Siga-nos

OiCanadá

Floresta de Bambus no Donnelly Centre

Lazer

Uma Toronto tropical ajuda a enfrentar o inverno

No meio do frio todo que anda fazendo, dá pra quebrar o winter blues com visitas ao vários mini-paraísos tropicais que existem na cidade de Toronto, como o Allan Gardens, as estufas do Centennial Park ou o mini bambuzal que fica no campus central da Universidade de Toronto. Olha só!

Mini Bambuzal

O bambuzal é a menor dentre estas 3 opções, mas nem por isso menos interessante. No meio do branco e cinza do inverno, as folhas e troncos do bambu plantado indoors parecem um milagre. O conjunto fica no no. 160 da College St, mais exatamente num prédio da Universidade de Toronto, o Donnelly Centre for Cellular and Biomolecular Research. Com 4 metros de altura, o display vivo foi criado por designers alemães e pode fazer maravilhas para qualquer alma tropical perdida no frio inverno canadense. Ninguém paga nada e há banquinhos espalhados pelo local pra quem quiser trazer um livro ou um notebook pra trabalhar.

Allan Gardens

Bem maior e mais variado, o Allan Gardens se encontra na Carlton St, entre Jarvis e Sherbourne. Ali, você pode curtir, mesmo no pico total do inverno, cerca de 16 mil metros quadrados de área verde que vão fazer você se sentir em casa.

A mais antiga estufa é a que tem um domo bonito em estilo vitoriano e que abriga palmeiras variadas — inclusive bananeira. Esta é também a área onde rolam shows temporários de flores, como o de Natal e o de Páscoa, e é ainda a entrada principal.

As plantas tropicais tomam conta de dois salões adjuntos, com destaque para orquídeas, begônias e algumas belas trepadeiras, enquanto o prédio de temperatura mais amena é recheado de camélias, jasmim e plantas cítricas, com direito, inclusive, a um laguinho. O quarto elemento é a chamada Casa Árida, com suculentas e cactos.

O passeio para conferir as várias áreas não consome muito tempo, mas aqui vale mesmo a pena é ficar só por ficar, sem obrigação de nada, só curtindo as cores, os sons e o calor úmido. Você pode trazer um lanche que combine com a temperatura e o astral do lugar e ainda tirar uma montanha e meia de fotos lindas de viver. De quebra, garante ainda um coração renovado, em ponto de florir. E tudo isso de graça, 365 dias por ano, das 10 da manhã até 5 da tarde.

Pra chegar lá o melhor mesmo é ir de transporte público, porque o estacionamento é complicado, já que o Allan Gardens se encontra meio que no coração da cidade. Da estação College do metrô, você pega o bonde 506 east que segue pela Carlton. Se preferir pode também descer na estação Sherbourne e pegar o 95 south.

Centennial Park Conservatory

Outra opção do mesmo nível é o Centennial Park Conservatory, que fica em Etobicoke, zona oeste da cidade. Com mais de mil metros quadrados divididos em três áreas, o conservatório conta uma unidade dedicada a plantas tropicais, com direito a mamoeiro, bananeira e até uma paineira, além de um bom punhado de bromélias.

O segundo prédio é totalmente voltado para plantas típicas de um clima mais árido, com uma enorme variedade de cactos e mais um número considerável de leguminosas — como a nossa velha e boa babosa (aloe vera), enquanto a terceira estufa fica com shows rotativos que se misturam a uma coleção de árvores e outras plantas típicas da região. Tudo isso e, de quebra, a presença de pássaros, tartarugas e peixinhos. Ah, sem falar que, assim como acontece no Allan Gardens, o negócio aqui é todo de graça, 365 dias por ano, entre 10 da manhã e 5 da tarde.

Pra chegar lá de ônibus, é só pegar o 48 Rathburn  em direção west e descer na Elmcrest. Pra quem vai de carro, o endereço certinho é 151 Elmcrest Road, Etobicoke. Tem estacionamento gratuito na parte norte do conservatório que, aliás, é todo legal pra quem vai com cadeira de rodas (ou carrinho de bebê) — o mesmo vale para o Allan Gardens.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo