Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Uma cidade acessível

Rampas de acesso espalhadas pela cidade, elevadores nas estações de metrô, shoppings, lojas e aeroportos, portas automáticas em todos os locais e ônibus exclusivos e adaptados para as pessoas com deficiência. Pode parecer um sonho mas, felizmente, essa é a realidade de Toronto, uma cidade acessível que proporciona às pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos, o direito de ir e vir com tranquilidade.

A quantidade de cadeirantes que circulam sozinhos pelas ruas de Toronto e utilizam com louvor os meios de transporte são a prova de que a cidade é preparada para eles. Em todas as pistas há rampas de acesso e não existem buracos ou desníveis no asfalto que atrapalhem as passagens. Assim, quem utiliza cadeira de rodas tem a opção de frequentar qualquer local sem dificuldades.

O mesmo vale para as estações de metrô, quase todas com elevadores e alguns em construção. Dentro dos vagões e ônibus, há espaço reservado para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, além de espaço adequado para passagem de uma pessoa com cadeiras de rodas. É admirável a facilidade de locomoção dentro e fora do TTC.

A acessibilidade em Toronto é encontrada até mesmo na hora de abrir as portas dos shoppings, metrô, bancos, lojas e até mesmo das salas-de-aula. As portas são automáticas e contam com um botão na lateral com símbolo de acessibilidade para que as pessoas com dificuldades apenas o apertem. Assim, não há necessidade de empurrar as portas – normalmente muito pesadas -, nem de pedir ajuda de terceiros. Isso tudo facilita o trânsito livre e independente das pessoas com deficiência física.

Wheel Trans

O governo de Toronto foi muito além no quesito acessibilidade e implantou um ônibus exclusivo para pessoas com deficiência, o Wheel Trans. O serviço é direcionado às pessoas que comprovem real necessidade baseado no nível de mobilidade física. Segundo informações, após passar por entrevistas e estar apto para utilizar o serviço, é preciso apenas marcar e agendar os horários. O transporte é completamente adaptado, com rampas e barras, e o motorista é treinado para ajudar o usuário.

Eu já tive a oportunidade de ver o serviço funcionando próximo à estação da Dufferin e fiquei admirada com o profissionalismo e tecnologia. As feições de satisfação da senhora que o utilizava me fizeram ter certeza da qualidade do serviço.

Toronto é uma cidade digna de aplausos quando o assunto é acessibilidade. Repito que para comprovar isso basta ver na rua a quantidade de pessoas com deficiência que vivem com independência e qualidade de vida.

Para mais informações sobre Wheel Trans, acesse o site do TTC.

Você pode ver o serviço em funcionamento no vídeo publicado pelo OiCanadá, Transporte público descomplicado.

Marcela Sá é brasiliense e formada em Jornalismo. Morou em Toronto quatro meses e se apaixonou pela cidade. Atualmente é coordenadora da Assessoria de Comunicação da Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), em Brasília.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo