias opções. Kensigton Market tem umas três lojas de produtos Latinos onde voce pode procurar pelo “QUESO FRESCO”. Você vai reconhecer logo ele porque se parece muito com o nosso Queijo de Minas.
      Se voce for as lojas portuguêsas você pode comprar também o QUEIJO DA SERRA – Ele é simplesmente igual ao queijo meia cura brasileiro. Mais duro e salgadinho.

      Espero ter ajudado.

  9. Claudia

    13/abr/2010 at 22:37

    Duas dúvidas: precisa untar a forma? Vc tem alguma dica de onde encontrar esse queijo mexicano?
    Obrigada!!!

    • Francis

      14/abr/2010 at 07:20

      Basta ler a receita e você vai ver logo ali no número 1 que precisa untar a forma.

  10. Luciana

    31/mar/2010 at 13:14

    Delicioso mesmo! Valeu pela receita. Testada e aprovada. Já que estamos falando de comida brasileira, alguém sabe onde eu posso comprar massa de pastel? Me refiro ao pastel frito… aquele que as pessoas comem com calda de cana.

  11. Carol

    28/mar/2010 at 19:11

    no talho Rui Gomes, St Clair/Dufferin vende pao de queijo Yoki, so adicionar agua e ovo, e misturar no po que vem, fica perfeito

  12. Francis

    26/mar/2010 at 14:17

    Ja estive no St Lawrence market e a maioria dos queijos e mesmo feita em Quebec. Nos supermecados tambem tem mas os precos sao exorbitantes. Ja moreim em Montreal e la sao mais baratos e melhores.

  13. mm

    26/mar/2010 at 09:29

    Thank you!! Thank you!! Thank you!!! Vou testar sua receita hoje mesmo! ADORO pao de queijo e sinto uma falta danada da Casa Do Pao de Queijo.. daquele paozinho quentinho recheado com catupiry…hummmmmmm

  14. Jorge

    26/mar/2010 at 08:21

    Meu prezado
    Desculpe, mas tenho que discordar de voce com relacao a variedade de queijo que encontramos em Toronto.
    Nao precisa se deslocar ate Quebec.
    De uma passada no St Lawrence Market.
    Abs.

  15. Tammy Peix

    26/mar/2010 at 08:10

    Nhammmmm!

  16. Ester

    26/mar/2010 at 03:57

    Ótima receita Rafael!! :) Já está anotadinho e acho que vou fazer já nesse fim de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo