Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Medicine Hat – Uma cidade canadense sem moradores de rua

Algumas pessoas não imaginam que o Canadá tenha moradores de rua, acham que porque é primeiro mundo, tudo em dólar, essas mazelas sociais não existem. Mas, existem. E já que existem e fazem parte do problemático cenário urbano, uma cidade de Alberta decidiu agir e resolver o problema.

O programa foi criado em 2009, com o objetivo de ajudar, abrigar e fornecer um lar seguro e permanente a moradores de rua da cidade de Medicine Hat, em Alberta. Algo a longo prazo e bem planejado.

Deu certo! Em 2015, Medicine Hat se tornou a primeira cidade canadense a solucionar boa parte da questão. E detalhe: lá, hoje, ninguém fica mais do que 10 dias na rua. Esse é o tempo médio de transição, entre se tornar um morador de rua e ser acolhido pelo programa do governo.

Aí você deve estar pensando: “Ah… não deve ter muita gente nessa situação por lá”. Ledo engano. O programa já abrigou mais de mil pessoas, incluindo cerca de 300 crianças e homens e mulheres numa faixa etária de 25 a 50 anos. Um número que representa cerca de 2.5% da população. É muita gente!

Os benefícios são evidentes não só para as pessoas acolhidas pelo programa, mas também para a sociedade e a economia. Pelas contas do prefeito da cidade, Ted Clugston, ter uma pessoa morando na rua pode gerar um gasto de até $100 mil ao ano aos cofres públicos, enquanto que abrigá-la custa menos de $35 mil. São menos gastos com saúde pública, interações policiais e demandas judiciais, menos crimes e dependentes químicos. Tais programas não são de um governo específico, são de um coletivo urbano, e os resultados melhoram a qualidade de vida todos.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo