Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Dundas West: Um pedaço do Brasil em Toronto

Em diversos trechos da Dundas West, lojas e restaurantes exibem os letreiros em português. Essa área de Toronto, conhecida como “Little Portugal”, tem sofrido uma grande mudança nos últimos anos. Os bares esportivos portugueses, assim como as agências de viagens e auto-escolas, cederam espaço a estabelecimentos brasileiros, bares e boates que, ao julgar pelas grandes filas formadas nas noites de sexta-feira e sábado, parecem ter se tornado uma nova tendência nessa parte da cidade.

Apesar dessa transformação ser bastante evidente nos últimos dois anos, principalmente com a abertura de bares como Midfield Wine Bar & Tavern , The Hen House e do restaurante Enoteca Sociale, a Dundas West ainda possui uma grande quantidade de estabelecimentos portugueses, como padarias, restaurantes e lojas, principalmente na área que vai da Lawnsdowne até a Bathurst.

Ao caminhar por algumas áreas do bairro, principalmente próximas ao cruzamento da Dundas com Dufferin, é impossível não notar a presença de estabelecimentos brasileiros. Os imigrantes que vieram do Brasil, boa parte deles nos anos 80, optaram por morar nessa área da cidade por já existir uma comunidade de língua portuguesa, o que facilitaria a comunicação daqueles que não dominavam o inglês. A presença de supermercados, açougues e padarias com funcionários que falavam português terminou servindo como um atrativo.

Diversos estabelecimentos que oferecem produtos brasileiros como biscoitos, refrigerantes, leite condensado, chocolates, revistas e discos podem ser encontrados no bairro, como a Salsicharia Pavão e a loja Brazil Direct. O restaurante Brazilian Star, especializado em comida mineira, também se encontra nessa parte da cidade, e atrai não só brasileiros, mas também canadenses que se reúnem para experimentar a gastronomia do Brasil.

Proximidade com Trinity-Bellwoods Park valoriza o bairro

Bem próximo à Dundas West, está o Trinity –Bellwoods Park, uma grande área verde em Toronto, ideal para caminhadas e passeios com o cachorro, já que esse parque possui um dos maiores espaços reservados para cães sem coleira na cidade. O lugar também é ideal para a prática do toboganning, esporte de inverno bastante praticado no Canadá por crianças e adultos, que consiste em escorregar por uma inclinação coberta de neve usando uma espécie de trenó.

Durante os meses de maio a outubro, é realizado no parque uma feira todas as tardes de terça-feira, onde frutas e verduras orgânicas colhidas em fazendas de Ontário são vendidas no local.

O parque também serve como ponto de partida para o Zombie Walk, uma passeata feita por “mortos-vivos” dias antes do Halloween. Todos os anos, milhares de pessoas participam do evento, usando fantasias de zumbis bizarras, sendo algumas delas bastante criativas.

Celebrações na Dundas West

No mês de agosto ou setembro acontece o Samba on Dundas, na área entre a Lansdowne e Lisgar Street. A dança mais tradicional do Brasil reúne um grande aglomerado de pessoas todos os anos, que termina se deixando contagiar pelas apresentações de dançarinas profissionais e perfomances de capoeira. Karaoke e aulas de dança são algumas das atrações mais divertidas do evento. Diversas atividades para as crianças, como pintura facial, desenhos com giz e filmes ao ar livre também fazem parte da programação.

Um outro evento interessante é a Portugal Day Parade, uma parada que ocorre no início de junho e comemora a cultura portuguesa. O evento acontece na Lansdowne Avenue entre a Bloor Street West e College Street. No mesmo dia, uma série de shows ao vivo são realizados no Trinity Bell-Wood Park, com bandas portuguesas.

Na Dundas West é possível encontrar bons restaurantes e bares, alguns deles considerados um dos melhores de Toronto. A supervalorização da área não fez com que o preço de alguns estabelecimentos disparassem, sendo possível desfrutar de excelente entretenimento sem precisar gastar muito. O OiCanadá fez uma seleção do que há de mais interessante no bairro.

Bares e Boates

  • Communist’s Daughter (1149 Dundas St. W)- Com uma decoração que nos faz lembrar os objetos vendidos nos mercados das pulgas, esse lugar é pequeno no tamanho, mas excelente para quem procura um local frequentado por estudantes e um público que segue um estilo hipster. O bar oferece música ao vivo nos finais de semana (boa seleção de jazz) e um cardápio com preço baixo.
  • Lula Lounge (1585 Dundas St. W)- O que seria da comunidade brasileira sem o Lula Lounge? Já se apresentaram no local músicos brasileiros consagrados em Toronto, como Luanda Jones e Aline Morales. O local é famoso pelas bandas de música latina e jazz, além das aulas de dança semanais. É um daqueles lugares que deve ser visitado por qualquer pessoa que esteja na cidade.
  • The Henhouse (1532 Dundas Street West)- É um bar bastante popular entre a comunidade gay de Toronto, e serve excelentes panquecas. Bom para quem quer se reunir com amigos para um bate-papo informal. Infelizmente, não possui uma boa seleção de bebidas, mas o ambiente supera as expectativas.
  • Midifield Wine Bar & Tavern (1424 Dundas Street west)- O bar possui um espaço pequeno, e fica lotado de pessoas na faixa etária dos 25 aos 45 anos de idade. Por isso, é bom chegar cedo para garantir mesa. A música é agradável, mas não mais do que os funcionários do bar, que permitem inclusive que o cliente experimente a bebida antes de fazer o pedido. Para quem procura um verdadeiro bar especializado em vinhos, não pode deixar de conhecer esse local, que oferece cerca de 30 rótulos da bebida.

O que comprar

  • Salsicharia Pavão (1435 Dundas Street West)- Esse estabelecimento é mais que um simples açougue. Além de uma grande seleção de carnes, incluindo de coelho e bode, é possível encontrar diversos produtos brasileiros como biscoito Bono, café Pilão, guaraná Antártica e chocolates Garoto. É constantemente citado pela mídia local como um dos melhores estabelecimentos do gênero na cidade.
  • Brazil Bakery and Pastry (1554 Dundas St. W)- Saudades do pãozinho francês que você comia na casa da mamãe? Está precisando dar uma passada nessa padaria. O pão fresquinho pode servir de base para um sanduíche preparado na hora lá mesmo. Além disso, o local oferece uma grande seleção de doces e salgados para um lanche rápido e barato. Apesar do nome, a culinária portuguesa predomina no local.
  • Brazil Direct (1473 Dundas Street West)- Essa loja é especializada em comercializar produtos importados do Brasil. Nela você encontra desde chocolates até novelas gravadas em dvd. Também oferece discos, revistas e moda praia.

Onde Comer

  • Nova Era Bakery (1172 Dundas St. W)- Difícil se deparar com um brasileiro que more em Toronto e não tenha pelo menos ouvido falar dessa confeitaria. Doces portugueses, como o famoso pastel de belém, são os destaques. Boa parte dos funcionários são imigrantes portugueses, assim como os clientes. É perfeito para um lanche no final da tarde ou para comprar uma torta de aniversário de última hora (são boas e baratas).
  • Brazilian Star (1242 Dundas Street West)- Quem chega ao restaurante Brazilian Star se depara com um local simples, pequeno e aconchegante, onde as mesas são forradas com toalhas de plástico e uma televisão exibe novelas brasileiras e jogos de futebol. Porém, o grande destaque desse lugar é mesmo a comida. Virada paulista, linguicinha mineira, feijoada aos sábados e a famosa picanha, temperada somente com sal grosso. São pratos que realmente satisfazem o gosto de qualquer apaixonado por comida brasileira.
  • Enoteca Sociale (1288 Dundas Street West)- É sem dúvidas um dos melhores restaurantes italianos da cidade. A massa é caseira, a seleção de vinhos impressiona e o conhecimento e preparo dos garçons é admirável. É claro que tudo isso tem um preço, e não é barato. Mas quem já comeu no Enoteca Sociale, sabe que vale a pena pagar cada centavo pela experiência fantástica.

Serviços

  • Brasil Travel– Essa agência de viagens é especializada em oferecer pacotes de viagens para o Brasil. O grande destaque aqui é a venda de passagens aéreas para cidades brasileiras com preços mais baratos. O local também disponibiliza pacotes para outros países.
  • Brasil Remittance– É possível enviar qualquer quantia de dinheiro para o Brasil pagando uma taxa de apenas C$10, valor que tem se mantido estável desde quando a Brasil Remittance começou a operar. Mas remessa de valores não é o único serviço prestado pela agência, que também oferece troca de cheques, cartões telefônicos, câmbio e até suporte para o imigrante recém-chegado ao Canadá.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo