Siga-nos

OiCanadá

Moradia

As áreas mais violentas de Toronto

Uma das grandes dificuldades para o imigrante recém-chegado é saber em que áreas da cidade é seguro morar e que locais são considerados mais perigosos. Conheça algumas os bairros onde não é muito recomendável morar.

A área ao sul da Dundas & Sherbourne (Jarvis St para o oeste, Sherbourne St para leste, Carlton St para o norte), no centro de Toronto, é a zona mais violenta da cidade, segundo os relatórios da polícia divulgados em 2009. Em quantidade de ocorrências policiais, o cruzamento da Dundas & Sherbourne fica em quarto lugar, atrás do cruzamento das ruas Jane & Finch (North York), Keele & Eglinton (York) e Albion & Finch (Rexdale). Porém, considerando o número de ocorrências policiais por km quadrado, esta área fica em primeiro lugar.

Para exemplificar, na vizinhança da Dundas & Sherbourne encontra-se o maior abrigo para “sem-teto” de Toronto, o Seaton Home, que fica na St George St., e que pode abrigar 434 homens. No lado leste de downtown, a sul da Gerrard St. E., norte da Queen St. E., e entre a Jarvis e Sherbourne St. existem três dos maiores abrigos para “sem-tetos” de Toronto. Isso representa uma média de mil pessoas perambulando todos os dias pelas ruas e parques desta vizinhança, indo ou vindo desses abrigos. Você pode encontrar prostitutas, drogados e traficantes nessas áreas.

Martha Pinheiro, que mora perto da Sherbourne com a Wellesley, área que fica bem perto desta região mais violenta, comenta: “Há quatro anos era bem pior, hoje já está melhor por conta dos novos condos que foram construídos e valorizaram muito esta área. Já não há tantas prostitutas nas ruas e nem cafetões vendendo drogas como antes. Eu me lembro que tinha medo, já que morava sozinha, mas hoje já me sinto bem mais segura e gosto muito da área”.

Apesar de o Regent Park, que fica no centro da cidade (Dundas & Parliament), ter sido revitalizado e reformado, ainda há registros de brigas e assaltos em áreas próximas. Regent Park é a maior e mais antiga vizinhança do centro de Toronto, construída dentro de um projeto social para abrigar pessoas de baixa renda.

Além da violência e dos moradores de rua, essa área do centro de Toronto também possui edifícios infestados de percevejos, aqui conhecidos como bedbugs. Infelizmente, os residentes dessa área não tomam as medidas necessárias para impedir a disseminação dessa praga que infesta os apartamentos e se espalha com muita facilidade. No website BedBug Registry é possível digitar endereços residenciais para verificar a existência desse desagradável e indesejável “inquilino”. Portanto, antes de fechar negócio, confira o endereço do prédio neste website!

United Way: populosa, mas não necessariamente violenta

Além do centro de Toronto, existem 13 bairros no subúrbio da cidade que concentram edifícios da United Way que, juntamente com a prefeitura, apoia os recém-chegados e jovens de famílias de baixa renda.

A United Way visa, através de iniciativas comunitárias e com fundos provenientes da comunidade em geral, proporcionar às famílias os serviços vitais de que eles precisam. Não se trata necessariamente de regiões violentas porém, nestes bairros, concentra-se uma quantidade muito grande de apartamentos de aluguel com valores mais acessíveis para pessoas de baixa renda. Os relatórios da polícia retratam os problemas provenientes de grandes aglomerados como esses.

Segundo Giovanni B., imigrante brasileiro que alugou um apartamento no Flemingdon Park, morar em um dos prédios da United Way tem diversos prós e contras. “Se você morar perto da Don Mills, tem ônibus que te deixa no metrô Pape ou Don Mills em 15 minutos. Os aluguéis (apartmento) são relativamente baratos. Pagamos 880 por 01 quarto e quebra o galho (casal sem filhos). Tem um supermercado, Scotiabank, um centrinho comercial com farmácia e outras facilidades. Porém, os vizinhos são bem ‘ruins’. Não que sejam criminosos, mas, por exemplo, alguns não conhecem o conceito de fila ou de lixeira. Resumindo: se quiser economizar bastante no início, morar nesta área é razoável. Se não tiver maiores restrições financeiras, talvez outra redondeza seja melhor. É uma região ‘de passagem’, pra que a pessoa possa se estabilizar e partir para outra residência, em outra área”.

A localização dos edifícios da United Way em Toronto:

  • Jane-Finch (uma das áreas mais violentas, como já citei)
  • Scarborough-Village (Kingston & Eglinton)
  • Dorset Park (Kennedy/ Ellesmere/ Laurence)
  • Crescent Town (Dawes/ Victoria Park/ Main St)
  • Malvern (401/ Finch / 48/ Morningside)
  • Steeles-L’Amoreaux (Victoria Park/ Steeles / Sheppard/ Kennedy)
  • Eglinton East-Kennedy Park
  • Jamestown (nas imediações da Jane e Finch/ 400/ Black Creek)
  • Weston-Mt.-Denis (Lawrence/ Weston)
  • Flemingdon Park-Victoria Village (Don Mills/ Eglinton/ Victoria Park)
  • Westminster-Branson (Bathurst/ Finch)
  • Lawrence Heights (Lawrence Av. W/ Allen Rd/ 401)
  • Kingston-Galloway (Lawrence E. / Kingston Rd.)

Mapa interativo com a localização dos edifícios

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

25 Comentários

25 Comments

                Deixe uma resposta

                O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                Mais em: Moradia

                Topo