Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Cada país com a sua publicidade

Não é apenas nas ruas que percebemos as diferenças entre o Brasil e o Canadá. Assistindo à televisão, entendemos claramente como nossas culturas nos diferenciam, mesmo!

Hoje vou escrever sobre algo que me chama a atenção desde o primeiro dia em que cheguei ao Canadá: a publicidade. É curioso como percebemos as diferenças assim que colocamos os pés no país. Eu cheguei a Toronto em agosto do ano passado, e como fui direto para as aulas de inglês, uma de minhas disciplinas foi exatamente a cultura canadense.

Foi ótimo começar por este caminho, porque eu conheci pontos turísticos, fiquei sabendo sobre lugares interessantes para andar na cidade, sobre artistas canadenses que não são tão disseminados pelo mundo, e também sobre a publicidade. O primeiro vídeo a que assistimos como exemplo foi o da cerveja Molson Canadian, uma marca conhecida também nos Estados Unidos.

Um vídeo como este me fez prestar cada vez mais atenção na importante ação de criação e desenvolvimento de uma marca.

Sou jornalista, e não publicitária, mas como uma profissional da comunicação, eu descreveria a publicidade canadense como franca, curta e direta. Não existe meia palavra ou meio tom para passar a mensagem. Se o xarope é amargo, o comercial de TV é com pessoas fazendo as maiores caretas para tomar o remédio.

Senti que a preocupação com a imagem perfeita não é o fundamental. Eles querem mais é passar a mensagem, e isso acontece de todas as maneiras possíveis. A lei Cidade Limpa, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, passou longe por aqui. Em Toronto, os trens do metrô são um dos meios mais explorados para propaganda barata, e se você quiser fazer um anúncio pessoal, não precisa se preocupar com jornais. Basta utilizar um método mais prático, que é o de colar um papel no poste ou no ponto de ônibus, de onde é possível destacar um número de telefone. Quer praticidade e economia maiores?

Como a publicidade não é meu forte, mas uma curiosidade, fui buscar informações com quem entende desta fascinante área. Conversei com Wilson Marques, um experiente publicitário que atua em uma das maiores agências do mundo. “A propaganda no Canadá não é exponencial. Eles também não tiveram o seu momento na propaganda mundial como os espanhóis, nórdicos, brasileiros, asiáticos de Cingapura, Índia, Tailândia, Turquia e assim vai.” – disse ele – “Porém, eles já conquistaram o Grand Prix no festival de Cannes, alguns em categorias em que o Brasil jamais conquistou”. Ao citar os prêmios canadenses em Cannes, Wilson falou a respeito do vídeo “Evolution” do sabonete Dove, da agência Ogilvy & Mather, que traz o conceito de que toda mulher tem sua beleza. Assista ao vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U

Como diz o publicitário, a propaganda canadense, apesar de ter suas glórias, não tem tradição. Quem tem a oportunidade de viver um tempo no Canadá acaba sentido essa diferença na pele. Confesso que passei a dar mais valor ao nosso trabalho publicitário. Valeu, Brasil!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Curiosa por natureza e apaixonada por arte desde os primeiros passos, Élida sempre quis descobrir tudo que tinha por trás dos grandes resultados. Como sua personalidade não é ficar num único ponto, o jornalismo foi como uma porta que se abre para o novo todos os dias. “Nunca nenhum dia é igual ao outro; sem contar que passo conversar sempre com gente nova e interessante”, diz Élida. Pós-Graduada em Comunicação Corporativa. Nove anos de experiência no mercado de Comunicação, atuando como editora em revistas e apresentadora em programa televisivo no estado de São Paulo (Brasil). Chegou ao Canadá em 2009 e agora escreve para OiCanadá contando toda a experiência que o Canadá tem lhe dado.

11 Comentários

11 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo