Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Páscoa com menos tradição, mas temos bacalhau!

A Semana Santa esta aí, e para nós que moramos no Canadá, é uma época que nos faz sentir ainda mais longe do Brasil, já que as tradições aqui são um pouco diferentes nessa época.

Ainda me lembro de tradições da minha infância, como a malhação de Judas, os intermináveis ovos de Páscoa no domingo e a tentação de não comê-los antes da hora. Algumas tradições são mantidas aqui no Canadá, mas é algo mais contido e leve.

A Páscoa é celebrada por aqui da mesma forma que em muitos países ocidentais, assim como nos Estados Unidos também. Este ano, a “Good Friday” cairá em 2 de abril, e algumas casas, principalmente as portuguesas, seguem a tradição de não comer carne nesse dia. O que já me fez dar uma passada hoje no mercadinho português e ver que o bacalhau já está em falta.

Como já falei em outras colunas, o bacalhau é um peixe bastante ignorado aqui no Canadá, o que é bom para nós brasileiros, já que podemos comprá-los a preços relativamente em conta. Eram tradições, em minha casa, a famosa torta de bacalhau da minha mãe e a salada de bacalhau do meu pai (cresci em uma casa portuguesa com certeza), duas receitas que não devem faltar no seu feriado.

Compre um bom pedaço de bacalhau e deixe de molho por até dois dias para tirar todo o sal. Se for fazer a torta da minha mãe, apenas acrescente em um refratário a primeira camada de purê de batatas e forre depois com um refogado de cebolas, tomates, azeitonas e pimentões por cima. Depois, é só cobrir com uma camada de claras em neves batidas e misturadas com um pouquinho de creme de leite. Ponha para assar até ficar dourado e sirva com arroz branco, uma bela salada, um bonito pão italiano e pronto! Sua ceia vai ser um sucesso!

Mas se for fazer a receita do meu pai, ela é ainda mais simples! Misture as lascas do bacalhau dessalgado com ovos cozidos em pedaços, cebola em fatias finas, azeitonas pretas e verdes, salsinha picada, uma lata de grão-de-bico e pronto! Sirva também regado com bastante azeite, um delicioso pão italiano e muito vinho.

De qualquer forma, não é preciso nem dizer qual receita fazia mais sucesso lá em casa, não é?

No domingo de Páscoa canadense, muitas pessoas seguem a tradição da caça aos ovos, que são verdadeiros, mas decorados e coloridos. Isso é algo que não me chama muito a atenção. Prefiro os de chocolate mesmo, mas não temos como comprar na mesma quantidade e variedade que existe no Brasil. Sim, existem vários ovos de chocolate aqui, só que geralmente são bem simples e pequenos, ou seja, nada muito grande ou chamativo. O que eu faço mesmo é que acordar cedo para ver a Parada de Páscoa que acontece em uma área chamada Beaches aqui em Toronto.  O seu domingo vai ser bem melhor. Se você tiver crianças, então, vá correndo porque elas vão adorar!

Boa Páscoa a todos!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo