Moradia
O passo a passo para a compra de um imóvel
O processo de compra de uma casa aqui no Canadá é diferente do que acontece no Brasil, e por isso vou tentar descrevê-lo de forma resumida e prática.
Após tomar a decisão de que é hora de começar a procurar pelo seu “lar doce lar”, o primeiro passo é contatar um (a) realtor ou real estate agent que, traduzindo, seria o corretor de imóveis (como sou uma corretora, vou usar as palavras no feminino pra me expressar mais facilmente). Sugiro que procure alguém de sua confiança e que fale português, pois é esta profissional quem irá procurar as casas para você, lhe levará para visitá-las, tirará suas dúvidas, além de ser a responsável pela preparação e explicação do contrato de compra e venda (offer). No fim do processo, ela fará a proposta para os donos da casa que está à venda e negociará o melhor preço possível para você.
Antes de qualquer coisa, sua corretora deverá lhe aconselhar a procurar um mortgage broker, a fim de se qualificar para um financiamento (mortgage). Se você não conhece ninguém, ela poderá lhe fornecer o nome de alguns profissionais, pois diferentemente do que ocorre no Brasil, geralmente o lugar menos adequado para pedir um financiamento é o seu banco, pois eles oferecerão apenas seus próprios produtos, mas um mortgage broker poderá lhe oferecer o que há de melhor no mercado. Após preencher um formulário e enviar para pelo menos um mortgage broker, você já saberá quanto poderia obter de financiamento e consequentemente qual seria o valor do imóvel e quanto teria que dar de entrada (down payment).
De posse destes dados, sua agent iniciará a procura no MLS (Multiple Listing System) pelos imóveis que estão à venda no mercado, mas com foco naqueles que atendem as suas preferências. Primeiro, ela lhe enviará por email uma lista com os imóveis selecionados para que você selecione quais gostaria de visitar; depois irá agendar as visitas em horário de sua conveniência e, por último, lhes acompanhará nas visitas. Normalmente, quem está vendendo (seller) não fica em casa durante a visita, mas sua real estate agent sabe o código do locker (cadeado) que contém a chave para entrar no imóvel.
Quando encontrar o imóvel que lhe agrada, chegará a hora de fazer uma proposta de compra e venda. Sua agent irá preparar toda a documentação, sempre seguindo suas instruções e, em seguida, entrará em contato com a corretora de quem está vendendo a propriedade, comunicando que existe uma offer para apresentar ao cliente dela.
No dia e hora marcados, você e sua corretora deverão estar em frente à casa dos Sellers. A agent entrará na residência para apresentar aos donos a sua proposta e, depois de fazê-lo, sairá para encontrá-los no carro, enquanto eles, junto com a corretora deles, discutem a sua offer.
Caso os sellers prefiram negociar, eles mesmos riscam no papel as coisas que não gostam ou adicionam o que está faltando, e lhe devolvem. Daí é sua vez de discutir junto com sua agent o que é aceitável e o que não é. Geralmente, isso acontece dentro do carro mesmo, e a proposta vai e volta até alguém aceitar tudo como está ou desistir. Normalmente, todos os appliances (fogão, geladeira, lavadora de pratos, lavadora e secadora de roupas) são incluídos na venda. Esta negociação pode demorar entre três e quatro horas, mas no final, o seller e o buyer ficam com uma promessa de compra e venda em mãos, pelo menos até a aprovação do mortgage e a home inspection (inspeção da casa), que é assunto para outra matéria.
Os próximos e últimos passos são: agendar e realizar a home inspection, conseguir a aprovação do mortgage, contatar o seu advogado (tudo isso assessorado pela sua corretora) e então esperar pelo dia para fazer o closing (fechamento), dia este em que você deverá encontrar com seu advogado para pagar o que falta e pegar as chaves do seu novo “lar doce lar”.