Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Scarborough: O mais verde dos subúrbios de Toronto

Um refúgio longe dos problemas enfrentados pelos bairros mais populosos de Toronto, caracterizado por vilas rurais cercadas por um clima interiorano. Assim era Scarborough quando começou a se desenvolver, em meados do século XIX. Com o passar do tempo ganhou diversos atrativos. Em 1954 se tornou oficialmente subúrbio de Toronto, passando a receber um grande número de pessoas, atraídas pelos terrenos espaçosos e casas com preços acessíveis.

Considerada a área mais arborizada da cidade, Scarborough guarda em seus 187 quilômetros quadrados uma série de atrativos naturais. A começar pelo Scarborough Bluffs, um dos lugares mais bonitos de Toronto, e o Toronto Zoo, o maior zoológico do Canadá.

Provavelmente, o local mais frequentado de Scarborough seja a Kennedy Station, considerada a terceira estação do metrô mais movimentada de Toronto, onde passam mais de 75 mil pessoas por dia. É lá que tem início a linha do Scarborough RT, um trem que leva os passageiros a diversos destinos do subúrbio, entre eles o Scarborough Town Centre, o quarto maior shopping de Toronto. É nele que fica situado o Scarborough Wall of Fame, onde moradores ilustres da região, como o jogador de basquete da NBA, Jamaal Magloire, e o artista de hip-hop, Wes Williams, deixam a sua marca.

Bem pertinho do shopping fica o Scarborough Civic Centre, inaugurado pela rainha Elizabeth II em 1972. Graças a sua arquitetura, o prédio tornou-se um dos principais cartões postais de Scarborough e oferece diversas exposições na sua galeria de arte. Ele está situado no Albert Campbell Square, uma praça que possui um pequeno palco para apresentações de bandas musicais e uma piscina com cascata, que no inverno se transforma em uma pista de gelo para patinação.

Diversidade cultural é uma das marcas de Scarborough

Também conhecida popularmente como Scarberia (uma mistura dos nomes Scarborough e Sibéria, pelo fato de ser considerada distante do centro de Toronto), o subúrbio tem como uma das características principais o fato de mais da metade de seus moradores serem imigrantes. A grande maioria veio de países do Sul da Ásia, como Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka, seguida de chineses, filipinos e africanos.

Essa diversidade cultural é facilmente notada nas ruas de Scarborough, através de inúmeras lojas, supermercados e restaurantes multiculturais. “É uma ótima oportunidade de provar a autêntica culinária do país sem ter que deixar Toronto”, diz o indiano Iham Mehra, dono de uma loja de conveniência próxima ao cruzamento da Victoria Park com Danforth, uma das melhores áreas de Scarbourough.

Scarborough tem reputação de ser um subúrbio perigoso, devido a alguns crimes cometidos, na maioria das vezes envolvendo gangues. Porém, todos os moradores do subúrbio com que o OiCanadá teve contato afirmam que a área é na verdade calma e até menos violenta que outras partes de Toronto. “Eu acho que a mídia exagera e Scarborough não é violento como as pessoas pensam”, diz a brasileira Marileen Garcia, que vive na região há 15 anos.

O motivo que fez com que Marileen escolhesse Scarborough para morar foi o preço dos imóveis, muito mais acessível do que em outras áreas da cidade. “Você encontra residências maiores e com o quintal bem grande, por quase a metade do preço de uma casa em downtown. Além disso, tem muitos campos de golf, parques e a beleza do Rouge River”, ressalta.

O OiCanadá visitou essa área da cidade e traz uma lista completa das melhores atrações de Scarborough.

Bares

  • Tapps Bar and Grill (5630 Finch Avenue East)- Esse bar foi inaugurado em 1985 e rapidamente passou a atrair uma boa clientela, graças ao bom serviço e uma boa seleção de bebidas. O cardápio traz opções como quesadillas de frango e vitela à parmigiana (muito boa por sinal). Às sexta-feiras e sábados, o local oferece música ao vivo, trazendo uma coletânea de sucessos dos anos 60, 70 e 80. A pista de dança fica lotada de casais e grupos de amigos.

Onde comprar

  • AHQ Bath and Spa (475 Ellesmere Road)- Essa é uma boa loja para quem está pensando em remodelar o banheiro da casa. Vale uma visita pela beleza e qualidade dos produtos (que vão desde torneiras até banheiras de hidromassagem) e pelo preço bastante em conta. Diversos modelos seguem uma tendência contemporânea.
  • Le Château (Woodside Square Mall- 1571 Sandhurst Circle)- Provavelmente você já deve ter passado por uma das lojas Le Château, espalhadas pela cidade, mas essa tem algo especial: liquidação o ano inteiro. Aqui é possível encontrar um blazer que custa $150, por apenas $25. A loja traz uma grande variedade de estilos para homens e mulheres e está situada em uma das galerias de compras de Scarborough, o Woodside Square Mall.
  • Scarborough Town Centre (300 Borough Drive)- Essa opção não poderia faltar na nossa lista. O Scarborough Town Centre está entre os 10 maiores shoppings do Canadá e traz lojas como Guess, H&M, Jacob , Victoria’s Secret, Wal-Mart e Gap. Há também o cinema Cineplex, com várias salas para filmes.

Onde comer

  • Hopper Hut (880 Ellesmere Rd, Unit 217)- A grande vantagem de Scarborough está na possibilidade de experimentar a comida exótica de diversos países, como nesse restaurante, que serve a legítima gastronomia do Sri-Lanka. A maioria dos pratos custa menos de $10, e o tempero apimentado é o responsável por fazer com que o Hopper Hut seja considerado pela mídia um dos melhores restaurantes do gênero.
  • China Cottage (80 Ellesmere Road)- Esse restaurante chinês tem como especialidade a comida hakka, tradicional no sudeste da China. O Chilli Chicken , um frango com molho apimentado, é o grande destaque do cardápio. Outras delícias incluem o Beef Tapanyaki e o Cashew Nut Chicken, frango com molho de castanhas de caju e vegetais.
  • Zen Japanese Restaurant (2803 Eglinton East)- Não se deixe abater pelo visual simples desse restaurante japonês. O grande destaque aqui está no frescor dos ingredientes e no serviço eficaz. O bife teriyaki do local é provavelmente um dos melhores que eu já experimentei, mas os sushis são os responsáveis por fazer com que os clientes continuem sempre voltando.
  • Johnny’s Charbroiled Hamburgers (2595 Victoria Park Avenue)- Esse local tinha que entrar na nossa lista por um único motivo: Possui um dos melhores hamburgers da cidade (um dos melhores que eu já comi até hoje). A carne é suculenta, o pão macio e o serviço é rápido. Não existem mesas dentro do estabelecimento (apenas algumas do tipo piquenique do lado de fora), por isso é bastante comum ver os clientes fazendo a refeição dentro do carro. É sem dúvidas um dos motivos para visitar Scarborough.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

5 Comentários

5 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo