Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Cada país com a sua publicidade

Não é apenas nas ruas que percebemos as diferenças entre o Brasil e o Canadá. Assistindo à televisão, entendemos claramente como nossas culturas nos diferenciam, mesmo!

Hoje vou escrever sobre algo que me chama a atenção desde o primeiro dia em que cheguei ao Canadá: a publicidade. É curioso como percebemos as diferenças assim que colocamos os pés no país. Eu cheguei a Toronto em agosto do ano passado, e como fui direto para as aulas de inglês, uma de minhas disciplinas foi exatamente a cultura canadense.

Foi ótimo começar por este caminho, porque eu conheci pontos turísticos, fiquei sabendo sobre lugares interessantes para andar na cidade, sobre artistas canadenses que não são tão disseminados pelo mundo, e também sobre a publicidade. O primeiro vídeo a que assistimos como exemplo foi o da cerveja Molson Canadian, uma marca conhecida também nos Estados Unidos.

Um vídeo como este me fez prestar cada vez mais atenção na importante ação de criação e desenvolvimento de uma marca.

Sou jornalista, e não publicitária, mas como uma profissional da comunicação, eu descreveria a publicidade canadense como franca, curta e direta. Não existe meia palavra ou meio tom para passar a mensagem. Se o xarope é amargo, o comercial de TV é com pessoas fazendo as maiores caretas para tomar o remédio.

Senti que a preocupação com a imagem perfeita não é o fundamental. Eles querem mais é passar a mensagem, e isso acontece de todas as maneiras possíveis. A lei Cidade Limpa, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, passou longe por aqui. Em Toronto, os trens do metrô são um dos meios mais explorados para propaganda barata, e se você quiser fazer um anúncio pessoal, não precisa se preocupar com jornais. Basta utilizar um método mais prático, que é o de colar um papel no poste ou no ponto de ônibus, de onde é possível destacar um número de telefone. Quer praticidade e economia maiores?

Como a publicidade não é meu forte, mas uma curiosidade, fui buscar informações com quem entende desta fascinante área. Conversei com Wilson Marques, um experiente publicitário que atua em uma das maiores agências do mundo. “A propaganda no Canadá não é exponencial. Eles também não tiveram o seu momento na propaganda mundial como os espanhóis, nórdicos, brasileiros, asiáticos de Cingapura, Índia, Tailândia, Turquia e assim vai.” – disse ele – “Porém, eles já conquistaram o Grand Prix no festival de Cannes, alguns em categorias em que o Brasil jamais conquistou”. Ao citar os prêmios canadenses em Cannes, Wilson falou a respeito do vídeo “Evolution” do sabonete Dove, da agência Ogilvy & Mather, que traz o conceito de que toda mulher tem sua beleza. Assista ao vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U

Como diz o publicitário, a propaganda canadense, apesar de ter suas glórias, não tem tradição. Quem tem a oportunidade de viver um tempo no Canadá acaba sentido essa diferença na pele. Confesso que passei a dar mais valor ao nosso trabalho publicitário. Valeu, Brasil!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Curiosa por natureza e apaixonada por arte desde os primeiros passos, Élida sempre quis descobrir tudo que tinha por trás dos grandes resultados. Como sua personalidade não é ficar num único ponto, o jornalismo foi como uma porta que se abre para o novo todos os dias. “Nunca nenhum dia é igual ao outro; sem contar que passo conversar sempre com gente nova e interessante”, diz Élida. Pós-Graduada em Comunicação Corporativa. Nove anos de experiência no mercado de Comunicação, atuando como editora em revistas e apresentadora em programa televisivo no estado de São Paulo (Brasil). Chegou ao Canadá em 2009 e agora escreve para OiCanadá contando toda a experiência que o Canadá tem lhe dado.

11 Comentários

11 Comments

  1. Renan

    12/nov/2014 at 12:34

    Boa tarde!

    Tenho o interesse em estudar publicidade fora do Brasil. Estou quase me formando em administração e pretendo já começar um curso ou graduação de PP. Teria alguma indicação de faculdade para a área ou até mesmo curso?

  2. Hellen Maciel

    16/mar/2012 at 11:46

    Nossa, sou pré-vestibulanda, e meus dois maiores sonhos são:
    1. Ser publicitária
    2. Morar no Canadá
    Sou consciente que o mercado publicitário está saturado e não é garante de bons salários, porém não me vejo fazendo outra coisa na vida além disso. Queria saber como é o mercado para publicitários formado no Brasil ai no Canadá?
    Grata.

  3. stamp malhas

    17/dez/2010 at 09:01

    otimos post, é sempre bom saber como anda os meios de publicidade la fora para termos uma visão mais abrangente.

  4. Jacquelina

    08/set/2010 at 17:14

    Ola!
    gostaria de estar sabendo como eu poderia me escrever nas agencias aqui no Canada, Vancouver. Para fazer propaganda em revistinhas de loja!!!
    Quem souber porfavor me passe a informacao.
    Obrigado desde ja aguardo resposta
    email [email protected]

  5. daiane

    05/abr/2010 at 17:13

    Verdade…a publicidade canadense é beeem diferente. Noto também que eles não tem problema algum em colocar pessoas “normais” para anunciar os produtos. Pode ser gordinho, idoso, careca…no Brasil geralmente os modelos/atores tem que ser perfeitos – a não ser quando são motivo de piada no comercial.
    O mercado aqui também não é grande, então acredito que não justifica investir muito em criações milaborantes para a publicidade.
    Parabéns pelo blog, pelas escolhas de temas e pela qualidade dos textos – é ótimo ter uma nova leitura por aqui!

  6. Fernando Mattei

    05/abr/2010 at 12:18

    Oi Élida, muito legal você escrever sobre propaganda. Na verdade, sou publicitário e passei pelas maiores agências do país (Y&R, Africa, etc). E queria muito trabalhar e viver no Canadá por tempo inderteminado. Sei que teria abertura no mercado canadense, mas não tenho nenhum ponto de contato, ou headhunter. Você poderia me indicar alguém? Ou mesmo me ajudar de alguma forma?

    Obrigado!

  7. Élida

    01/abr/2010 at 11:36

    Vocês tem toda razão no que escreveram. Nossa criatividade. Tirar esta coisa da mulher e cerveja. E Aline, adorei o vídeo. Mostra a diversidade e tem uma excelente fluência. Obrigada pela contribuição.
    Abraços,
    Élida.

  8. Aline C.

    01/abr/2010 at 03:11

    Nossa adorei o post. Há tempo gostaria de ler algo sobre a publicidade canadense, mas aos olhos brasileiros. Seu texto reflete exatamente o que reparei desde que cheguei. Os canadenses realmente são bem diretos quando se trata de publicidade, porém acabam fazendo anuncios sem o “charme” que nós brasileiros apreciamos, não se preocupam com o layout, não se preocupam com o que pra nós seriam falhas e pra eles é apenas realidade. Uma boa propaganda canadense, é um vt do Toronto FC, já antigo, mas adorei e reflete bem esse país multicultural:
    http://www.youtube.com/watch?v=vdnWg33BF5M

  9. Livia

    31/mar/2010 at 22:44

    e o “cash man”?? onde entra nessa historia??? ahaha

  10. Drika

    31/mar/2010 at 18:46

    pelo menos o comercial de cerveja deles n tem mulher pelada.

  11. Rafael

    31/mar/2010 at 15:44

    Sim concordo com voce. É muito bom saber que alguem mais pensa assim. Acho as produções Canadenses meio fraquinhas até mesmo a produção cultural deixam um pouco a desejar… (No meu ponto de vista). De qualquer forma, a nossa TV Brasileira também produz muito lixo mas quando faz alguma coisa que presta ela realmente arrasa.
    Quanto a nossa propaganda ninguém pode jamais duvidar da criatividade do Brasileiro né? As vezes usada para o bem as vezes para o mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Cultura

Posts Populares

Topo