Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Dar ou não dar gorjeta? Eis a questão

Parece uma pergunta boba. No Brasil a gente nem prestava mais atenção e muitas vezes ela já vem embutida na conta. Os famosos 10% pro garçom.

Mas é incrível a quantidade de pessoas que se perguntam incertos, se devem dar ou não gorjeta e de quanto?

No Canadá, como nos Estados Unidos, dar gorjeta é uma questão cultural. É muito importante reconhecer a pessoa que te presta um serviço. Seja uma garçonete ou um taxista, dar uma “tip” (gorjeta) é quase que uma questão de boa educação.

Quanto dar então? Depois de muito perguntar para nossos amigos canadenses e também para outros brasileiros que já vivem por aqui há bastante tempo, minha esposa e eu chegamos a uma fórmula mágica para decidir.

  • Se o serviço for ruim = 10%
  • Se o serviço for bom = 13% (que é o mesmo valor da taxa HST em Ontário)
  • Se foi um atendimento excelente superando todas as expectativas (tipo você ganhou um free snack inesperado) = 20%

Não é preciso decorar o meu formato. A verdade é que não existe uma tabela oficial de gorjeta, isso vai de acordo com sua consciência. Dar mais gorjeta para um bom atendente é perfeitamente normal e, falando com alguém que já esteve do lado de lá, é extremamente recompensador não só pelo dinheiro, mas pelo reconhecimento de um trabalho bem executado.

Por um outro lado não dar gorjeta nenhuma não é incomum. Mas esteja consciente de que, caso volte àquele estabelecimento, você será lembrado como “bad tipper” (o famoso pão duro mesmo) e seu atendente não estará tão ansioso para te agradar.

Aquele abraço e até a próxima semana.

foto: April Moore-Harris

Continue lendo
Publicidade
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

7 Comentários

7 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo