Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Como solicitar seu cartão de saúde canadense

Para ser incluído no sistema de saúde de Ontário e poder usufruir de todas as vantagens que o mesmo oferece você deve saber que passos seguir para adquirir o seu health card (cartão de saúde) canadense. O benefício é gratuito e o procedimento é simples. Em posse do seu cartão de saúde, você terá atendimento médico de qualidade e sem nenhum ônus, em todo o país, basta apresentá-lo. Caso ainda não o tenha, não perca tempo!

Para ter a cobertura completa do OHIP – Ontario Health Insurance Plan (plano de saúde socializado do governo da província) você deve ser cidadão canadense ou ocupar algum status de imigrante legal, como os residentes permanentes ou aqueles que têm permissão do governo para trabalhar aqui. Outra exigência é ter residência principal em Ontário, o que significa estar fisicamente na província por pelo menos 153 dias em qualquer período de 12 meses. Visite o site do ministério da saúde da província para saber se você se enquadra nas especificações necessárias exigidas. Com o seu cartão em mãos, você terá acesso a consultas médicas, exames, cirurgias etc. Procedimentos estéticos e odontológicos não estão inclusos.

É um processo rápido, fácil e gratuito, basta dirigir-se à central de atendimento do governo mais próxima de você, munido de três documentos pessoais originais que comprovem seu status de cidadania/imigração, residência em Ontário e identidade. Para não correr risco de esperar na fila, você pode marcar sua hora de ser atendido pelo telefone 1-800-268-1154. Nesse mesmo número, você pode tirar também todas as suas dúvidas em relação ao health card. Já no estabelecimento, você irá preencher um questionário simples, tirar uma foto no próprio local e o prazo dado por eles para o recebimento do cartão é de até 30 dias.

Eric Major nos relatou que levou apenas 5 minutos pra dar entrada em seu pedido, feito sem burocracia. “Liguei antes marcando, assim ficou ainda mais fácil. Fui bem atendido, um procedimento que pode levar até 45 minutos, esperei cinco”. Feito isso, você receberá seu cartão pelo correio, sem nenhum custo. Outras informações também nesta página do governo. Para saber qual a central do governo mais perto da sua casa (Service Center Ontario), você pode ligar para o 1-888-376-5197, ou verificar através da internet.

Vale lembrar que turistas e residentes que não têm sua situação legalizada, não são elegíveis para a cobertura do programa de saúde do Canadá. Esses podem optar por um plano de saúde particular.

Formada em jornalismo pela Universidade Potiguar, Amanda iniciou sua carreira no ano de 2000 em Natal, Rio Grande do Norte. Sempre cercada de livros, o gosto pela escrita, leitura e a vontade de ser jornalista vieram desde muito cedo, tão cedo que nem se lembra mais. O começo da carreira foi marcado pela atuação na área de assessoria de imprensa, com foco na comunicação organizacional, passando pela redação de um dos jornais mais importantes da cidade, até a decisão de vir pra Toronto, onde reside e atua como jornalista desde 2007. Além do jornalismo, carrega em si a paixão por livros, música, televisão, cinema e fotografia. Escrevendo para jornais atuantes na comunidade brasileira, ela agora escreve também para o OiCanadá. Curiosa, antenada e munida de um intenso desejo de aprender, para ela, conhecimento demais, ainda não é suficiente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo