Siga-nos

OiCanadá

Moradia

As áreas mais violentas de Toronto

Uma das grandes dificuldades para o imigrante recém-chegado é saber em que áreas da cidade é seguro morar e que locais são considerados mais perigosos. Conheça algumas os bairros onde não é muito recomendável morar.

A área ao sul da Dundas & Sherbourne (Jarvis St para o oeste, Sherbourne St para leste, Carlton St para o norte), no centro de Toronto, é a zona mais violenta da cidade, segundo os relatórios da polícia divulgados em 2009. Em quantidade de ocorrências policiais, o cruzamento da Dundas & Sherbourne fica em quarto lugar, atrás do cruzamento das ruas Jane & Finch (North York), Keele & Eglinton (York) e Albion & Finch (Rexdale). Porém, considerando o número de ocorrências policiais por km quadrado, esta área fica em primeiro lugar.

Para exemplificar, na vizinhança da Dundas & Sherbourne encontra-se o maior abrigo para “sem-teto” de Toronto, o Seaton Home, que fica na St George St., e que pode abrigar 434 homens. No lado leste de downtown, a sul da Gerrard St. E., norte da Queen St. E., e entre a Jarvis e Sherbourne St. existem três dos maiores abrigos para “sem-tetos” de Toronto. Isso representa uma média de mil pessoas perambulando todos os dias pelas ruas e parques desta vizinhança, indo ou vindo desses abrigos. Você pode encontrar prostitutas, drogados e traficantes nessas áreas.

Martha Pinheiro, que mora perto da Sherbourne com a Wellesley, área que fica bem perto desta região mais violenta, comenta: “Há quatro anos era bem pior, hoje já está melhor por conta dos novos condos que foram construídos e valorizaram muito esta área. Já não há tantas prostitutas nas ruas e nem cafetões vendendo drogas como antes. Eu me lembro que tinha medo, já que morava sozinha, mas hoje já me sinto bem mais segura e gosto muito da área”.

Apesar de o Regent Park, que fica no centro da cidade (Dundas & Parliament), ter sido revitalizado e reformado, ainda há registros de brigas e assaltos em áreas próximas. Regent Park é a maior e mais antiga vizinhança do centro de Toronto, construída dentro de um projeto social para abrigar pessoas de baixa renda.

Além da violência e dos moradores de rua, essa área do centro de Toronto também possui edifícios infestados de percevejos, aqui conhecidos como bedbugs. Infelizmente, os residentes dessa área não tomam as medidas necessárias para impedir a disseminação dessa praga que infesta os apartamentos e se espalha com muita facilidade. No website BedBug Registry é possível digitar endereços residenciais para verificar a existência desse desagradável e indesejável “inquilino”. Portanto, antes de fechar negócio, confira o endereço do prédio neste website!

United Way: populosa, mas não necessariamente violenta

Além do centro de Toronto, existem 13 bairros no subúrbio da cidade que concentram edifícios da United Way que, juntamente com a prefeitura, apoia os recém-chegados e jovens de famílias de baixa renda.

A United Way visa, através de iniciativas comunitárias e com fundos provenientes da comunidade em geral, proporcionar às famílias os serviços vitais de que eles precisam. Não se trata necessariamente de regiões violentas porém, nestes bairros, concentra-se uma quantidade muito grande de apartamentos de aluguel com valores mais acessíveis para pessoas de baixa renda. Os relatórios da polícia retratam os problemas provenientes de grandes aglomerados como esses.

Segundo Giovanni B., imigrante brasileiro que alugou um apartamento no Flemingdon Park, morar em um dos prédios da United Way tem diversos prós e contras. “Se você morar perto da Don Mills, tem ônibus que te deixa no metrô Pape ou Don Mills em 15 minutos. Os aluguéis (apartmento) são relativamente baratos. Pagamos 880 por 01 quarto e quebra o galho (casal sem filhos). Tem um supermercado, Scotiabank, um centrinho comercial com farmácia e outras facilidades. Porém, os vizinhos são bem ‘ruins’. Não que sejam criminosos, mas, por exemplo, alguns não conhecem o conceito de fila ou de lixeira. Resumindo: se quiser economizar bastante no início, morar nesta área é razoável. Se não tiver maiores restrições financeiras, talvez outra redondeza seja melhor. É uma região ‘de passagem’, pra que a pessoa possa se estabilizar e partir para outra residência, em outra área”.

A localização dos edifícios da United Way em Toronto:

  • Jane-Finch (uma das áreas mais violentas, como já citei)
  • Scarborough-Village (Kingston & Eglinton)
  • Dorset Park (Kennedy/ Ellesmere/ Laurence)
  • Crescent Town (Dawes/ Victoria Park/ Main St)
  • Malvern (401/ Finch / 48/ Morningside)
  • Steeles-L’Amoreaux (Victoria Park/ Steeles / Sheppard/ Kennedy)
  • Eglinton East-Kennedy Park
  • Jamestown (nas imediações da Jane e Finch/ 400/ Black Creek)
  • Weston-Mt.-Denis (Lawrence/ Weston)
  • Flemingdon Park-Victoria Village (Don Mills/ Eglinton/ Victoria Park)
  • Westminster-Branson (Bathurst/ Finch)
  • Lawrence Heights (Lawrence Av. W/ Allen Rd/ 401)
  • Kingston-Galloway (Lawrence E. / Kingston Rd.)

Mapa interativo com a localização dos edifícios

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

25 Comentários

25 Comments

  1. Francisco

    25/ago/2013 at 16:41

    Minha filha quer fazer no mês de Janeiro 2014 intercambio, ainda não sabe sim Toronto ou San Diego Califórnia. . Minha pergunta é. Primeiro aproveitamento em aprendizado em um mês, e segurança. Clima eu já sei que Califórnia e melhor. O resto não sei. Alguém poderia me passar esta duas informações Idade da minha filha adolecente 18 .Obrigado

  2. Bruna

    08/out/2012 at 19:24

    Vou fazer intercambio por 1 mês em Toronto e ficarei nesse endereço: 5765 Yonge St #405 Toronto, Ontario M2M 4H9…alguém conhece? Lá é perigoso?

  3. Marco

    15/ago/2012 at 15:37

    Em qualquer lugar do mundo, sempre vai haver algumas areas perigosas e outras seguras. Nao vou dizer que Toronto seja uma cidade perfeita mas eu adoro este lugar. Eu moro aqui a 8 anos e nunca tive nenhum problema com seguranca ou presenciei algum tipo de violencia. Vindo de Curitiba, com mais ou menos a mesma populacao eu nao sairia a noite com a mesma tranquilidade em que eu saio aqui.

    • Rosa da Silva

      16/ago/2012 at 11:27

      Marco, obrigada pelo teu comentario. Pois é, comparando com a violencia que temos agora no Brasil, Toronto é segura mesmo. Mas estando no Canada, a gente tem que comparar com indices daqui não é? Porém, concordo contigo que para nós brasileiros, a chamada violencia daqui, não é nada mas que ela existe, existe. Um abraço, Rosa

  4. Diego

    16/abr/2012 at 18:19

    Olá pessoal, gostaria de saber se você também conhecem algum trabalhado parecido com o desse pessoal que mora em Dublin http://www.indublin.com.br/.

    Não estou fazendo propaganda nem nada, só sou estudante e estou procurando obter o máximo de informações sobre os 2 lugares pois um dele eu irei fazer intercambio.

    Estou propenso a Toronto, não me pergunte porque mas é o lugar que mais me identifiquei e que gostaria de morar.

    Agradeço desde já pela ajuda e estou adorando o site de vocês!

  5. Ana Paula

    04/out/2011 at 21:26

    Olá Rosa,

    Estou indo agora no fim do mês para Toronto e devo ficar 4 meses.

    A Rua Bartlet t/ Bloor é tranquilo?

    Fico no aguardo ansiosamente.

    Muito obrigada!

  6. Sergio Fuhrmann

    07/set/2011 at 10:41

    Ola. Eu e minha mulher, estamos planejando morar um 6 meses no Canada. Ja estivemos 2 vezes em cidades do leste do Pais. Estamos pensando em Mississauga. E um bom lugar para morar?
    Obrigado

  7. Anette

    02/set/2011 at 19:46

    Olá Rosa, tudo bem? Estou indo pra Toronto e gostaria de saber se essa rua 280 WELLESLEY ST E, é perigosa, pois é bem perto da Dundas & Sherbourne?? Outra pergunta, você trabalha também com aluguel de apartamento? Caso eu tenha a necessidade de procura outro lugar para alugar, posso entrar em contato com você?
    Aguardo retorno.
    Muito obrigada
    Anette

  8. Rafael

    15/ago/2011 at 21:33

    Boa noite Rosa, gostaria de saber a possibilidade de me passar seu e-mail para solicitar algumas dicas.

    Obrigado,

  9. Jessica

    13/jul/2011 at 22:53

    Estou procurando um apartamento para alugar e mesmo tendo passado dois meses em toronto, só sabia de “perigoso” da jane & finch.
    Ótimo post!

  10. Luis

    19/jun/2011 at 20:48

    Respeito o “estudo” feito pelo autor do ‘post’, mas eu nao concordo com algumas coisas.
    Moro nesta Área citada (Dundas and Sherbourne e região) fazem ‘alguns’ longos anos e JAMAIS sofri ameaças, riscos de assalto ou alguma situação perigosa.
    Pessoas que desejam viver nessa área, tenham a certeza e podem ficar despreocupados com esse exagero colocado, emn quesito Violência. E claro ter a CERTEZA que é incomparavel ao Brasil.
    Obrigado pelo espaço e parabens pelo Blog.

  11. livia

    01/jun/2011 at 07:19

    No Brasil o passante sempre corre o risco de ser abordado e acabar sendo alvo de uma acao violenta. Em Toronto a maioria dos crimes sao direcionados a alguem ou a um grupo especifico. Muitas vezes quando presencio alguma movimentacao estranha, finjo que nao vi e tento atravessar a rua ou me afastar. Quem age assim geralmente nunca eh afetado.

    • Rosa da Silva

      01/jun/2011 at 12:05

      Livia, tens razão pois a violência que se tem em Toronto não e comparável com a que se tem no Brasil atualmente. A policia aqui funciona muito melhor não eh?

  12. Bia

    31/Maio/2011 at 18:15

    Moro perto da Dundas & Sherboune e confesso que a noite morro de medo de sair sozinha… na inverno, eu tinha aula até as 18h e voltava para casa praticamente correndo, com medo da vizinhaça. É claro que existem os seus exageros, não é que a vizinhaça seja essa poço de perigo, mas quem vem do Brasil tem sempre instinto de perigo e é claro que a gente carrega isso para qualquer país que vá. Eu nunca me enganei que Toronto não exista insegurança, é apenas muito menos perigosa que as grandes cidades no Brasil, mas ainda é uma grande cidade e tem seus riscos!

    Ótimo artigo Rosa! :)

    bjs

    • Priscila Fragoso

      31/Maio/2011 at 21:41

      Oi gente, vou passar um mês estudando na ILAC e gostaria de saber se esses endereços ficam perto de lá. A ILAC fica na 920 Yonge Street.
      Obrigada!
      PS: Ótimo site, ótimas dicas!

      • livia

        01/jun/2011 at 07:09

        Priscila, a sua escola fica muito bem localizada numa area conhecida como Yonge/Bloor. Fique despreocupada!

        • Priscila Fragoso

          02/jun/2011 at 22:56

          Obrigada, Livia!

          • Giselda

            09/Maio/2012 at 14:54

            Olá, Priscila, tudo bem?Lí que vc fez intercâmbio na ILAC;minhas filhas vão fazer tb, em Agosto;gostaria de saber onde vc morou lá?Foi alojamento ou alugou apto?
            Aguardo suas dicas,
            obrigada!

    • Rosa da Silva

      01/jun/2011 at 12:00

      Oi Bia, entendestes bem o que eu quiz dizer com meu artigo. Um beijo

      • Elisa

        23/nov/2012 at 21:49

        Olá Rosa, morei em Toronto de 1997 até 2000 e acredite era próximo de perfeito estou abismada com a viol~encia vou estar ai este ano por três a quatro meses e estou procurando apartamento, ma em maple mais norte sabe quais os lugares perigosos perto ? abraços obrigada.

  13. Kelly

    31/Maio/2011 at 16:12

    É verdade. A violencia que existe no Brasil é muito maior….. então, podemos dizer que Toronto é seguro.
    É muito bom que seja feita esta divulgação das áreas perigosas. Belo trabalho!

    • Rosa da Silva

      01/jun/2011 at 11:58

      Que bom que gostastes Kelly pois eu também acho que ira ajudar muita gente saber disso. Um abraco

  14. Nara

    31/Maio/2011 at 12:26

    Nossa, incrivel como fantasiamos, nunca pensei queexistisse isso ai em um pais chamado 1º mundo. valeu muito bom teu artigo.

    • Rosa da Silva

      31/Maio/2011 at 14:37

      Obrigada Nara. Apesar de ter estes lugares não se compara a violência que encontramos em alguns bairros no Brasil. Mas sim, Canada não e perfeito… Um abraco, rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo