Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Onde surfar no Canadá

Juntar as palavras surfe e Canadá na mesma frase pode parecer loucura, mas o esporte tem alguns disputados points em várias províncias — em especial para quem está aberto a levar sua prancha também para rios e lagos. Clique no post para conhecer os mais famosos points de surfe no Canadá.

Tofino, BC

A capital do surfe canadense é, com certeza, Tofino, na British Columbia, com 35 km de praias que atendem tanto aos novatos quanto aos mais experientes surfistas. As ondas são maiores durante o inverno, mas o mar fica cheio de pranchas o ano todo. A temperatura da água, no entanto, é de estranhar para os brasileiros, com uma média de meros 10 graus durante o ano. Isto quer dizer que um wetsuit é equipamento essencial — a boa notícia é que é possível alugar a roupa (e a prancha também).

Calgary, AB

Já em Alberta a quebrada mais querida é o rio Kananaskis. Ondas entre 50 cm e um metro são facilmente encontradas no Canoe Meadows Campground no Bow Valley Provincial Park, que fica a uma hora de Calgary, pertinho das belíssimas Montanhas Rochosas. A dez minutos de caminhada dali há um ponto com arrebentações ainda mais fortes e poderosas, no chamado Santa Clause. Outra opção é encarar uma onda artificialmente criada de cerca de um metro de altura entre um ponto e outro. Para mais informacoes, visite os sites riversurfing.ca e surfanywhere.ca.

Winnipeg, MB

No encontro do Rio Whiteshell com o Lago Nutimik, a 100 km de Winnipeg, Manitoba, é possível encontrar ondas de até 2,5 m na época da cheia, no começo da primavera. Mas cuidado: nesta época do ano a água é geladíssima e o pessoal veste wetsuit, bota, luva e tudo mais. Além disso, a correnteza é brava o ano no todo.

Montreal, QC

No Quebec, o Rio St. Lawrence tem um monte de points. O mais badalado deles fica pertinho do bloco de apartamentos conhecido como Habitat 67, em Montreal. Dependendo da época do ano, as ondas ali podem chegar a vários metros de altura com a vantagem extra de ter um acesso super fácil. No verão, o lugar chega a dar fila, mas há um bom número de pessoas que se vestem adequadamente e encaram também as águas geladas da primavera.

Halifax, NS

O 1,5 km de comprimento da Lawrencetown Beach é o destino preferido de quem quer surfar no Oceano Atlântico no Canadá. A cerca de 25 km de Halifax, na Nova Escócia, o local é popular o ano todo, com picos durante o outono e o inverno, quando as ondas chegam a até 5 metros de altura.

Lake Superior, ON

Do lado dos Estados Unidos, o surfe já tem tradição no Lago Superior, mas o que pouca gente sabe é que a coisa fica ainda melhor na banda canadense do lago, em Ontário, com onda maiores e menos gente. Aliás, há mais atividade rolando na província do que sonha a nossa santa ignorância.

Port Colborne, ON

Na charmosa Port Colborne, que fica a apenas duas horas de distância de Toronto no chamado Golden Horseshoe, é possível encontrar uns 40 surfistas dentro do lago Erie num dia bom. Ali, entre agosto até o inverno, quando o lago congela, o pessoal curte ondas de até dois metros que quebram uma atrás da outra, sem pausas.

Kincardine, ON

Já em Kincardine, não são só as ondas que atraem a atenção dos surfistas, mas também a infraestrutura ao redor do lago. Um píer garante acesso fácil, além de estacionamento, banheiros e até chuveiros com água quente. E os adoradores de pranchas têm duas temporadas para curtir o esporte: a primavera e o outono. Aliás, em outubro a cidade tem até investido em um campeonato, o Fresh Water Classic.

Dicas

Surfistas não são de falar no megafone onde eles encontram as melhores ondas, mas se você chegar perto e bater um papo vai logo descobrir os cantos mais apreciados. Você pode fazer isso online seguindo as discussões que rolam em fóruns, ou visitar as lojas de surfe e puxar assunto com o pessoal que trabalha ou frequenta o lugar.

Existem vários sites que oferecem relatórios diários de temperatura, altura das ondas etc. O Surf Forecast e o Surfline Report são exemplos disso.

Cursos e equipamento

Para aulas, confira a Surf Ontario, que fica em Scarborough, Toronto. O pessoal de lá ensina o beabá do surfe desde 2002 e agora também dá aulas de stand up. Eles utilizam diferentes locais pras aulas de surfe, como Ashbridge’s Bay and Bond Head no lago Ontário, Wyldewood Beach e Port Stanley no lago Eerie e ainda Bayfield e Kincardine no Lake Huron. Já a Surf the Greats vende equipamento, dá aulas, organiza vários eventos e oferece ainda aluguel de equipamento.

Mais equipamentos você encontra também nas duas maiores lojas de Ontário — Boardsports e Silent Sports. Lembrando que vale mesmo a pena conversar com pessoal especializado para saber mais sobre tamanho, formato e design de pranchas (em fóruns especializados, você pode tentar descolar equipamento usado por um preço mais em conta), além de ficar por dentro das questões de segurança relativas ao esporte no Canadá.

Pra quem curte surfe, mas não se anima a cair na água gelada, uma opção é fazer exercícios físicos inspirados no esporte numa academia da rede Surf Set.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo