Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Dar ou não dar gorjeta? Eis a questão

Parece uma pergunta boba. No Brasil a gente nem prestava mais atenção e muitas vezes ela já vem embutida na conta. Os famosos 10% pro garçom.

Mas é incrível a quantidade de pessoas que se perguntam incertos, se devem dar ou não gorjeta e de quanto?

No Canadá, como nos Estados Unidos, dar gorjeta é uma questão cultural. É muito importante reconhecer a pessoa que te presta um serviço. Seja uma garçonete ou um taxista, dar uma “tip” (gorjeta) é quase que uma questão de boa educação.

Quanto dar então? Depois de muito perguntar para nossos amigos canadenses e também para outros brasileiros que já vivem por aqui há bastante tempo, minha esposa e eu chegamos a uma fórmula mágica para decidir.

  • Se o serviço for ruim = 10%
  • Se o serviço for bom = 13% (que é o mesmo valor da taxa HST em Ontário)
  • Se foi um atendimento excelente superando todas as expectativas (tipo você ganhou um free snack inesperado) = 20%

Não é preciso decorar o meu formato. A verdade é que não existe uma tabela oficial de gorjeta, isso vai de acordo com sua consciência. Dar mais gorjeta para um bom atendente é perfeitamente normal e, falando com alguém que já esteve do lado de lá, é extremamente recompensador não só pelo dinheiro, mas pelo reconhecimento de um trabalho bem executado.

Por um outro lado não dar gorjeta nenhuma não é incomum. Mas esteja consciente de que, caso volte àquele estabelecimento, você será lembrado como “bad tipper” (o famoso pão duro mesmo) e seu atendente não estará tão ansioso para te agradar.

Aquele abraço e até a próxima semana.

foto: April Moore-Harris

Continue lendo
Publicidade
Maurício Marcondes

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

7 Comentários

7 Comments

  1. Felipe

    05/set/2014 at 16:53

    Gostaria de saber em relação ao take out…. Se eu vou buscar, “tenho” que dar gorjeta?

  2. Marcio

    17/jul/2014 at 20:23

    Se o atendimento for ruim ainda devemos pagar o mínimo de 10%???? Acho que tem alguma coisa errada com essa opinião ou cultura criada. Gorjeta deve ser pago por um bom atendimento, ou por algo extra realizado pelo prestador do serviço. É obrigação do estabelecimento e garçom servir bem os clientes, pois já estamos pagando pelo produto, agora se o garçom não oferecer um bom atendimento, não devemos pagar gorjeta e também devemos reportar para a gerencia.

    • Marcos Paulo

      20/ago/2014 at 14:02

      Esse negocio de gorveta e furada.

      Sou dou gorjeta se o servico for muitooo bom. Por educacao.

      Querem dinheiro? Aumentem os precos, pecam aumento. Como cliente nao quero :S

      Mas como foi dito, e algo cultural deles… Sou Brasileiro, So.. I don’t care!

      Servico ruim 10% ta de sacanagem mesmo hahaha

      • Fernando

        30/set/2014 at 09:41

        Então fique com a sua brasileirice no Brasil e não empurrar a SUA cultura no país DOS OUTROS.

  3. Leandro

    15/jul/2014 at 12:38

    Acho que isso não deveria ser questionado, se devo ou não dar gorjeta. Isso faz parte da cultura então é seu dever se adaptar a nova cultura afinal de contas se você veio para o Canada é porque você levou em consideração que aqui é um lugar melhor para morar.

  4. Paulo

    15/jul/2014 at 10:27

    Discordo do 13% – isso não eH verdade. Qualquer coisa abaixo de 15% não é bom.

  5. elvis

    14/jul/2014 at 17:34

    Acho que deve ser 15 % depende do atendimento, garçonete e entregador de pizza ganham menos que o salário mínimo. Garçonetes em média 9 por hora e entregador de pizza entre 7 e 8 por hora ….obrigado pelo post!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Cultura

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo