Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Medicine Hat – Uma cidade canadense sem moradores de rua

Algumas pessoas não imaginam que o Canadá tenha moradores de rua, acham que porque é primeiro mundo, tudo em dólar, essas mazelas sociais não existem. Mas, existem. E já que existem e fazem parte do problemático cenário urbano, uma cidade de Alberta decidiu agir e resolver o problema.

O programa foi criado em 2009, com o objetivo de ajudar, abrigar e fornecer um lar seguro e permanente a moradores de rua da cidade de Medicine Hat, em Alberta. Algo a longo prazo e bem planejado.

Deu certo! Em 2015, Medicine Hat se tornou a primeira cidade canadense a solucionar boa parte da questão. E detalhe: lá, hoje, ninguém fica mais do que 10 dias na rua. Esse é o tempo médio de transição, entre se tornar um morador de rua e ser acolhido pelo programa do governo.

Aí você deve estar pensando: “Ah… não deve ter muita gente nessa situação por lá”. Ledo engano. O programa já abrigou mais de mil pessoas, incluindo cerca de 300 crianças e homens e mulheres numa faixa etária de 25 a 50 anos. Um número que representa cerca de 2.5% da população. É muita gente!

Os benefícios são evidentes não só para as pessoas acolhidas pelo programa, mas também para a sociedade e a economia. Pelas contas do prefeito da cidade, Ted Clugston, ter uma pessoa morando na rua pode gerar um gasto de até $100 mil ao ano aos cofres públicos, enquanto que abrigá-la custa menos de $35 mil. São menos gastos com saúde pública, interações policiais e demandas judiciais, menos crimes e dependentes químicos. Tais programas não são de um governo específico, são de um coletivo urbano, e os resultados melhoram a qualidade de vida todos.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Notícias

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo