Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Roupa étnica ainda chama atenção no Canadá

[CANADIAN IMMIGRANT] O Canadá é um país multicultural e em todas as suas grandes cidades podemos encontrar bairros étnicos como o Chinatown e a Little India, Greek Town e Little Italy. Também podemos desfrutar de muitos benefícios associados a esta composição multicultural como a diversidade gastronômica e cultural, além de outras influências e tradições que os imigrantes trazem com eles. Um componente importante da cultura dos imigrantes é a moda e o estilo de se vestir, que eles trazem de seus países de origem. Para os membros das comunidades étnicas, é comum usar roupas tradicionais em eventos comunitários, festivais, eventos familiares e ambientes religiosos.

No entanto, ao aparecerem em trajes étnicos em eventos mais clássicos e conservadores, ou no local de trabalho, os imigrantes acabam provocando reações ambíguas. Se por um lado eles podem se sentir confortáveis em usar suas roupas típicas e sentir orgulho de sua cultura, por outro eles correm o risco de atrair uma atenção indesejada ou mesmo de serem alvo de duras críticas. “Os canadenses têm se tornado cada vez mais abertos às diferentes culturas. Encontramos frequentemente novos restaurantes e uma grande variedade de alimentos… No entanto, em um ambiente profissional e de negócios, a tolerância [para os trajes culturais] está intimamente ligada ao tipo de profissão”, diz Joyce Lau, fundadora da Image Playshop Inc. e profissional certificada de gerenciamento de impressão. “Para alguém que trabalha na área de turismo, usar alguns ítens étnicos pode inclusive agregar valor. O exagero é que pode se tornar uma distração e um desconforto para os outros”.

Shavoy Parham, que trabalha em um centro comunitário de recreação, é um judeu ortodoxo e sempre cobre seus cabelos. “Adoro usar acessórios de cores e estampas diferentes para a cabeça. Além de cobrir meu cabelo, sinto que eles também melhoram a aparência da minha roupa. Quando eu trabalhava em um banco, bem no início da minha carreira, eu preferia usar uma peruca, pois chamava menos atenção”, diz Parham.

Já Sumana Khan nunca se sentiu desconfortável ao aparecer em público vestindo suas roupas tradicionais do sul asiático. A imigrante de Bangladesh vive no Canadá há 17 anos e diz que nunca considerou desistir da salwar – kameez ou sari, roupa na qual ela se sente mais confortável. Ela afirma que: “Meu estilo de vestir é certamente diferente do daqui, mas o que faz do Canadá um lugar especial é que ele aceita e dá boas-vindas aos vestuários tradicionais de várias comunidades de todo o mundo. Eu me visto no meu traje tradicional o tempo todo. Já a minha filha usa roupas ocidentais, como jeans e camisetas. Ela nasceu e foi criada no Canadá e, por isso, os gostos dela são naturalmente influenciados pelo ambiente onde ela cresceu. Mesmo assim, ela sempre fica na expectativa pelos eventos familiares e festivais para então se vestir com nossas roupas tradicionais.” Como a filha de Khan, muitos canadenses da geração 1,5 misturam influências culturais para experimentar a moda étnica, muitas vezes influenciados por seus amigos de diferentes culturas. Algumas vezes, eles também estão buscando adicionar versatilidade ao seu look.

Lau também considera que não há problema algum em adicionar um toque étnico ao seu visual no dia-a-dia, mas, ela recomenda que isso seja feito de maneira sutil. “Pode ser mais difícil para os homens usar roupas étnicas do que para as mulheres. Elas podem, por exemplo, variar os brincos ou talvez usar um lenço com estampas étnicas.” Este compromisso representa para os outros que você tem orgulho da sua cultura, mas que você também está feliz em se adaptar ao novo país que adotou.

foto: Eric.Parker

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo