Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Documentos brasileiros que podem ser úteis no Canadá

Quem imigra para o Canadá precisa obter alguns documentos importantes depois de chegar ao país, como o cartão de saúde, social insurance number (para trabalhar legalmente no país) e carteira de motorista. Mas alguns documentos brasileiros também podem ser úteis. Saiba quais são os mais requisitados.

Morar no Canadá significa “começar tudo do zero” para a grande maioria dos imigrantes. É preciso lidar com um idioma diferente, procurar casa para morar, escola para os filhos, arranjar um emprego, além de tirar uma série de novos documentos.

Os documentos brasileiros podem funcionar como um verdadeiro aliado para facilitar a vida dos imigrantes no Canadá. O passaporte, por exemplo, é reconhecido em qualquer estabelecimento do país, e pode ser usado para abrir conta no banco, adquirir um telefone celular ou alugar um imóvel. Mas ele não é o único que poder ter utilidade no país. O OiCanadá traz uma lista dos principais.

  • Diplomas de escolas do ensino médio, universidades e certificados de cursos profissionais (algumas grandes empresas exigem comprovação da qualificação do candidato à vaga de emprego).
  • Transcrição do histórico escolar e universitário (importante para quem quer ingressar em uma instituição de ensino ou fazer mestrado).
  • Carteira de vacinação (importante para todas as crianças menores de 16 anos. Esse documento é exigido pelas escolas para a matrícula do aluno).
  • Carteira de motorista (tanto a brasileira como a internacional tem validade nos primeiros seis meses no Canadá. Depois, é preciso providenciar a habilitação canadense).
  • Carta de referência da seguradora ou histórico para aqueles que são bons motoristas. Isso pode economizar bastante dinheiro na hora de conseguir um seguro para o seu carro no Canadá.
  • Histórico dentário e médico, incluindo raios X, alergias, resultados de exames, assim como prescrições médicas (principalmente de oftalmologistas e para remédios que ainda estão sendo consumidos).
  • Cartas de referência de empresas em que você esteve empregado ou estagiou.
  • Cartas de referência de trabalho voluntariado.
  • Certidão de casamento ou divórcio
  • Carteira de identidade-RG (oficialmente ela não é reconhecida no Canadá, mas vários bares e boates aceitam como identidade).
  • Carteira de reservista para homens entre 18 e 45 anos (esse documento será útil para quem quer transferir o título de eleitor para Toronto).

Algumas instituições podem exigir que esses documentos sejam traduzidos para o inglês por um tradutor juramentado. É importante ter fotocópia de todos eles e manter os originais em um lugar seguro.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Papelada

    Topo