Siga-nos

OiCanadá

Moradia

O que é a Home Inspection

Na hora de adquirir uma propriedade, não basta simplesmente gostar da casa e ter o financiamento aprovado. É preciso tomar cuidado para não comprar gato por lebre. Veja como escapar de possíveis armadilhas e evite surpresas.

Quando se compra uma propriedade, geralmente o corretor (realtor), inclui no formulário do “Agreement of Purchase and Sale”, popularmente conhecido como a “Offer” (oferta), uma cláusula condicionando a compra da propriedade a uma “Home Inspection” (inspeção).

O seu corretor poderá lhe sugerir nomes de profissionais, mas você também pode pesquisar no site da CAHPI (Canadian Association of Home and Property Inspectors), para saber quem é mais bem qualificado.

Hoje em dia, com o mercado muito aquecido e com múltiplas ofertas, isto é, mais de um comprador disputando pelo mesmo imóvel, é comum que o agente do proprietário peça que se retire esta cláusula da oferta. Porém, eu costumo aconselhar meus clientes a manterem-na, pois pouco se pode observar numa simples visita à casa, e nós, corretores, não somos especialistas em detectar todos os defeitos que possam estar “disfarçados”.

Um home inspector (inspetor) qualificado irá inspecionar os principais sistemas do imóvel, tais como a parte elétrica, telhado, portas e janelas, encanamento, sistema de aquecimento e/ou ar condicionado central, fundação ou alicerce e é dada especial atenção ao basement.

Se na inspeção for detectado algum problema no imóvel que seja considerado importante, o seu agente irá notificar o agente do proprietário para que esse possa realizar o conserto, ou você poderá desistir da compra sem penalidade alguma. Neste caso, o valor que foi dado como depósito deverá retornar às suas mãos sem deduções.

É aconselhável que o comprador acompanhe todo o processo para que possa fazer perguntas, tirar dúvidas e para que o inspetor possa ir lhe explicando como os sistemas da casa funcionam. Você se familiarizará com o imóvel e saberá exatamente o que vai exigir manutenção ou melhoria.

Após a inspeção, o inspetor lhe dará um relatório descrevendo cada sistema da casa, todos os reparos que são necessários e poderá incluir os custos estimados.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo