Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Organize sua viagem enquanto espera pelo visto

Olá, amigos. Depois de contar sobre como foi escolher a cidade de Toronto para fazer intercâmbio e um pouco sobre o processo para retirada do visto canadense, venho agora dar dicas de como aproveitar da melhor forma o tempo de espera por esse visto.

Visto canadense e americano

Agora vocês devem estar se perguntando: visto americano? Pois é. Pra deixar claro, para entrar no Canadá não precisa ter o visto americano, somente o canadense. Mas Toronto está localizada praticamente na fronteira com os EUA. Ir para Toronto por mais de um mês e não visitar Nova York, que está a menos de 2 horas de avião, chega a ser um pecado. Além disso, a escola em que estudarei tem alguns pacotes de viagem para os estudantes e um deles é justamente pra NYC. Então, pra visitar a terra do Tio Sam eu vou precisar do visto deles.

Por isso, por indicação da agência de intercâmbio que está intermediando minha viagem, estou primeiro tirando o visto americano para depois disso, com ele em mãos, tirar o canadense. De acordo com a agência, eu tendo o visto americano aprovado faz com que os canadenses fiquem mais receptivos a mim. Não sei se isso tem realmente base fundamentada, mas se eles que fazem isso sempre estão falando…

Minha entrevista para retirada do visto americano está agendada para o final de agosto. Prometo que publicarei um post aqui no OiCanadá contando como foi. Para tirar o visto canadense não tem tanto burocracia, não tem entrevista, por exemplo. Bem mais prático.

Enquanto isso

Enquanto não pego os dois vistos, aproveito para me preparar para a viagem, em todos os sentidos. Já estou resolvendo a questão das malas, definindo os itens que preciso levar na viagem.

Eu chego em Toronto numa época em que o frio ainda não está no máximo, mas já estará começando. Então preciso ter cuidado na hora de escolher a roupa que irei levar. Para isso, tenho dado constantes olhadas em sites de previsão do tempo e consultado o histórico de temperatura da época do ano em questão. Assim, sabendo mais ou menos quantos graus estará fazendo, sei melhor o que levar. Para saber mais, leia os posts: O que você precisa para preparar sua mala e Roupas: o que comprar e o que trazer do Brasil.

É bom também aproveitar esse período para, se possível, dar uma afinada no inglês. Eu, por exemplo, tento ler diariamente o Toronto Star, um dos maiores jornais de Toronto. Desse modo, ataco em duas frentes: treino meu inglês e ainda fico sabendo do que acontece na cidade que será meu lar daqui a pouco. Mas, para praticar, também é bom escutar músicas, assistir a seriados, ter aulas particulares. Enfim, cada um sabe como se sai melhor.

Passagem

Se você já tem definido que irá para Toronto, comece a pesquisar o preço da passagem. Pra viagens internacionais, comprar a passagens com 5/6 meses de antecedência faz o preço ficar bem mais acessível. “Ah, mas ainda não recebi meu visto…” Não se preocupe muito com isso. Diferentemente dos EUA, o Canadá é muito mais tranquilo para emitir vistos. E tendo enviado toda a documentação exigida, que por sinal não é nada de extraordinário, não tem muito risco de ser negado.

Cartão VTM Visa

Também já comecei a comprar dólar canadense e americano, aproveitando que está barato. O americano é porque irei fazer uma escala em Nova York na ida. Então caso eu sinta fome ou sede ou mesmo queira comprar alguma coisa no aeroporto, eu quero ter dólares na mão. Acredito que uns 20/30 sejam mais que suficientes.

Se eu quiser alguma coisa mais cara, melhor comprar com o cartão Visa pré-pago, que também já adquiri. Esse cartão se chama VTM (Visa Travel Money) e você pode usá-lo em qualquer estabelecimento do mundo em que o cartão de crédito Visa seja aceito, além de poder sacar dinheiro em moeda local em caixas automáticos. Funciona exatamente como um cartão de débito, por isso é ótimo para quem vai viajar por períodos mais longos e não quer carregar muito dinheiro na carteira. É seguro e prático, e você não vai precisar ficar se preocupando em esconder dinheiro no hotel, o que é muito arriscado. Pra saber onde conseguir um,é só entrar no site do Visa, que lá tem tudo bem explicado.

Amigos, por hoje é isso. Um abração e até logo!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
17 Comentários

17 Comments

  1. Daniela Fernandes

    28/jan/2014 at 21:51

    Olá, E ai, vc conseguiu os vistos? Como foi? Foi Dificil? Irei tirar o meu visto para o Canadá porém, tenho muito medo de ser recusado. Pois já gastei Muito Dinheiro!

    Abraço!

  2. jak

    04/abr/2013 at 18:41

    Oi Marcos,
    Gostaria de uma dica sua. Comprei passagem de ida e volta para NY, e pretendo ir para o Canada também, fazendo Toronto, Niagara, Ottawa, Montreal e Quebec.

    Minha duvida:
    Seria melhor pegar um voo de NY a Buffalo, alugar um carro la , fazer as cidades do Canada, depois NY e devolver o carro em Nova York?
    Ou melhor ir a Toronto , alugar um carro la, passar pelas cidades do Canada, entregando o carro em Montreal ou Quebec e pegar novo voo de volta para NY?

    Também tenho duvida quanto a possível complicação, taxas e burocracias de cruzar fronteiras ( Quebec/ Ontario e Canada / EUA ), impostas pelas agencias de aluguel de carro. Pela sua experiência, o que me recomendaria?
    Muito obrigada!!!!

  3. Éder

    14/ago/2012 at 16:54

    Ola
    Estou de viajem marcada para Toronto no começo do ano q vem em janeiro, algum de vcs tem dicas da quantidade de roupas de inverno que tenho q levar??? E se alguem conhece lojas mais em conta la em Toronro para que eu possa comprar la?? Outra coisa são caras msmo no Canada?? Vlw …

  4. Marcus

    28/jan/2012 at 05:34

    òtimas dicas!

    Eu estou indo tirar o visto americano semana q vem. Estou um pouco preocupado com todas as histórias que ouvi sobre ter visto negado. Eu ja consegui tirar o visto Canadense e o americano será caso a escola planeje viagens para EUA e tambem para passagem que sai mais em conta.

    Será que quem ja tem o visto Canadense é mais facil conseguir o americano?

  5. Guilherme

    17/jan/2012 at 11:41

    Olá Pessoal, adorei as dicas de tudo, e elas me ajudaram muito, pois desde o ano passado estou seguindo as dicas de vocês para embarcar agora em março, já tirei o visto americano conforme o recomendado aqui, estou extremamente feliz e um pouco inseguro pois agora aguardo para conseguir o visto canadense, pois como sou menor de idade, tenho que esperar completar 18 pois vou estudar e trabalhar, agora dia 28 de janeiro completo 18 e já dou entrada no visto canadense com auxilio da agencia.
    Não vejo a hora de estar com tudo certo, tudo resolvido assim fico sossegado.
    Muito obrigado gente

  6. Diego Pessoa

    03/ago/2011 at 02:21

    Olá Christiane, que bom que gostou. A idéia e passar o máximo de dicas para que a vida de queme stá indo (nosso caso) seja facilitada.

    Então, como ainda não estou lá não sei diferenciar se é melhor comprar no Canadá ou nos EUA. Acho q o seu “feeling” lá vai te ajudar. É bom dar umas pesquisadas na internet nas lojas americanas e canadenses e comparar +/- o preço das roupas. O pessoal que já está lá deve saber isso com mais exatidão. Mas acredito que não tenha muita diferença não, afinal, isso lá não é artigo de luxo e sim de necessidade.

  7. Christiane Salgueiro

    31/jul/2011 at 18:53

    Adorei as dicas, estou indo em Setembro, e qualquer ajuda é muito importante. Quanto ao Travel Money, um amigo meu gerente de um banco, me aconsehlor a levar somente o que for gastar nos Estados Unidos, pois na conversão para o Dólar Canadense acaba não valendo a pena. Alguem sabe me dizer se vale a pena comprar roupa de frio nos Estados Undos ao invés de deixar para comprar no Canadá? Estava pensando em comprar antes de ir para Toronoto

  8. Fernanda Sobreira

    24/jul/2011 at 00:00

    Oi Diego!

    Estou indo para Toronto no começo de Agosto e realmente ter um visto facilita conseguir o outro. Mas no meu caso eu fiz o contrário, primeiro o visto canadense depois o americano, por sugestão do pessoal da agência. Acho que tanto faz, na verdade, pois consegui os dois do mesmo jeito. To agora esperando chegar o passaporte pra saber a duração do visto americano, o canadense consegui pra 4 anos, fiquei foi espantada, já que só pretendo passar 4 meses, inicialmente (se bem que com esse visto dá é vontade de ficar mais ou voltar depois né!).
    A entrevista no consulado é bem besta. Você espera mil anos pra ser atendido e não passa nem 1min direito falando com a pessoa. São americanos que falam português, as vezes eles fazem perguntas em inglês, mas nem fizeram comigo. E a mulher nem olhou pra cara do meu envelope com os documentos ¬¬ (mesmo assim, é importante ir com tudo certinho, pois se pedirem pra ver e n tiver lasca!). Ah! E não esquece de levar dinheiro, porque tem q pagar o sedex pro passaporte ir pra tua casa. Boa sorte!

    Também já fiz o Travel Money, mas acabei fazendo o do MasterCard, porque já fazem com chip, parece que o Visa só vai ter chip no final do ano, segundo o moço da casa de câmbio que fiz. Mas é a mesma coisa do Visa, onde tiver bandeira eles aceitam tranquilo =D

    Uma dica, como eu vou no verão, o conselho que estão me dando (pessoal da escola e da agencia) é de não levar muitas roupas de frio e deixar pra comprar por lá, pois os materiais são mais apropriados pro frio de lá, mais intenso que o brasileiro. Como tu já vai chegar no frio talvez isso n seja tão possível, mas pode tentar reservar um dinheiro pra comprar por lá também :D

    É isso, espero que de tudo certo nos seus preparativos, faltam menos de 15 dias pra minha viagem e to doida com os últimos detalhes e arrumações das malas!

    • Diego Pessoa

      24/jul/2011 at 21:23

      Olá Fernanda. Obrigado pelas dicas. A questão da roupa é bem por aí mesmo. Vou levar uma coisinha ou outra mas a maior parte vou comprar por lá mesmo. As roupas de frio vendidas aqui no Brasil simplesmente não servem para lá. E as de lá que tem aqui são extremamente caras. Então melhor comprar por lá mesmo. Quando vc chegar em Toronto apareça mais aqui no site e compartilhe suas experiências também.

      Boa viagem!!

  9. Amanda

    21/jul/2011 at 12:22

    Oi pessoal,

    Estou pensando seriamente em ir p Canada…passar ao menos 8 meses, alem de estudar a lingua…ter uma experiencia a mais …. atraves de uma agencia e eu nao sei se irei morar em casa de familia ou dividir com alguem…alguma sugestao?!

    Abraços

    • Diego Pessoa

      21/jul/2011 at 17:14

      Olá Amanda,

      Sugiro que você fique ao menos 1 mes em casa de família. Assim vc começa a se familiarizar com a cidade, com as pessoas, e talvez fazer amigos. Aí vc consegue alguem pra quem sabe dividir pois realmente fica mais barato.

    • Fernanda Sobreira

      24/jul/2011 at 00:02

      Oi Amanda, eu estou indo passar 4 meses e fechei em casa de família, em quarto duplo q sai mais barato. Mas sempre existe a possibilidade de tu fechar so os primeiros meses e depois procurar outro lugar pra morar, como o Diego falou. E se gostar, continua na casa né!

  10. Diego Pessoa

    20/jul/2011 at 01:22

    Ola Ivo. Chato isso contigo eim? Realmente as vezes nem tudo corre como o planejado. Mas vai dar tudo certo, estou na torcida.
    Abração!

  11. Pedro Ivo

    18/jul/2011 at 21:50

    Belo artigo, amigo Diego.

    Infelizmente na “prática” não é tão fácil assim tirar o visto canadense. Eu, por exemplo, consegui o visto americano e dei entrada no visto canadense, mas por incrível que pareça está sendo muito mais burocrático para tirá-lo.

    Ia viajar para Toronto na sexta-feira passada 15/07, mas por incrível que parece o consulado canadense me enviou uma carta para fazer exames médicos em São Paulo, com médicos particulares deles.

    Em resumo: perdi minha passagem aérea e paguei bem caro pelos exames + consulta. Agora, tenho que aguardar 20 dias para ver se irão liberar meu visto (espero que sim). Parece que os resultados são enviados para Trinidad e Tobago (não faço a mínima idéia o por quê disso)

    No caso, minha agência de intercâmbio remarcou o vôo para 19 de Agosto! Agora é torcer para tudo dar certo! Meu curso é de apenas 5 meses (Escola ILSC), mas mesmo assim tive que passar por esta frustração.

    Que fique a dica pessoal, as vezes isso pode acontecer também. Caso alguém também for nesta época e quiser torcar algumas dicas, segue meu email: [email protected]

    Um forte abraço,
    Pedro

    • Felipe Nogueira

      25/jul/2011 at 20:45

      Pedro,

      Boa noite!

      Passei por isso também,vou ficar lá por 1 ano (6 meses de estudo e 6 meses de trabalho) minha Passagem estava marcada pro dia 24 de Junho.infelizmente não saiu o meu visto. no dia 23 eles mandaram o pedido de exames médicos rotineiros para quem vai trabalhar e ficar mais de 6 meses. Graças a Deus meu visto saiu na última quinta-feira e eu já marquei passagem para o dia 29 de Julho e estou com as malas prontas rumo a Toronto,espero que a cidade seja tão boa quanto Vancouver.

      Outra coisinha,vale MUITO a pena o visto dos Estados Unidos pois a passagem com escala nos EUA sai BEM mais barato. Afinal de contas a Air Canada é única que faz voos direto São Paulo X Toronto logo o preço fica lá em cima.

      Quando eu fui pra Vancouver em Junho 2008 meu voo foi direto pela Air Canada (São Paulo X Toronto X Vancouver) O preço girava em torno de 4 mil reais na epoca eu não tinha visto pros Estados Unidos e nem iria ter tempo de tirar pois fechei o pacote de 2 meses de estudo em Abril e marquei a passagem pro final de junho.

      Então é isso pessoal,nos vemos em Toronto.

      Quem quiser me add nas redes sociais pra dar dicas,ou pra fazer amizade mesmo add ai:

      Facebook: Felipe Nogueira
      Twitter:@feenegao
      Msn:[email protected]

  12. Marcos Paulo

    18/jul/2011 at 16:55

    Oi Diego. Boas as dicas. Realmente o visto para o Estados Unidos é essencial, afinal vc encontrará facilmente em sua escola pacotes para ir pra NY dolares, ou mesmo pode visitar Bufalo, a cidade que faz fronteira com Naiagara Falls. Quanto ao VTM, acho que vale a pena dependendo de quanto tempo vc ficará aqui. Eu recomento ter para um caso de segurança (afinal vc pode recarregar de longe) ou se vc for ficar pouco tempo (um mês ou dois). Caso vc fique mais tempo o que recomendo é comprar Travel Cheque. Parace ser meio antiquado, mas é seguro e chegando aqui vc pode abrir uma conta corrente e depositar ou trocar esses por dinheiro em Banco, so final das contas sai mais barato afinal o valor de cotação é bemmmm mais barato, sem contar taxas de IOF e conversão de Dolar Americano pra Canadense. Fiz isso e foi bem melhor. Boa Sorte pra ti !!

    • Diego Pessoa

      20/jul/2011 at 01:20

      Ola Mascos. Boas dicas as suas tb. É importante termos o máximo de fontes possíveis para, como nesse caso, podermos ter mais propriedade do que falamos. Obrigado pelas suas dicas tb e apareça sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Posts Populares

Topo