Siga-nos

OiCanadá

http://www.flickr.com/photos/su-lin/

Paladar

Receita de feijoada para o feriadão

Para animar ainda mais o Victoria Day Weekend, Rafael Alcântara dá uma deliciosa receita de feijoada adaptada aos produtos encontrados no Canadá.

Tenho certeza de que todos os brasileiros em Toronto estão muito felizes com o bom tempo que tem feito nesses últimos dias. Nesse fim de semana, vamos ter um evento de que todos nós temos saudades, o feriadão. Lembra-se de quantos tínhamos no Brasil? Pois é, este que está chegando é ainda mais especial, afinal é o começo da temporada dos grandes eventos do verão.

Agora, que tal aproveitarmos a data com uma gostosa feijoada? Não é uma boa ideia? Que boa época pra juntar os amigos e fazer uma farra! Logicamente, aqui no Canadá é bastante difícil fazer aquela feijoada bem brasileira, mas como o meu lema é descomplicar, faço uma feijoada que é muito gostosa. Essa minha feijoada fica bem próxima da nossa e todos adoram, inclusive eu, porque não preciso passar horas e mais horas no fogão.

Para o começo de qualquer feijoada, temos que visitar alguns dos muitos açougues portugueses que existem em Toronto. Eles até já têm a couve picada, porque a usam para o caldo-verde deles. Entretanto, alguns já estão tão acostumados a ouvir brasileiros perguntando pelos ingredientes da feijoada, que te dão até dicas do que usar:

  • Costelinha de porco.
  • Linguiça de chouriço – Eu não consigo achar a nossa de jeito nenhum. Se alguém achou, divida conosco essa dica valiosa, por favor!
  • Lobinho de porco.

Eu faço bem simples mesmo. Não uso muitos ingredientes, mas capricho nas guarnições e todo mundo adora.

  • Couve no alho e manteiga – Pode-se encontrar a nossa couve facilmente em Chinatown, procure por KALE.
  • Um bom molho vinagrete ou campanha (tomate, cebola, pimentão verde, azeite e vinagre).
  • Logicamente não pode faltar a nossa boa e gostosa farofa. Agora, se for usar aquela pronta, cuidado que ela já vem torrada e queima MUITO facilmente. Coloque a farinha pronta já no final se não quiser ter o risco de sua farofa ter gosto de queimado.
  • Sobremesa para dia de feijoada para mim é fruta. Um bom prato com umas laranjas e morangos, que estão em conta nessa época, é o ideal para mim.

Modo de Preparo

Veja como é simples! Dessalgue alguma carne que tenha comprado salgada, frite as costelinhas e descarte aquele monte de gordura.  Corte a linguiça em fatias e dê uma fritada nela também. Se tiver usando outra carne faça o mesmo até que tudo esteja bem fritinho. Separe as carnes num outro recipiente, e na mesma panela, jogue uma lata de feijão preto. Sim, amigos. Esse é o pulo do gato, eu uso feijão preto em lata que já vem cozido! Ou vocês pensaram que eu ficar horas catando feijão e depois cozinhando em panela de pressão? Mas nem morto!

Bem,  adicione as carnes a essa primeira lata de feijão, e deixe ferver em fogo baixo até estar tudo bem macio. Não ponha sal, porque o seu feijão vai ficar duro. Isso leva um tempo, então você pode relaxar e começar a preparar as caipirinhas.

As carnes amoleceram e ficaram macias? Jogue mais duas latas de feijão cozido ou, dependendo do número de pessoas, deixe ferver um pouquinho, ponha sal, alho frito a gosto, e pronto!

Sua feijoada está pronta e agora é só aproveitar a vida que parece ser sempre mais bela no verão.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo