Siga-nos

OiCanadá

The Grotto

Lazer

Uma gruta de águas cristalinas à sua espera em Ontário 

A apenas quatro horas de viagem de Toronto, cravada no Parque Nacional Bruce Peninsula, uma caminhada de meia hora a partir do Lago Cyprus traz para os aventureiros uma pequena maravilha da natureza conhecida como The Grotto: uma caverna cheia de água azul e cristalina que está à sua espera para uma experiência inesquecível.

Tecnicamente falando, a cidade mais próxima da gruta é Owen Sound, mas a comunidade mais próxima é a de Tobermory, que fica na pontinha mais ao norte de uma península no lago Huron, e que é uma localidade onde quase tudo funciona mesmo apenas entre maio e outubro.

Na Highway 6, a 10 km ao sul de Tobermory, encontramos o Lago Cyprus, onde é possível pegar a trilha Georgian Bay e andar por 30 minutos para chegar à gruta. O caminho, no entanto, não é para quem tem dificuldades de locomoção nem para crianças pequenas demais. A trilha é natural, cheia de pedras e com descidas e subidas em seu percurso. Também não é uma boa ideia tentar fazer o trajeto com sandálias ou chinelos. O melhor é usar calçados com solados adequados para hiking, mas ir preparado para trocar meias e enxugar os pés.

Os aventureiros mais experientes e em boa forma podem utilizar as trilhas Marr Lake ou Horse Lake que levam cerca de uma hora para serem percorridas. Mas, independente do trajeto escolhido, é bom carregar água e lanchinho em uma mochila porque, apesar de haver banheiros à disposição, não existem pontos de venda de comida nem bebedouros na área — e não esqueça de levar uma fonte extra de energia para o celular, porque o que não vai faltar é oportunidade para fotos incríveis!

Em julho e agosto, o lugar fica mais cheio. Para evitar problemas, a direção do parque restringe as visitas, permitindo um número limitado de reservas (feitas por telefone ou online) de períodos de quatro horas de estacionamento. Por isso a dica é dar preferência a uma visita em setembro, quando as temperaturas ainda estão agradáveis, ou fazer a reserva antes de mesmo de sair de Toronto. Vale também lembrar que, apesar da aparência da região, a água é bem fria.

Ilha de Manitoulin

Entre maio e setembro, dá para curtir ainda uma travessia de ferry boat, com ou sem carro, entre Tobermory e a Ilha de Manitoulin. Para a viagem com veículo, é melhor fazer uma reserva com antecedência.

Pode ser uma boa pedida também ficar de olho em passeios especiais oferecidos pela mesma companhia, como o mini-cruzeiro noturno feito com poucas luzes acesas na embarcação, o que permite curtir um céu estrelado de tirar o fôlego.

Ilha de Manitoulin

Ilha de Flowerpot

Outra coisa interessante na área é o passeio em barcos que têm fundo em vidro. Estas embarcações — Blue Heron Cruises e Bruce Anchor Cruises — oferecem uma vista interessante de dois navios naufragados do século XIX, além de belas paisagens de formações rochosas. Aliás, incluso no passeio está uma parada na Ilha de Flowerpot, que ganhou esse nome por conta dos belos pilares de rochas em forma de “vasos de flores”.

Ilha de Flowerpot

Confira também na região o Little Cove Adventures, uma espécie de parque onde adultos e crianças a partir de 6 anos de idade podem se divertir em obstáculos feitos de corda e madeira. Há estruturas com níveis diferentes de dificuldade, quase rentes ao chão ou até com 10 metros de altura.

Bom verão!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo