Siga-nos

OiCanadá

Cultura

20 coisas que talvez você não sabia sobre o Canadá

O Canadá completou 149 anos recentemente. Apesar de novinho, é um país bem grandão. O segundo maior do mundo. Tem seis fusos horários, só pra você tentar entender um pouco o tanto de coisas que pode existir e acontecer por aqui. Então separamos uma lista de peculiaridades tipicamente canadenses, as quais provavelmente você nunca tenha ouvido falar.

1 – Em 2009 foi aprovado no Canadá o “Ato do Perdão”, que diz que perdões são inadmissíveis nos julgamentos realizados no país. Isso porque a palavra “sorry” (desculpa) é uma das mais ouvidas no país mas seu uso significa simplesmente um ato de simpatia ou arrependimento, e não uma confissão de culpa ou erro. Enfim, nem adianta pensar em fazer besteira pra depois pedir desculpa nos tribunais. Não vai funcionar, sorry.

2 – A maior costa marítima do mundo é a canadense. Se um dia te der a louca de cruzá-la andando, separe pelo menos uns 4 anos e meio pra realizar essa odisseia.

3 – Saint-Louis-du-Ha! Ha! é o nome de uma cidade do Quebec. E é assim mesmo que se escreve: com o Ha! Ha! no fim. Agora, só não me pergunte como chamam as pessoas que nascem por lá lá.

4 – Sabe quem come mais macarrão com queijo (mac’n’cheese) no mundo todo? Os canadenses.

5 – Caso um alienígena de algum planeta desconhecido tenha problemas com o seu Waze galáctico e venha parar no Canadá, ele também será bem recebido. Tendo, inclusive, uma plataforma de aterrizagem especialmente criada para eles em St. Paul, Alberta.

mit-ufo-pad02nw1

Plataforma de aterrizagem para discos voadores, em St. Paul, Alberta

6 – A população canadense está beirando ali uns 36 milhões de habitantes. Mas, embora seja o segundo maior país do mundo, o tanto de gente que tem por aqui representa somente 0,5% da população mundial.

7 – Sabe quem é a Chefe de Estado do Canadá? Sim, ela: a Rainha Elizabeth II.

8 – Pra quem não sabe, o Papai Noel é um cidadão canadense. Inclusive, caso queira mandar uma carta pra ele (em qualquer língua, contando braile e esperanto), você pode endereçá-la para o Polo Norte e sua equipe de 1.5 milhão de elfos vão respondê-la com prazer.

9 – Falando em Papai Noel, no Canadá existem nada mais nada menos do que 2.5 milhões de renas. Tem renas pra muitos Natais ainda.

10 – O Canadá só tornou-se oficialmente um país independente em 1982.

11 – Manitoba possui a maior concentração de cobras do mundo. Tem cobra pra todo lado. São cerca de 70 mil peçonhentas curtindo o inverno canadense. Portanto, ofidiofóbicos (aqueles que tem medo de cobras), evitem Manitoba.

12 – Pense rápido: quem inventou o basquete? 3, 2, 1… Um canadense. Pensou que tivesse sido aquele outro povo, né? Errou.

13 – Meninas, vocês sabiam que o Canadá está entre os 20 melhores países do mundo pra você nascer mulher?

14 – Aqui tem, acredite, 2 milhões de lagos. Haja lagos.

15 – Mais de 15 mil ursos polares moram no Canadá. Lembrando que temos 25 mil deles no mundo todo. Ou seja, caso queira trombar com um urso polar venha para o Canadá, mais especificamente em Churchill, em Manitoba. Aliás, por lá você vai ver não só ursos polares, mas cobras também. Boa sorte.

16 – O hóquei e o lacrosse são esportes nacionais do Canadá. Tá, o que é lacrosse?

Lacrosse-Desktop-Wallpapers

Lacrosse

17 – A maior fronteira não-militarizada do mundo fica entre o Canadá e os Estados Unidos. Por sinal, em algumas cidades, como Derby Line e Stanstead, existem bibliotecas que são divididas entre os dois países. Você aluga um livro no Canadá e devolve nos Estados Unidos.

18 – Alguns parques nacionais do Canadá chegam a ser maiores que alguns países europeus. O Wood Buffalo National Park, por exemplo, é maior que a Dinamarca e a Suíça.

woodba

Parque nacional de Wood Buffalo

19 – O país que tem mais lojas de donuts por pessoa no mundo é o Canadá. Nham!

20 – E por fim, mas não menos estranho, o único país do mundo onde você verá uma corrida de banheiras é no Canadá – em Nanaimo, em British Columbia. Um bathtub boat é um barco criado em torno de uma banheira.

Corrida de barcos de banheira

Bathtub boat, ou barco-banheira (ha-ha)

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

5 Comentários

5 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo