Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Você está pronto para os impostos canadenses?

Leio muitos textos aqui no Oi e em outros blogs que falam das maravilhas dos serviços públicos canadenses. De fato há muito para se elogiar –e muitos problemas também. O que não vejo muita gente falar é sobre de onde vem a grana que banca todos esses serviços. No Canadá, assim como no resto do mundo, quem banca a coisa toda é quem trabalha e paga impostos.

O Instituto Fraser –uma das organizações não governamentais mais respeitadas do mundo– divulgou um estudo semana passada mostrando que a família canadense média gasta mais em impostos que com moradia, alimentação e vestuário combinados.

O instituto estimou que a família canadense média ganhou $80,593 dólares no ano de 2015 e pagou $34,154 em impostos, ou seja 42.4% da renda bruta foi para o governo.

Dos $34,154 dólares, $10,616 foram pagos em imposto de renda, $7,160 foram impostos da saúde e descontos da folha de pagamento, $4,973 foram impostos pagos sobre produtos e serviços (sales tax), $3,832 foram impostos sobre imóveis e $7,537 são considerados “outros”, o que inclui: imposto sobre bebidas alcoólicas, cigarros, gasolina, produtos importados, energia elétrica etc.

Comparando com moradia, alimentação e vestuário, o estudo diz que a família média gasta coisa de $30,293 no ano com esse três itens, ou seja 37.6% do seu orçamento.

A conclusão é que impostos são a maior despesa dos canadenses. Gastamos mais com impostos do que com necessidades básicas. E agora, José?

Eduardo Flit

Moro no Canadá desde 2008. No Brasil eu era psicólogo e trabalhava em uma escola e em consultório particular. No Canadá, me especializei em Mídia Digital e trabalho nas Páginas Amarelas como consultor de mídia. Gosto de escrever sobre aquilo que me interessa: política, economia, tecnologia, comportamento, etc. Versatilidade, acho que essa é a minha marca principal. Hahaha!

3 Comentários

3 Comments

  1. Carlos

    30/ago/2016 at 07:06

    Um “problema” que, quem ja passou sabe, Eu nao passei…mas conheco 2 pessoas aqui que sim. “O problema”: Revenue Canada te mandar um cheque de mil dolares de Income tax e, meses depois, Voce recebe uma carta dizendo que houve correcao dos calculos, e pedem o dinheiro de Volta! Hehehe , enfim, meu ponto de vista de quase 6 anos de Canada (ainda sou uma Crianca no jardim de infancia hehehehe), eh que Brasil e Canada Sao universos diferentes: Brasil tem pontos + e -, Canada tem pontos + e -, mas, com certeza, em relacao a impostos e retorno a sociedade, Brasil ta longe de ser igual a aqui! Comecei ha pouco tempo a trabalhar no Sin Number, pois saiu ha pouco tempo, e… Sei que estou no caminho certo contribuir porque vejo resultado Na sociedade.

  2. Carlos

    29/ago/2016 at 11:27

    Eu nao vejo problemas em Pagar os impostos canadenses. Voce paga, porem ver o retorno. E, mesmo assim, se ocorrer algum problema nao chega nem aos pes do Brasil, que, nao preciso nem entrar em detalhes aqui que todos sabem que “A constituicao brasileira” realmente existe, no papel. Na pratica, eh melhor nem entrar em detalhes.

  3. Sérgio Carpeggiane

    29/ago/2016 at 08:41

    Pagar impostos não é o problema para qualquer trabalhador, estamos acostumados com isto. O que não estamos é pagar impostos e termos serviços de qualidade, termos a criminalidade baixa, termos uma saúde pública que funcione e transporte público então?
    Um país decente precisa de impostos, o que não dá é você ter uma carga tributária altíssima e não ter nenhum retorno, o que eu vejo são uma cambada de políticos ficando milionários com nosso dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Dinheiro

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo