Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Albergues em Toronto, Canadá – Os 5 melhores hostels da cidade

Eles são ideais para quem quer gastar pouco e não se incomoda em dividir o quarto com estranhos. Há dezenas de albergues em Toronto. Nós visitamos cinco deles para conferir o que cada um tem de melhor e de pior, e te ajudar a escolher um albergue em Toronto para sua estada.

O site Hostelworld, bastante popular entre os mochileiros, contabiliza cerca de 15 albergues em Toronto com preços a partir C$22 por noite. Uma bagatela se comparados à diária da maioria dos hotéis. No entanto, o preço baixo não é a única grande vantagem dos albergues. A possibilidade de conhecer pessoas do mundo inteiro em um só lugar é um dos grandes atrativos dos “hostels”.

A chilena Fernanda Arias dividiu o quarto em um albergue em Toronto com uma francesa e uma brasileira. “Gosto do fato de poder ter contato com pessoas da minha faixa etária”, diz a estudante de 23 anos. O estudante de medicina gaúcho Gustavo Cabral veio para fazer um  curso de inglês no Canadá e se hospedou no mesmo hostel que Fernanda. “Ficar em albergue é o ideal se você quer conhecer gente. Tem sempre alguma coisa para fazer à noite e é um ambiente muito agradável. Se eu tivesse ficado em casa de família provavelmente teria ficado sozinho no quarto mexendo no computador, em vez de sair com os amigos”, diz ele.

Não existe uma estimativa de quantos mochileiros existem no mundo, mas sabe-se que o número de pessoas que optam pela hospedagem em albergues é grande. Só a Hostelling Internacional (conhecida no Brasil como Albergue da Juventude), considerada a maior rede de albergues do mundo, possui mais de 3 milhões de associados, que geram mais de C$1 bilhão por ano. “Nossos clientes são pessoas que buscam se socializar, conhecer novas culturas. Temos uma grande diversidade cultural até mesmo no nosso quadro de funcionários. Trabalham conosco irlandeses, asiáticos e inclusive brasileiros”, afirma o inglês Desmond Tibby, gerente de operações da HI em Toronto.

De fato, os albergues canadenses são cheios de turistas do mundo inteiro, principalmente de europeus. A crise econômica na Europa fez com que italianos, franceses e sobretudo irlandeses escolhessem o Canadá como destino para trabalhar. “Muitos europeus conseguem facilmente visto para trabalhar no Canadá e optam por ficar em albergues em decorrência do preço baixo e do ambiente descontraído” afirma Chris Morgan, proprietário do Canadiana Backpackers Inn.

As vantagens proporcionadas pelos albergues, como por exemplo o ambiente familiar que eles têm, atraem também pessoas que optam por morar temporariamente na cidade. “Eles querem se sentir em família, mesmo longe de casa”, ressalta Denny Znr, gerente do Clarence Castle, onde está hospedado o chef de cozinha Richard Tanguays, que está de passagem por Toronto. “Para mim seria desvantagem assinar um contrato de aluguel por um ano em um apartamento, uma vez que eu pretendo me mudar para a costa oeste do Canadá muito em breve”, diz ele.

O lado B

Porém nem tudo são flores. Quem se hospeda em albergues, sobretudo nos quartos coletivos, pode estar sujeito a algumas surpresas desagradáveis. “Na primeira noite fui acordada por um rapaz, que eu nunca tinha visto na vida, me acusando de ter pego a cama dele”, desabafa a garçonete irlandesa Vicky Richards.

A australiana e estudante de medicina Madeleine Hanner, que sempre se hospeda em albergues acompanhada do namorado, afirma que nem sempre hostel é sinônimo de diversão. “Muitas vezes somos acordados no meio da madrugada por companheiros de quarto que levantam muito cedo ou chegam muito tarde da balada. Também já roubaram minhas roupas em um albergue europeu. É preciso ficar de olho bem aberto quando se hospeda com estranhos”, adverte Hanner.

E para ajudar os leitores, o OiCanadá visitou cinco dos melhores albergues em Toronto.

  • Canadiana Backpackers Inn (fechado em abril de 2016)
  • HI-Toronto
    • 76 Church St.
    • 416 971 4440
    • Estação de metrô mais próxima: King
  • The Clarence Park
    • 8 Clarence Square
    • 416.260.1221
    • Estação de metrô mais próxima: St Andrew
  • All Days House
    • 5 Selby Street
    • 647.955.2601
    • Estação de metrô mais próxima: Sherbourne
  • Planet Traveler
    • 357 College Street
    • 647.352.8747
    • Estação de metrô mais próxima: Queen’s Park

Sites

Um dos sites mais populares entre albergueiros do mundo inteiro. É possível pesquisar preços e fazer reservas em albergues de diversos países, além de ler a opinião de mochileiros que já visitaram o local.

  • Airbnb (alternativa a hostels)

Airbnb permite aos indivíduos alugar o todo ou parte de sua própria casa, como uma forma de acomodação extra. O site fornece uma plataforma de busca e reservas entre a pessoa que oferece a acomodação e o turista que busca pela locação.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo