Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Feliz aniversário, Canadá!

Hoje é o Dia do Canadá, data em que se comemora o aniversário deste que é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. A maioria dos brasileiros sabe o que significa o 7 de setembro, mas o que é o 1º de julho para os canadenses?

Guerra

Os Estados Unidos, em 1812, invadiram o Canadá Inferior (Lower Canada – atual Quebec) e o Canadá Superior (Upper Canada – atual Ontário), na tentativa de anexar o resto das colônias britânicas à América do Norte, desencadeando a Guerra de 1812. Os Estados Unidos não tiveram sucesso, recuando ao tomarem conhecimento da chegada de tropas britânicas enviadas para combatê-los – mas ocuparam temporariamente as cidades de York (hoje Toronto) e Quebec, queimando-as ao recuarem. Em retaliação, tropas canadenses e britânicas perseguiram os americanos em fuga, invadindo o nordeste dos Estados Unidos, atacando e queimando várias cidades, inclusive a capital, Washington, DC.

Em 1837, houve uma grande rebelião de colonos, tanto no Canadá Inferior quanto no Canadá Superior. Isso levou os britânicos a uma tentativa de assimilar a cultura francesa à britânica – entre outras coisas ações, o Lower Canada e o Upper Canada foram unidos em uma única província do Canadá.

O medo de uma segunda invasão americana, o que gerou imensas despesas em relação ao quesito defesa (mais tropas, armamentos, suprimentos etc), aliado ao fracasso britânico em assimilar os franceses em 1830, fez com que a ideia da Confederação Canadense (idealizada por colonos canadenses), cujo objetivo era integrar o Canadá e defender melhor a região de um eventual ataque dos Estados Unidos, fosse aprovada pelos britânicos.

Independência

Em 1º de julho de 1867, o Canadá obteve sua independência do Reino Unido, através da união de três colônias britânicas, a Província do Canadá (atual Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia. O Ministério das Relações Exteriores do Canadá, porém, continuou a ser controlado pelo Reino Unido. Em 1931, segundo os termos do Estatuto de Westminster, o Canadá adquiriu soberania sobre seu Ministério das Relações Exteriores, e qualquer ato aprovado pelo Parlamento do Reino Unido não teria efeito no Canadá sem o consentimento deste. Quaisquer poderes e direitos que o Reino Unido possuía sobre o Canadá no papel foram removidos no Canada Act.

Depois de 1867, lentamente outras colônias britânicas aceitaram se unir à Confederação Canadense, sendo que a primeira foi a Colúmbia Britânica e, em 1880, os Territórios do Noroeste.

Celebração

Independentemente de guerras e histórias, o Canadá é o país onde escolhemos morar, por isso temos que comemorar o seu aniversário com alegria e orgulho.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo