Siga-nos

OiCanadá

Moradia

É tempo de investir no Curb Appeal de sua casa

Com a chegada da primavera é hora de começar a investir na sua casa, desde jardinagem, criação de calçadas, até renovação de garagens, paredes, muros, cercas, enfim, tudo que chame a atenção e encante as pessoas que passa em frente a ela.

O curb appeal de sua casa é muito importante, pois é ele o responsável por criar a primeira impressão que as pessoas têm dela, inclusive para os próprios moradores. No caso de uma casa à venda, é um dos fatores mais importantes para atrair compradores.

Agora é época de adubar seu gramado com um bom fertilizante, após ter retirado qualquer grama morta ou folhas secas. Como esta primavera tem sido de pouca chuva, é aconselhável molhar seu gramado, após a aplicação do adubo, por pelo menos 30 dias.

Outra boa medida para deixar seu gramado bem bonito e forte, é espalhar sementes de grama por cima da já existente e, se puder, cubra-a com uma camada fina de terra orgânica.

Também é bom fazer uma aeração (existem máquinas para fazer isso ou pode-se contratar uma empresa, que geralmente cobra de $60 a $80, dependendo do tamanho do gramado). A aeração faz com que os nutrientes sejam melhor absorvidos pelo terreno já que, na maioria dos casos, o solo aqui é muito duro.

Os canteiros devem ter a terra afofada e pode-se adicionar algum adubo orgânico (como farinha de osso) para ajudar as plantas perenes (aquelas que não morrem no inverno) a “acordarem” do longo inverno e brotarem bem bonitas e verdes. Ainda é cedo para plantar flores que são chamadas de “anuais”, ou seja, aquelas que duram apenas até o frio chegar, como petúnias, amor perfeito, gerânios, etc. Este tipo de flor deve ser plantada apenas a partir de maio ou quando não há mais perigo de esfriar abaixo de zero. Mas você pode colocar vasos ou floreiras com bonitas tulipas e amor perfeitos dentro da área de entrada.

Fora o ajardinamento, está na hora também de cuidar do calçamento (landscaping) que liga a calçada à porta de sua casa. Se há condições financeiras, vale a pena contratar uma empresa para fazer um bom trabalho com pedras, tijolinhos, etc. Caso contrário, faça você mesmo, seja criativo mas faça algo bem feito.

Outro fator muito importante para uma casa ter um bom curb appeal é a porta da garagem. Aproveite que o sol não está tão quente ainda, para lixar, cobrir as possíveis rachaduras com massa e pintá-la em uma cor compatível com a sua casa. Aproveite também as empresas que aparecem nesta época para fazer uma aplicação de piche por cima do driveway. Serve para a conservação do piso e também embeleza.

Estas dicas servem para que você tenha mais prazer ao entrar em sua casa, mas também, o que é muito importante, para fazer com que sua casa se diferencie das demais da vizinhança. No mercado canadense, o preço de venda de um imóvel é estabelecido levando em conta os demais imóveis similares à venda e/ou já vendidas. Se compara essencialmente o tipo, idade, tamanho da casa e do lote, quantidade de peças (número de quartos e banheiros, por exemplo), tipo e tamanho da garagem, mas também se leva em conta um basement bem acabado e um bonito curb appeal. Pouco se pode obter de retorno financeiro sobre este investimento, mas ele pode fazer com que sua casa se destaque das outras similares à venda e irá colaborar para que ela venda mais rápido e por melhor preço.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo