Siga-nos

OiCanadá

Cultura

20 coisas que talvez você não sabia sobre o Canadá

O Canadá completou 149 anos recentemente. Apesar de novinho, é um país bem grandão. O segundo maior do mundo. Tem seis fusos horários, só pra você tentar entender um pouco o tanto de coisas que pode existir e acontecer por aqui. Então separamos uma lista de peculiaridades tipicamente canadenses, as quais provavelmente você nunca tenha ouvido falar.

1 – Em 2009 foi aprovado no Canadá o “Ato do Perdão”, que diz que perdões são inadmissíveis nos julgamentos realizados no país. Isso porque a palavra “sorry” (desculpa) é uma das mais ouvidas no país mas seu uso significa simplesmente um ato de simpatia ou arrependimento, e não uma confissão de culpa ou erro. Enfim, nem adianta pensar em fazer besteira pra depois pedir desculpa nos tribunais. Não vai funcionar, sorry.

2 – A maior costa marítima do mundo é a canadense. Se um dia te der a louca de cruzá-la andando, separe pelo menos uns 4 anos e meio pra realizar essa odisseia.

3 – Saint-Louis-du-Ha! Ha! é o nome de uma cidade do Quebec. E é assim mesmo que se escreve: com o Ha! Ha! no fim. Agora, só não me pergunte como chamam as pessoas que nascem por lá lá.

4 – Sabe quem come mais macarrão com queijo (mac’n’cheese) no mundo todo? Os canadenses.

5 – Caso um alienígena de algum planeta desconhecido tenha problemas com o seu Waze galáctico e venha parar no Canadá, ele também será bem recebido. Tendo, inclusive, uma plataforma de aterrizagem especialmente criada para eles em St. Paul, Alberta.

mit-ufo-pad02nw1

Plataforma de aterrizagem para discos voadores, em St. Paul, Alberta

6 – A população canadense está beirando ali uns 36 milhões de habitantes. Mas, embora seja o segundo maior país do mundo, o tanto de gente que tem por aqui representa somente 0,5% da população mundial.

7 – Sabe quem é a Chefe de Estado do Canadá? Sim, ela: a Rainha Elizabeth II.

8 – Pra quem não sabe, o Papai Noel é um cidadão canadense. Inclusive, caso queira mandar uma carta pra ele (em qualquer língua, contando braile e esperanto), você pode endereçá-la para o Polo Norte e sua equipe de 1.5 milhão de elfos vão respondê-la com prazer.

9 – Falando em Papai Noel, no Canadá existem nada mais nada menos do que 2.5 milhões de renas. Tem renas pra muitos Natais ainda.

10 – O Canadá só tornou-se oficialmente um país independente em 1982.

11 – Manitoba possui a maior concentração de cobras do mundo. Tem cobra pra todo lado. São cerca de 70 mil peçonhentas curtindo o inverno canadense. Portanto, ofidiofóbicos (aqueles que tem medo de cobras), evitem Manitoba.

12 – Pense rápido: quem inventou o basquete? 3, 2, 1… Um canadense. Pensou que tivesse sido aquele outro povo, né? Errou.

13 – Meninas, vocês sabiam que o Canadá está entre os 20 melhores países do mundo pra você nascer mulher?

14 – Aqui tem, acredite, 2 milhões de lagos. Haja lagos.

15 – Mais de 15 mil ursos polares moram no Canadá. Lembrando que temos 25 mil deles no mundo todo. Ou seja, caso queira trombar com um urso polar venha para o Canadá, mais especificamente em Churchill, em Manitoba. Aliás, por lá você vai ver não só ursos polares, mas cobras também. Boa sorte.

16 – O hóquei e o lacrosse são esportes nacionais do Canadá. Tá, o que é lacrosse?

Lacrosse-Desktop-Wallpapers

Lacrosse

17 – A maior fronteira não-militarizada do mundo fica entre o Canadá e os Estados Unidos. Por sinal, em algumas cidades, como Derby Line e Stanstead, existem bibliotecas que são divididas entre os dois países. Você aluga um livro no Canadá e devolve nos Estados Unidos.

18 – Alguns parques nacionais do Canadá chegam a ser maiores que alguns países europeus. O Wood Buffalo National Park, por exemplo, é maior que a Dinamarca e a Suíça.

woodba

Parque nacional de Wood Buffalo

19 – O país que tem mais lojas de donuts por pessoa no mundo é o Canadá. Nham!

20 – E por fim, mas não menos estranho, o único país do mundo onde você verá uma corrida de banheiras é no Canadá – em Nanaimo, em British Columbia. Um bathtub boat é um barco criado em torno de uma banheira.

Corrida de barcos de banheira

Bathtub boat, ou barco-banheira (ha-ha)

4 Comentários

4 Comments

  1. Anônimo

    20/set/2017 at 11:44 PM

    A corrida de banheiras foi hilaria

  2. Rafaella Schumann

    19/jul/2016 at 5:08 PM

    Passei a pouco tempo por essa cidade em Quebec… Quando ví o nome, caí na risada!
    Muito boa a matéria!

  3. Kinho Marques

    19/jul/2016 at 12:22 PM

    Boa Pablo… rsrsrsrs gostei das curiosidades!!! Vc e a equipe estão de parabéns… muito informativos!!!! Grande abraço.

  4. Andrea melo.

    19/jul/2016 at 9:10 AM

    Fantastic
    Amei estou desde o ano passado estudando sobre o Canadá amei mais conhecimento .. Parabéns pela matéria … Vou para o Canadá ou Portugal estou decidindo … Torçam por mim…

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Cultura

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!