Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Atividades de escolas de inglês estimulam aprendizado

Rodrigo Schmielow conta, em detalhes, como funciona a escola em que estuda inglês e fala do que gosta e do não gosta.

Estudo em uma escola de inglês muito boa, que tem unidades não só em Toronto, mas também em Vancouver, Calgary e Victoria, além de uma nos EUA e cinco unidades na Austrália.

Em média, as salas de aula costumam ter no máximo 14 alunos, dos quais: 40% coreanos, 30% japoneses, 20% brasileiros e 10% da China ou México.

As classes matinais, que são as principais aqui, têm dois blocos de aula, de 90 minutos cada, por dia. Todos os dias um dos blocos é voltado para conteúdos gramaticais com exercícios escritos, e o outro para a prática de conversação, jogos e atividades lúdicas. Todo dia a aula termina com a lição de casa.

O conteúdo dado não costuma ser muito diferente das escolas no Brasil. Mas o ritmo é muito mais intenso. Normalmente o que se aprende já começa a ser usado nas conversas extra-classe, o que é um dos maiores diferencias em se estudar no exterior. A cada dia, palavras que eu não conhecia passam a ser adicionadas ao meu vocabulário, agilizando a fixação.

O bloco de atividades práticas é bem interessante também, cada professor emprega as atividades que acredita serem mais interessantes. Têm muitos jogos e conversação em grupo, em dupla, pequenas encenações teatrais e apresentações. A única regra é fazer com que a turma interaja, pratique o que vem apreendendo, e que todos passem a se conhecer melhor.

Toda tarde tem uma atividade extra-curricular, que pode ser gratuita ou não. Elas são organizadas por um departamento específico dentro da escola e são muito boas para praticar inglês, conhecer a cultura local e outras culturas e fazer novas amizades. Atividades como ir a pubs, museus, jantares temáticos, cinemas, festas, clubes, passear em parques, assistir a partidas de hóquei, praticar esportes, etc. No meu primeiro mês na escola tinha um tipo de competição também, no intervalo da aula o instrutor passava nas salas perguntando quem gostaria de participar e na hora do almoço tinha algum jogo, cada sala acumulava pontos e no final a turma vencedora ganhava um jantar especial. Era bem interessante e divertido.

A única coisa de que não gostei muito na escola foram as aulas opcionais. Apesar de serem boas para treinar pronúncia, leitura, audição e também vocabulário, o conteúdo não é contínuo e muitas vezes elas não são supervisionadas. Em algumas tardes, quando eu sentava perto de alguém que não estava a fim de conversar, tinha que mudar de lugar para poder praticar.

Finalizo com uma discussão quanto à pronúncia de pessoas de diferentes nacionalidades. Eu procuro evitar brasileiros, primeiro para não falar português mais do que já venho falando e usando diariamente em casa e, segundo porque é muito mais fácil entender o sotaque e a pronúncia de alguém do seu próprio idioma e, acredito, os erros acabam passando despercebidos quando falamos em inglês.

Eu gosto de conversar com asiáticos, pois não temos a possibilidade de entender um ao outro em outro idioma que não o inglês e, assim, eles conseguem identificar mais meus erros. Porém muitos outros brasileiros que conheci aqui não gostam de conversar com orientais, dizem que assim aprendemos errado ou que é difícil de entendê-los por causa da pronúncia. Gostaria de mais opiniões a respeito.

Se você já teve experiência similar, de estudar inglês em Toronto, eu gostaria de conhecê-la. Saber se gostou, se teve o mesmo sentimento que eu quanto às aulas opcionais, etc. Deixe seu comentário!

Rodrigo Schmiegelow, um jovem que veio da cidade de São Paulo para se aventurar e descobrir Toronto. Publicitário formado em 2009, no curriculo possui experiência como designer gráfico, criativo em agencia de comunicação, e, nos ultimos três anos, tem trabalhado na área de Marketing. Nas horas vagas investe seu tempo em uma empresa de e-business que começou com uma sócia de criação e desenvolvimento web.

13 Comentários

13 Comments

              Deixe uma resposta

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              Mais em: Experiência

              Topo