Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Acomodações alternativas para quem quer estudar no Canadá

Uma das preocupações de quem decide estudar no Canadá é encontrar um bom lugar para morar. Os homestays (como são conhecidas as casas de famílias canadenses que recebem estudantes) servem como uma boa opção, mas não são a única. Conheça outras alternativas de moradia em Toronto para alunos internacionais.

Para muita gente que decide estudar em Toronto, encontrar um bom lugar para morar é um processo mais complicado do que a própria matrícula na instituição de ensino. É preciso paciência para achar o lugar ideal, com um preço acessível, e de preferência perto da escola e de supermercados, restaurantes, transporte público e bancos.

O alto preço do aluguel no Canadá é um dos fatores que desestimula alguns estudantes quando o assunto é moradia. Segundo um estudo feito pela Corporação de Moradia e Hipoteca do Canadá (CMHC) em 2012, o valor médio do aluguel de um apartamento de dois quartos sem mobília no país é de C$887, mas em uma cidade como Toronto esse essa quantia gira em torno de C$1164.

É claro que esse valor varia muito de acordo com o bairro. Geralmente em Toronto, quanto mais próximo o apartamento for do centro da cidade, mais caro é o seu aluguel. Aqueles perto de universidades e colleges também costumam ter um valor mais elevado. No ano passado, o OiCanadá publicou uma reportagem sobre um estudo feito pela Metropolis (uma rede internacional de pesquisadores especializados em imigração), que mostrou que a maioria dos imigrantes recém-chegados no Canadá gastava mais de 50% de sua renda somente com moradia.

Residência estudantil

Algumas universidades e colleges em Toronto oferecem acomodação para os seus estudantes. A Universidade de Toronto, por exemplo, possui 8.125 espaços para os alunos matriculados na instituição, sendo 4.007 deles reservados para os calouros. O preço de um apartamento de um quarto no campus varia de C$10.980 a C$14.062 por ano (incluindo alimentação). O site da instituição na internet oferece um serviço de busca no qual o interessado pode encontrar acomodações próximas à universidade.

Durante o ano, a Universidade de Toronto promove algumas oficinas e palestras que orientam o estudante a encontrar um bom local para morar, além de informá-los sobre os seus direitos como inquilino. Mais informações podem ser encontradas online.

A Ryerson University tem cerca de 852 espaços reservados para estudantes, dando preferência para os calouros. O custo varia de C$9.851 a C$10.468 por um apartamento de um quarto (incluindo alimentação). Até 2016, caso o projeto seja aprovado pela Prefeitura de Toronto, a universidade deve inaugurar um prédio de 27 andares e 197 apartamentos para os alunos. Outras informações estão disponíveis na página da instituição na internet.

Residências estudantis são bastantes disputadas, por isso é importante que o estudante se programe para aplicar para um desses espaços assim que o processo de seleção estiver aberto. Algumas escolas possuem uma lista de espera de mais de um ano. As informações são divulgadas nos sites das instituições de ensino.

Uma boa dica para quem quer encontrar moradia a poucos metros da universidade ou college é consultar a ferramenta de busca do site Places4Students. Nele, o interessado tem a oportunidade de acessar uma grande variedade de acomodações com fotografias disponíveis, além de ter a possibilidade de encontrar outros estudantes para dividir o apartamento.

Outra alternativa são as residências de estudantes independentes, aquelas que não possuem conexão direta com universidades ou colleges. A maioria dessas residências oferece quartos mobiliados (sem refeições) através de um aluguel que pode ser renovado mês a mês. É uma boa opção para quem vem fazer um curso de inglês e precisa de mais flexibilidade em relação à duração da reserva.

Albergues e Cooperativas

Outras alternativas de acomodação para estudantes podem ser os albergues, também conhecidos como hostels. No entanto, eles são recomendados para quem não se incomoda em dividir o quarto com estranhos. O OiCanadá visitou alguns dos melhores da cidade. Para saber mais, acesse o post Albergues em Toronto, Canadá- Os 5 melhores hostels da cidade.

Em Toronto é possível alugar alguns dormitórios com preços acessíveis que servem como uma boa opção de moradia para quem está estudando na cidade. Alguns deles, como o Campus Co-Operative Residence e o Neill-Wycik Co-op, funcionam como uma espécie de cooperativa, onde os estudantes desempenham diferentes tarefas que vão desde a limpeza até organização de eventos. Alguns desses locais possuem inclusive um sistema de multas para os moradores que não cumprirem corretamente as suas tarefas.

Dicas para encontrar o local ideal

Algumas regras podem ser bastante úteis na hora de encontrar uma acomodação que tenha a ver com o seu perfil. O OiCanadá reuniu algumas delas.

  • Escolha onde você quer morar- Toronto é a maior metrópole do Canadá, e as áreas costumam ser diferentes umas das outras. Para conhecer o que cada uma delas oferece, o interessado pode acessar as diversas reportagens do OiCanadá sobre os bairros da cidade. São artigos que passam um perfil do local, além de dicas de bares, restaurantes e entretenimento encontrados no local. Outra alternativa é olhar a região em mapas online como o GoogleMap, que oferece também rotas e imagens de satélite.
  • Decida quanto você quer pagar e faça uma pesquisa de preço. O valor do aluguel varia muito em Toronto, dependendo da localização e tipo de imóvel que o interessado pretende alugar. É importante focar naquele que mais te agrada (apartamento individual, homestay, albergue, espaço dividido com outra pessoa e outras opções).
  • Reserve pelo menos dois dias de antecedência para vir a Toronto visitar o espaço que deseja morar. Fotografias na internet ajudam, mas nada se compara a conhecer o local pessoalmente.
  • Faça uma lista de perguntas relacionadas ao espaço (É perto de que? Como é a vizinhança? O que está incluso no valor do aluguel?)
  • A grande maioria dos apartamentos exige que o inquilino pague o primeiro e último mês de aluguel adiantados. Esteja preparado!
  • Não deixe para procurar acomodação de última hora. A busca por um bom lugar para morar é para muitos estudantes a maior dificuldade em todo o período de estudo no Canadá. Quanto mais cedo você se programar, melhor.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo