Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Bom para o meio ambiente e para a economia

Em Toronto, cerca de 2,5 milhões de pessoas colaboram com programas de reciclagem separando o lixo em casa antes de descartá-lo. Uma ajuda que faz a diferença: além de beneficiar a natureza, esses programas geram empregos e arrecadam milhões de dólares.

A quantidade de lixo no planeta é impressionante. Estima-se que só em Toronto sejam produzidas diariamente mais de cinco mil toneladas de resíduos. Isso sem falar nos detritos criados pelas indústrias. Lixo que não desaparece simplesmente quando você joga fora. Um pedaço de vidro, por exemplo, pode levar mais de um milhão de anos para se decompor. Papelão, até seis meses. O que fazer para que o mundo não naufrague nesse mar de lixo? A reciclagem ainda é a melhor alternativa.

Infelizmente não é difícil se deparar em Toronto com o desrespeito ao meio ambiente. Em uma área da zona norte da cidade, o OiCanadá encontrou diversos resíduos no chão, onde a poucos metros existiam três recipientes para materiais recicláveis, além de uma caixa colocada na esquina para depósito de lixo. Mesmo assim, as pessoas insistem em jogar no chão o que deveria ser reciclado.

Bom exemplo

Mas há exceções, como a tradutora e intérprete Jucelei Pereira. Na casa dela, o que não dá para ser reaproveitado, é separado. O lixo orgânico, aquele formado por restos de comida, é colocado em um saco plástico. Produtos feitos de papelão e alumínio, por exemplo, vão para o cesto azul. “Eu reciclo porque acho que hoje em dia todo mundo sabe a importância disso e não custa nada fazer. Não custa depositar o lixo no recipiente adequado. Eu acho que é importante para as futuras gerações”, diz ela.

Os  caminhões coletam o lixo diariamente em Toronto. Cada área da cidade tem um dia especifico. Antes o que era depositado em Michigan, nos Estados Unidos, agora é levado para Green Lane Ladfill, um aterro sanitário situado na cidade de London, a  200 km de Toronto.

Reciclagem aquece a economia

Nem todos os resíduos vão parar no aterro. Produtos recicláveis têm um outro destino. Vão para as usinas de reciclagem, onde todo o material é separado. Toronto tem como objetivo aproveitar até 70% de todo o lixo arrecadado na cidade. O melhor de tudo é que a indústria da reciclagem, além de beneficiar o meio ambiente, gera lucro e empregos.

Em uma das duas usinas de reciclagem da cidade, situada na zona norte de Toronto, cerca de 40 pessoas trabalham eliminando o que não é reciclável. No ano passado, o Blue Bin, um dos programas de reciclagem de Toronto, arrecadou aproximadamente 21 milhões de dólares. “O Blue Bin é um programa de bastante sucesso. Existem 2,5 milhões de pessoas reciclando na cidade de Toronto. Nas nossas duas usinas são depositadas 210 mil toneladas de materiais recicláveis por ano”, ressalta Bonnie Ballam, supervisora de operações de processamento do Blue Bin.

Nem tudo é reciclável

As perspectivas mostram que é  possível reciclar  até 90% do que se joga fora. Porém, não é tudo que  pode ser reaproveitado. “Objetos como agulhas e substâncias perigosas são difíceis de ser recicladas. Tudo que é muito tóxico, como produtos farmacêuticos e de limpeza, como Javex por exemplo, não deve ser reciclado”, afirma George South, diretor de operações de transferência e dispensa do Solid Waste Management.

É  importante saber que a reciclagem não e a única alternativa para solucionar o problema do lixo. Reduzir o consumo desenfreado e reutilizar alguns produtos também é muito importante. “Pequenas mudanças no comportamento visando a evitar o consumo excessivo proporcionam uma grande mudança no meio ambiente”, conclui George South.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

15 Comentários

15 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo