Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Saiba como pedir restituição de impostos pagos no Canadá

Talvez você não saiba, mas pode ser que você tenha alguns dólares parados por aqui, de impostos pagos ao governo canadense. Pedir seu reembolso pode ser uma boa ideia, pois quem já passou pelas terras geladas sabe que a mordida do leão no Canadá é bem forte.

Impostos federais no Canadá giram em torno de 15% a 29%, fora os impostos locais que também pegam uma considerável parte do seu dinheiro. E são taxas de todos os lados, principalmente nos contracheques. Sabemos que, em tese, eles são bem aplicados e fizemos – ou fazemos – uso deles. Mas, a boa notícia é que podemos também reavê-los.

Caso você tenha passado mais de 183 dias aqui, trabalhado legalmente, ou até mesmo estudado e trabalhado (estudante com visto de trabalho) nas horas vagas, abriu uma conta num banco, tirou sua carteira de motorista ou conseguiu um cartão de crédito, você está na fila dos felizardos que podem solicitar seu “tax return”.

O governo canadense disponibiliza um site (em inglês) com todas as informações, formulários e documentos necessários para a aplicação, que pode ser on-line. Isso vale, inclusive, para quem já voltou para o Brasil e nem mora mais aqui, com um prazo retroativo de até 5 anos.

Os valores de reembolso variam por conta de uma série de fatores, principalmente de acordo com as informações que você vier a fornecer nos inúmeros formulários. Mas, na maioria dos casos há reembolso, emitido num prazo médio de 3 a 4 meses.

Contudo, já existem serviços especializados no assunto que facilitam, e muito, a vida de quem não entende lhufas do assunto, das regras, dos formulários e de inglês, mas que tem interesse em saber se tem alguma graninha pra pegar de volta. Uma empresa que tem feito esse serviço em vários países do mundo é a Taxback.

Marcelo Tanaka, executivo de marketing da Taxback, afirma: “Vale a pena correr atrás disso, sim. Sabendo fornecer as informações corretas, é garantido o reembolso”. A vantagem é que eles correm atrás do ouro pra você. A taxa de serviço da empresa é de 12,5% (mais taxas) do reembolso recebido.

Os principais documentos que vão te solicitar são: cópia do passaporte, cópia do SIN, cópia do T4 (formulário de IR canadense) e alguns outros formulários. Enfim, uma tarefa não tão árdua quando o assunto é ter dólares no bolso. E você pode até já ir fazendo uma estimativa aproximada do valor do seu reembolso neste link.

Leia também: Como solicitar restituição de imposto no Canadá de forma fácil e segura.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Dinheiro

    Topo