Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Uma caça ao tesouro à sua espera em Ontário

Uma região perto de Haliburton, há cerca de 2 horas e meia de Toronto, tem a mais famosa e mais bem organizada GeoTour do Canadá — um tipo de “excursão” gratuita em que os participantes precisam encontrar contêineres com pequenos prêmios.

A palavra geocache pega o começo do substantivo geografia e adiciona o termo cache, que em inglês quer dizer um depósito temporário que, neste caso, é um container. A ideia do jogo é localizar esses containers que escondem pequenos objetos ou apenas um caderninho, o logbook, onde as pessoas marcam uma espécie de lista de presença.

A brincadeira do geocaching começou por acaso quando um sujeito chamado Dave Ulmer achou que seus amigos curtiriam testar a precisão de seus equipamentos de GPS localizando uma caixinha escondida num canto da região onde ele morava lá no estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Dentro do estojo, Dave deixou um bloquinho, um lápis e umas quinquilharias como prêmios, além de instruções: “Pegue o que quiser. Deixe alguma coisa”. Em seguida ele postou as coordenadas num fórum. O sucesso foi geral e não demorou muito a galera estava copiando a ideia em outras partes do mundo.

Aqui no Canadá, há centenas de caches à espera da sua visita. Alguns deles estão reunidos em GeoTours. Nestas “excursões”, os participantes se locomovem por conta própria e não pagam nada para participar, mas há um roteiro que pode ser seguido de várias formas.

A mais famosa e bem organizada destas GeoTours no Canadá envolve sete hamlets (vilas) de Ontario — Irondale, Gooderham, Tory Hill, Willberforce, Harcourt, Highland Grove, Cardiff — que ficam a cerca de 2 horas e 30 minutos de Toronto, na mesma direção do Algonquin Park, perto de Haliburton.

Ali 150 cachês estão à espera dos visitantes que podem baixar um mapa e um “passaporte” do website Geocaching Capital of Canada ou pegar o material e até mesmo alugar um GPS — por apenas $5/dia — no Visitor Information Centre em Wilberforce. Mas atenção: o centro não funciona durante o inverno.

E para outras aventuras baixe o app do www.geocaching.com e registre-se como usuário básico, sem pagar nada, e poder assim pesquisar por contêineres e geotours onde quer que você esteja.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo