Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Organize sua viagem enquanto espera pelo visto

Olá, amigos. Depois de contar sobre como foi escolher a cidade de Toronto para fazer intercâmbio e um pouco sobre o processo para retirada do visto canadense, venho agora dar dicas de como aproveitar da melhor forma o tempo de espera por esse visto.

Visto canadense e americano

Agora vocês devem estar se perguntando: visto americano? Pois é. Pra deixar claro, para entrar no Canadá não precisa ter o visto americano, somente o canadense. Mas Toronto está localizada praticamente na fronteira com os EUA. Ir para Toronto por mais de um mês e não visitar Nova York, que está a menos de 2 horas de avião, chega a ser um pecado. Além disso, a escola em que estudarei tem alguns pacotes de viagem para os estudantes e um deles é justamente pra NYC. Então, pra visitar a terra do Tio Sam eu vou precisar do visto deles.

Por isso, por indicação da agência de intercâmbio que está intermediando minha viagem, estou primeiro tirando o visto americano para depois disso, com ele em mãos, tirar o canadense. De acordo com a agência, eu tendo o visto americano aprovado faz com que os canadenses fiquem mais receptivos a mim. Não sei se isso tem realmente base fundamentada, mas se eles que fazem isso sempre estão falando…

Minha entrevista para retirada do visto americano está agendada para o final de agosto. Prometo que publicarei um post aqui no OiCanadá contando como foi. Para tirar o visto canadense não tem tanto burocracia, não tem entrevista, por exemplo. Bem mais prático.

Enquanto isso

Enquanto não pego os dois vistos, aproveito para me preparar para a viagem, em todos os sentidos. Já estou resolvendo a questão das malas, definindo os itens que preciso levar na viagem.

Eu chego em Toronto numa época em que o frio ainda não está no máximo, mas já estará começando. Então preciso ter cuidado na hora de escolher a roupa que irei levar. Para isso, tenho dado constantes olhadas em sites de previsão do tempo e consultado o histórico de temperatura da época do ano em questão. Assim, sabendo mais ou menos quantos graus estará fazendo, sei melhor o que levar. Para saber mais, leia os posts: O que você precisa para preparar sua mala e Roupas: o que comprar e o que trazer do Brasil.

É bom também aproveitar esse período para, se possível, dar uma afinada no inglês. Eu, por exemplo, tento ler diariamente o Toronto Star, um dos maiores jornais de Toronto. Desse modo, ataco em duas frentes: treino meu inglês e ainda fico sabendo do que acontece na cidade que será meu lar daqui a pouco. Mas, para praticar, também é bom escutar músicas, assistir a seriados, ter aulas particulares. Enfim, cada um sabe como se sai melhor.

Passagem

Se você já tem definido que irá para Toronto, comece a pesquisar o preço da passagem. Pra viagens internacionais, comprar a passagens com 5/6 meses de antecedência faz o preço ficar bem mais acessível. “Ah, mas ainda não recebi meu visto…” Não se preocupe muito com isso. Diferentemente dos EUA, o Canadá é muito mais tranquilo para emitir vistos. E tendo enviado toda a documentação exigida, que por sinal não é nada de extraordinário, não tem muito risco de ser negado.

Cartão VTM Visa

Também já comecei a comprar dólar canadense e americano, aproveitando que está barato. O americano é porque irei fazer uma escala em Nova York na ida. Então caso eu sinta fome ou sede ou mesmo queira comprar alguma coisa no aeroporto, eu quero ter dólares na mão. Acredito que uns 20/30 sejam mais que suficientes.

Se eu quiser alguma coisa mais cara, melhor comprar com o cartão Visa pré-pago, que também já adquiri. Esse cartão se chama VTM (Visa Travel Money) e você pode usá-lo em qualquer estabelecimento do mundo em que o cartão de crédito Visa seja aceito, além de poder sacar dinheiro em moeda local em caixas automáticos. Funciona exatamente como um cartão de débito, por isso é ótimo para quem vai viajar por períodos mais longos e não quer carregar muito dinheiro na carteira. É seguro e prático, e você não vai precisar ficar se preocupando em esconder dinheiro no hotel, o que é muito arriscado. Pra saber onde conseguir um,é só entrar no site do Visa, que lá tem tudo bem explicado.

Amigos, por hoje é isso. Um abração e até logo!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
17 Comentários

17 Comments

          Deixe uma resposta

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Mais em: Experiência

          Topo