Siga-nos

OiCanadá

http://www.flickr.com/photos/su-lin/

Paladar

Receita de feijoada para o feriadão

Para animar ainda mais o Victoria Day Weekend, Rafael Alcântara dá uma deliciosa receita de feijoada adaptada aos produtos encontrados no Canadá.

Tenho certeza de que todos os brasileiros em Toronto estão muito felizes com o bom tempo que tem feito nesses últimos dias. Nesse fim de semana, vamos ter um evento de que todos nós temos saudades, o feriadão. Lembra-se de quantos tínhamos no Brasil? Pois é, este que está chegando é ainda mais especial, afinal é o começo da temporada dos grandes eventos do verão.

Agora, que tal aproveitarmos a data com uma gostosa feijoada? Não é uma boa ideia? Que boa época pra juntar os amigos e fazer uma farra! Logicamente, aqui no Canadá é bastante difícil fazer aquela feijoada bem brasileira, mas como o meu lema é descomplicar, faço uma feijoada que é muito gostosa. Essa minha feijoada fica bem próxima da nossa e todos adoram, inclusive eu, porque não preciso passar horas e mais horas no fogão.

Para o começo de qualquer feijoada, temos que visitar alguns dos muitos açougues portugueses que existem em Toronto. Eles até já têm a couve picada, porque a usam para o caldo-verde deles. Entretanto, alguns já estão tão acostumados a ouvir brasileiros perguntando pelos ingredientes da feijoada, que te dão até dicas do que usar:

  • Costelinha de porco.
  • Linguiça de chouriço – Eu não consigo achar a nossa de jeito nenhum. Se alguém achou, divida conosco essa dica valiosa, por favor!
  • Lobinho de porco.

Eu faço bem simples mesmo. Não uso muitos ingredientes, mas capricho nas guarnições e todo mundo adora.

  • Couve no alho e manteiga – Pode-se encontrar a nossa couve facilmente em Chinatown, procure por KALE.
  • Um bom molho vinagrete ou campanha (tomate, cebola, pimentão verde, azeite e vinagre).
  • Logicamente não pode faltar a nossa boa e gostosa farofa. Agora, se for usar aquela pronta, cuidado que ela já vem torrada e queima MUITO facilmente. Coloque a farinha pronta já no final se não quiser ter o risco de sua farofa ter gosto de queimado.
  • Sobremesa para dia de feijoada para mim é fruta. Um bom prato com umas laranjas e morangos, que estão em conta nessa época, é o ideal para mim.

Modo de Preparo

Veja como é simples! Dessalgue alguma carne que tenha comprado salgada, frite as costelinhas e descarte aquele monte de gordura.  Corte a linguiça em fatias e dê uma fritada nela também. Se tiver usando outra carne faça o mesmo até que tudo esteja bem fritinho. Separe as carnes num outro recipiente, e na mesma panela, jogue uma lata de feijão preto. Sim, amigos. Esse é o pulo do gato, eu uso feijão preto em lata que já vem cozido! Ou vocês pensaram que eu ficar horas catando feijão e depois cozinhando em panela de pressão? Mas nem morto!

Bem,  adicione as carnes a essa primeira lata de feijão, e deixe ferver em fogo baixo até estar tudo bem macio. Não ponha sal, porque o seu feijão vai ficar duro. Isso leva um tempo, então você pode relaxar e começar a preparar as caipirinhas.

As carnes amoleceram e ficaram macias? Jogue mais duas latas de feijão cozido ou, dependendo do número de pessoas, deixe ferver um pouquinho, ponha sal, alho frito a gosto, e pronto!

Sua feijoada está pronta e agora é só aproveitar a vida que parece ser sempre mais bela no verão.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

5 Comentários

5 Comments

  1. Rose

    12/out/2015 at 10:54

    Que bom que pode se encontrar nossos ingredientes por aí, mas feijão enlatado, não desce de jeito nenhum.

  2. jaqueline Pineiro

    21/mar/2011 at 13:25

    OI Rafael,
    Obrigadao pela receita! Gostaria de saber onde posso encontrar a carne ja salgada?
    Beijo!!!

  3. KK

    13/out/2010 at 15:33

    Oi Rafael

    Para acompanhar meu feijaozinho eu faco uma couve tbem. Mas uso Collard green que acho em qualquer supermercado e fica parecidissimo com a nossa couve. Vc ja tentou usa-la? So uma dica, pq nem sempre e facil ir a Chinatown. Obrigada pelas dicas!

  4. Carol

    23/Maio/2010 at 13:29

    Oi Rafael, ja descobri as facilidades desse feijão em lata ha algum tempo,hehehehe…ainda nao fiz adulbadinho com carne como você por nao ser para muita gente e prq faço mais como acompanhamento e nao prato principal, mas o feijão é muuuuuuuuuuuuuuuito bom meeeeeeeeeeeesmooooo, hehehe…e com certeza dá pra fazer como O prato principal, sem dúvidas. Se quiser uma diquinha eu uso baicon double smoked pra dar aquele gostinho de defumado. Fiz pra uma lata uns 100 gramas de baicon cortadinho. Fritei eles antes, acrescetei um pouquinho de aseite, cebola (cortadinha também), alho, esperei a cebola esbranquiçar e na mesma panela acrescentei o feijao e um pouquinho de água. De tempero uso um pouco de cheiro-verde, salsa e cominho (sal a gosto). Depois de um tempo na fervura esmago alguns grãos para engrossar o caldo e ta pronto…hummmm, minham minham, fica irresistível….tudo isso encontra-se facinho aqui em Toronto.

    Grande abraço!

  5. Mauricio

    21/Maio/2010 at 19:08

    Me deu agua na boca! Quando fizer me convide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo